TGCF - versão revisada sem censura - Capítulo 83
Caligrafia na Noite de Orquídea, Mangas Vermelhas Adicionam Perfume IV
Em todas as direções, havia um cenário de terra fantasma em preto e carmesim, e cercado por ele, o templo era magnífico, com milhares de luzes brilhando intensamente, como um paraíso.
Esse templo com luz e esplendor estar localizado em um pandemônio caótico como a Cidade Fantasma o fazia parecer tão deslocado, mas tão imponente. No momento em que isto chamasse sua atenção, isso deixaria uma impressão indelével em sua mente. Depois de um longo tempo, Xie Lian disse: “…………Isso é………….”
Os dois ficaram na frente do templo, ambos olhando para ele. Hua Cheng também ergueu ligeiramente a cabeça e disse: “O Festival do Meio Outono foi há alguns dias, e pensei que meu gege provavelmente se juntaria a eles nos jogos chatos que eles fazem todos os anos, então fiz este lugar para ele se divertir e aliviar o tédio enquanto participava do banquete.”
“……”
Sua maneira de “aliviar o tédio” é chocante. Para que Xie Lian pudesse “se divertir”, ele construiu um templo e soltou três mil lanternas de bênçãos eternas!
Hua Cheng abaixou ligeiramente a cabeça, ajeitou as mangas e disse: “Não queria que você soubesse, porque construí isso por capricho. Eu construí o templo do meu gege neste lugar bagunçado como o meu. Espero que gege não esteja ofendido.”
Xie Lian imediatamente balançou a cabeça vigorosamente. Hua Cheng realmente sentiu que isso lhe causaria problemas, então ele não queria que ele soubesse.
Ele disse: “Por que eu deveria ficar ofendido? Este templo é tão lindo e magnífico, a arte e a habilidade são engenhocas, não pode ter sido construído em poucos dias. San Lang, você não construiu isso recentemente, não é?”
Hua Cheng sorriu e disse: “Claro que não. Meu gege viu bem. Este lugar foi construído há muito tempo e eu não tinha motivos para usá-lo, então o mantive escondido. Mas graças ao meu gege, finalmente encontrei um propósito para ele e ele pode ver a luz do dia.”
Ao ouvir isso, Xie Lian deu um suspiro de alívio. Como foi construído há muito tempo, provavelmente foi originado para outros fins, sua utilidade agora era apenas por conveniência. Caso contrário, se Hua Cheng realmente construísse um templo especificamente para ele, ele ficaria ainda mais inquieto. Embora Xie Lian estivesse muito curioso sobre o propósito original de Hua Cheng construir tal edifício que era completamente diferente da Cidade Fantasma, ele ainda resistiu à vontade de perguntar. Com o seu tipo de temperamento, era bem possível que ele tenha construído isso apenas para se divertir.
Hua Cheng disse: “Você quer entrar e dar uma olhada?”
Xie Lian disse alegremente: “Claro!”
Os dois caminharam lado a lado lentamente até o templo e passearam pela calçada de jade. Olhando ao redor, este templo era aberto e iluminado, mas não havia estátuas divinas ou futons para os crentes se ajoelharem e adorarem. Hua Cheng disse: “Foi concluído às pressas, com muito desleixo, espero que gege não se importe.”
Xie Lian sorriu e disse: “Não. Eu me sinto bem. Não ter estátuas e futons é perfeito, é melhor nem tê-los. Mas por que não há sequer uma placa?”
Esta pergunta não era de forma alguma uma acusação, mas havia vários locais de pavimentação de jade e flores no templo que foram cuidadosamente esculpidos em padrões escuros nas palavras “Templo Qiandeng”, mas a placa na fachada estava em falta. Obviamente não poderia ser por causa da pressa, então ele perguntou com curiosidade. Hua Cheng sorriu e disse: “Não há como. Não tenho muitas pessoas aqui que possam escrever. Você viu a multidão agora. Seria incrível se eles pudessem ler. Gege, você tem algum calígrafo favorito? Vou convidá-lo para escrever esta placa. Ou, acho que a melhor solução é meu gege escrever uma e pendurá-la no Templo Qiandeng. Seria maravilhoso.”
Enquanto falava, ele apontou para o altar no salão principal. Aquela mesa de jade era extremamente longa e larga. Nela havia algumas oferendas e um queimador de incenso organizado de maneira ordenada. Também havia pincéis, tintas, papéis e tinteiros. Os dois se aproximaram e Xie Lian disse: “Por que San Lang não escreve para mim?”
Ao ouvir isso, os olhos de Hua Cheng se arregalaram ligeiramente, como se não esperasse que ele dissesse isso, e disse: “Eu?”
Xie Lian: “Sim.”
Hua Cheng apontou para si mesmo e disse: “Você realmente quer que eu escreva?”
Xie Lian percebeu algo e perguntou: “O que há de errado, San Lang?”
Hua Cheng ergueu uma sobrancelha e disse: “Não há nada de errado, é só……”
Vendo que Xie Lian estava esperando sua resposta, ele ergueu as mãos e pareceu um pouco desamparado e disse: “Tudo bem. É que eu não escrevo bem.”
Isto é estranho. Xie Lian realmente não conseguia imaginar que Hua Cheng poderia ser ruim em algo e disse com um sorriso: “Oh? Sério? Poderia escrever algo e me mostrar?”
Hua Cheng perguntou novamente: “Você realmente quer que eu escreva?”
Xie Lian pegou alguns pedaços de papel branco, espalhou-os cuidadosamente sobre a mesa de jade, alisou-os cuidadosamente com as próprias mãos, pegou um pincel roxo bonito e deu a ele, dizendo: “Venha.”
Vendo que ele havia preparado tudo, Hua Cheng disse: “Tudo bem. Mas não ria.”
Xie Lian acenou com a cabeça: “É claro.”
Então, Hua Cheng pegou o pincel e começou a escrever seriamente. Xie Lian observava de lado. Quanto mais ele olhava, mais indescritível sua expressão se tornava.
Ele realmente queria se conter, mas ainda não conseguiu. Enquanto Hua Cheng rabiscava descontroladamente no papel, seu tom era um pouco queixoso e um pouco de brincalhão: “Gege.”
Xie Lian imediatamente endireitou sua expressão e disse: “Minha culpa.”
Ele também não queria, mas o que ele pode fazer? A escrita de Hua Cheng era engraçada demais!!
Mesmo a escrita mais selvagem que Xie Lian já viu não era tão selvagem quanto isso. Essa selvageria também estava misturada com uma tendência maligna que estava soprando no ar. Isso faria os calígrafos revirarem os olhos e desmaiarem.
Xie Lian trabalhou duro por um longo tempo antes de mal conseguir identificar os caracteres viciosos de “o mar”, “água”, “Wushan” e “nuvem”. Ele adivinhou que deveria ter escrito “Depois de experimentar o magnífico mar, não vale mais a pena olhar a água de outros lugares; se você se encantou pelo vento e pelas nuvens de Wushan, não se sentirá atraído pelas nuvens de outros cenários[1]”.
Pensando que Hua Cheng, que era o maior tirano do mundo demoníaco, temido por deuses e fantasmas, finalmente mostrou tal expressão por algo, e era algo como escrever, ele suportou as contrações abdominais para não rir e pegou o trabalho que Hua Cheng com as duas mãos, fingindo estar calmo, e disse: “Hum. Tem tanta personalidade, um forte senso de harmonia. Tem ‘estilo’.”
Pensando em como Hua Cheng dominava o reino demoníaco, temido por todos os céus e inferno, finalmente demonstrou tal expressão em algo, e quando ele escreveu foram tais versos, Xie Lian estava prestes a explodir seus interiores segurando suas risadas. Ele pegou com ambas as mãos o produto final que Hua Cheng completou com nada além de um balançar de sua mão, e forçosamente fingiu estar calmo, “Bom. Tem tanta personalidade, um grande senso de harmonia. Tem ‘estilo’.”
Hua Cheng largou o pincel e sua postura era bastante decente. Ele semicerrou os olhos e disse com um sorriso: “Loucura, você quer dizer.”
Xie Lian fingiu não ouvir e comentou com seriedade: “Na verdade, escrever bem não é difícil, escrever com seu próprio “estilo” que é. Se for apenas bonito, mas todas as coisas bonitas forem iguais, então seria de má qualidade. San Lang tem um bom jeito, o talento de classe e pode engolir montanhas e rios……[2]” Há oito palavras por trás disso: montanhas e rios quebrados[3], a guerra está caótica[4]. Não há o que fazer. Era muito difícil compor um elogio. Enquanto ouvia, Hua Cheng ergueu as sobrancelhas e duvidou: “É mesmo?”
Xie Lian disse: “Alguma vez menti para San Lang?”
Hua Cheng lentamente adicionou um novo incenso ao pequeno vaso dourado ao lado dele. Em meio à fresca e clara fragrância, ele dizia casualmente: “Eu realmente quero escrever bem. É só que ninguém me ensina, então não sei qual é o segredo.”
Ele estava perguntando à pessoa certa. Xie Lian murmurou: “Não há segredo, mas……” Depois de pensar sobre isso, por fim ele sentiu que não conseguiria terminar apenas dizendo. Aproximando-se, ele pegou o pincel e escreveu dois versos ao lado do poema escrito por Hua Cheng no papel. Depois de olhar por um momento, ele suspirou com um sorriso: “Que vergonha. Não tive muitas oportunidades de escrever nos últimos anos. Não é tão bom quanto antes.”
Hua Cheng olhou para as quatro linhas de palavras que eram completamente diferentes e tinham estilos completamente diferentes, especialmente os dois últimos versos que Xie Lian adicionou — “Eu olho preguiçosamente para as flores, meio destinado a praticar o taoísmo e meio destinado a ser um rei[5]”. Ele colocou os versos juntos e os leu várias vezes, sem conseguir parar de olhar para eles. Depois de um tempo, ele levantou a cabeça e disse: “Você pode me ensinar?”
Xie Lian disse: “Não me atrevo a lhe dar aulas.” Então, ele contou a Hua Cheng o básico para começar, sem se segurar, e compartilhou sua experiência na prática de caligrafia quando era jovem.
A fragrância estava flutuando, as luzes estavam brilhantes, Xie Lian falava sério e Hua Cheng escutava com atenção. No salão principal, eles falavam lenta e suavemente, suas vozes eram baixas, passando uma imagem de suavidade. Depois de um tempo, Xie Lian disse: “Você quer tentar de novo?”
Hua Cheng disse “oh”, pegou o pincel e pareceu escrever algumas palavras com bastante seriedade. Xie Lian olhou para ele, cruzou as mãos, inclinou a cabeça e disse: “Interessante. Mas……”
No entanto, ele sentia que havia algo errado com a escrita de Hua Cheng. Depois de franzir a testa e observar por um momento, ele de repente percebeu o que estava errado — Hua Cheng não segurava o pincel corretamente.
Até a postura de segurar o pincel era bagunçada, claro que isso daria errado!
Xie Lian não sabia se ria ou chorava. Ele se aproximou e sem pensar, estendeu a mão para corrigi-lo e disse: “Você está segurando da maneira errada, então……”
Quando ele estendeu a mão, de repente percebeu que algo poderia estar errado. Os dois não eram professor e um jovem discípulo, então ensinar com uma mão sobre a outra assim era muito íntimo. Mas agora que a mão já havia sido estendida, não havia razão para voltar atrás precipitadamente. Portanto, depois de hesitar por um momento, ele ainda não se retirou. Então ele pensou: Hua Cheng não o ensinou a jogar os dados da última vez na Toca do Jogador dessa forma? Embora Xie Lian sentisse que não havia aprendido nada daquela vez e se sentiu um tanto enganado depois, desta vez, ele realmente queria ensinar algo a Hua Cheng. Portanto, a mão quente de Xie Lian descansou nas costas da mão fria de Hua Cheng, segurando-a suavemente, direcionando suas pinceladas sobre o papel, e sussurrou: “Assim……”
Sentindo que Hua Cheng segurava a caneta de forma mais selvagem, ele exerceu uma leve força para controlá-la e corrigir sua direção. No entanto, depois de um tempo, ele sentiu que Hua Cheng estava se movendo de forma mais selvagem e fora de controle, então ele não teve escolha a não ser segurar com mais força. As palavras escritas pelos dois eram tortas e feias. Quanto mais Xie Lian o guiava, mais ele sentia que algo estava errado. Ele não pôde evitar e disse: “Isso……”
Hua Cheng parecia ter conseguido sucesso em sua brincadeira e soltou uma risada baixa. O papel estava cheio de tinta bagunçada e Xie Lian disse desamparadamente: “San Lang…… Não faça isso. Estude bem, escreva bem.”
Hua Cheng disse: “Oh.”
Apenas um olhar era suficiente para perceber que ele estava fingindo seriedade. Xie Lian balançou a cabeça, se sentindo ridículo.
Embora a mão de Hua Cheng fosse fria, enquanto a segurava, inexplicavelmente parecia que ele estava segurando um ferro de soldar e não se atreveu a usar mais força. Neste momento, os olhos de Xie Lian de repente olharam para a borda do altar e congelaram.
Ele olhou de lado e viu uma pequena flor sozinha no canto da mesa de jade.
Não era incomum ter ofertas de flores em templos. No entanto, eles geralmente ofertam grandes buquês de flores vermelhas e roxas brilhantes ou flores artificiais amarradas à mão que nunca murcharão. Xie Lian ficou atordoado por um momento e pegou a flor. Hua Cheng também largou o pincel, lentamente moendo a tinta ao lado, e disse: “O que há de errado?”
“……” Xie Lian sorriu e disse: “Não é nada. Essa flor é muito fofa. “Chuva de Sangue Atingindo uma Flor”, será que este é o tipo de flor que você está procurando[6]?”
Hua Cheng sorriu e disse: “Gege realmente sabe das coisas.”
Enquanto riam, os dois finalmente trabalharam juntos para completar a composição, que ainda era aqueles quatro versos de poesia. Hua Cheng pegou-o e admirou-o por um momento. Pareceu muito satisfeito e disse: “Sim, nada mal. Enquadre isso.”
Ao ouvi-lo dizer “nada mal”, Xie Lian já estava emocionado. Ao ouvir “enquadre isso”, Xie Lian engasgou novamente e disse: “Você quer pendurá-lo na parede?” Se seus falecidos professores vissem que uma composição que tinha a participação de Xie Lian era assim, era provável que eles ficariam com tanta raiva que ressuscitariam para cometer suicídio. Hua Cheng sorriu e disse: “Não. Eu guardarei para mim e não irei mostrar para ninguém.”
Neste momento, os dois de repente ouviram um leve grito lá fora:
“Fogo!”
“Está pegando fogo!”
“A Mansão Paraíso está pegando fogo!”
O Templo Qiandeng estava extremamente silencioso, mas os cinco sentidos das duas pessoas estavam além das pessoas comuns. Quando ouviram o som, eles rapidamente se entreolharam e Xie Lian deixou escapar: “É a Mansão Paraíso de novo?”
Após terminar de falar, ele percebeu que esse “de novo” era um pouco engraçado. Hua Cheng não pareceu preocupado e não teve pressa ao guardar as composições e disse: “Não se preocupe, gege continue aqui, voltarei assim que for possível.”
Como se Xie Lian pudesse sentar aqui com paz de espírito. Ele disse: “Eu irei com você!” Ele o seguiu apressadamente, perguntando-se: Por que a Mansão Paraíso pega fogo toda vez que venho aqui? O nome do Deus da Peste foi comprovado novamente. Embora desta vez não tenha nada a ver com ele, ele quase se sente culpado por hábito. Os dois se apressaram de volta para a Mansão Paraíso. A rua inteira estava cheia de fumaça espessa. Os pequenos fantasmas e monstros corriam loucamente de um lado para outro carregando baldes para apagar o fogo. Quando viram Hua Cheng e Xie Lian chegando, todos disseram: “Chengzhu! O grande avô não precisa se preocupar, o fogo não é grande e já foi apagado!”
Hua Cheng não disse nada, mas Xie Lian deu um suspiro de alívio e disse: “Ótimo! Obrigado pelo trabalho duro de todos.”
Os pequenos fantasmas não esperavam ser agradecidos, muito menos com um “trabalho duro” do amigo de Chengzhu. Eles ficaram felizes quando ouviram isso, e todos disseram: “Não é duro! Não é grande coisa!” “É o nosso dever!”
Só então Xie Lian percebeu que parecia inapropriado para ele mostrar gratidão porque ele não era o mestre deste lugar. No entanto, como o próprio Hua Cheng não disse isso, não faria mal nenhum dizê-lo, então ele disse secretamente que deveria parar de se preocupar. Os dois entraram na Mansão Paraíso e olharam para o local onde o incêndio começou. Com certeza, foi apenas uma pequena área no canto que pegou fogo.
No entanto, Xie Lian ficou vigilante e disse a Hua Cheng: “O incendiário realmente não queria queimar nada, era mais para distrair e atrair a atenção de todos.”
_______________________________
Notas de rodapé
[1] Lí sī wǔ shǒu·qí sì (离思五首·其四), em tradução livre “As Cinco Canções do Luto: Quarto Segmento”, é uma coleção de poemas escritos por Yuan Zhen, um literato da Dinastia Tang para expressar seu leal amor e profundo desejo pela sua falecida esposa.
Quem quiser saber mais sobre a relação desse poema com TGCF e o porque desse ser o poema relacionado a Hua Cheng, eu sugiro essa análise
Análise e o poema na mídia chinesa.
[2] Qì tūn shan hé (气吞山河), refere-se a um momento majestoso.
[3] Shānhé pòsuì (山河破碎), refere-se a algo estar quebrado/em perigo.
[4] Bīng huāng mǎ luàn (兵荒马乱), significa que a sociedade/situação está caótica, instável e selvagem, descreve a agitação de uma guerra.
[5] Qǔcì huācóng lǎn huígù, Bàn yuán xiūdào bàn yuán jūn (取次花丛懒回顾,半缘修道半缘君), outro verso de “As Cinco Canções do Luto” que também pode ser traduzida/interpretada como: “Mesmo que eu esteja entre milhares de flores, tenho preguiça de olhar para trás; isso se deve em parte ao ascetismo de um monge e em parte por causa de você que uma vez tive.”
[6] Alguns dos significados do hanzi 探 de “血雨探花” é procurar, explorar e tocar também. Aqui, o sentido desse hanzi pode ser tanto de buscar/procurar quanto de atingir/tocar.
Publicado por:
minhas outras postagens:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.