Seizing Dreams - Capítulo 4 - Expectativas
“Você se transformará em uma versão melhor de si mesmo.” O General simplesmente disse: “Ou melhor, você ‘voltará’ ao seu eu de antes.”
Chen Yekai sorriu e disse: “Eu estava apenas fazendo um comentário aleatório, não se importe.”
Yu Hao assentiu. Ele nem mesmo tinha objetivos que desejasse alcançar antes de fazer o exame de admissão à faculdade. Mas sua avó havia contraído câncer de mama e o médico sugeriu um tratamento conservador[1] para ela, então, para deixá-la um pouco mais feliz, Yu Hao decidiu fazer o vestibular.
Cerca de meio ano atrás, em junho, Yu Hao foi fazer seu último exame pela manhã. Antes, sua avó esquentava um pouco de leite e deixava pão para ele na mesa. Depois que seu exame terminou à tarde, ele voltou e descobriu que ela já havia ido.
Ele criou muitas dívidas para pagar as despesas médicas de sua avó, então Yu Hao vendeu sua casa para pagar a maior parte. Ele decidiu não ir para a universidade e, em vez disso, escolheu primeiro procurar um emprego na cidade para pagar todas as dívidas restantes; ele planejou deixar sua cidade natal depois de fazê-lo, a fim de dizer adeus ao seu passado e começar uma nova vida do zero enquanto procurava o sentido da vida.
Mas, no final, depois de providenciar um serviço de entrega de comida por dois meses durante as férias de verão, ele mudou de ideia. Seu gerente, que sofria de falta de qualificação educacional, conversou com ele.
“Voltei para a faculdade, porque mesmo um diploma aleatório será mais útil do que um diploma do ensino médio para procurar emprego. A educação pode mudar o destino de alguém, se você não continuar seus estudos, você só poderá repetir seus antigos caminhos aonde quer que for.” Yu Hao explicou.
“Isso foi muito bem dito.” Chen Yekai disse: “Mas, não acho que buscamos a educação apenas para que possamos mudar nosso destino. Se pela manhã eu obtivesse conhecimento da verdade, não teria problema se eu morresse ao pôr do sol[2]. A experiência de aprendizagem em si deve ser mais agradável do que gratificante. O que quer que você faça, nem sempre deve ser feito apenas porque é ‘útil’.”
Yu Hao não entendeu muito bem. Ninguém havia lhe contado essas coisas antes, então depois de ouvir essas palavras, ele simplesmente assentiu com a cabeça.
Depois, ele economizou alguns meses de seu salário e se matriculou em uma faculdade. Ele só podia pagar antecipadamente as taxas de ensino e acomodação. Ele tinha uma mesada de 400 yuans, que era usada para pagar conta de telefone, despesas de transporte, roupas de cama para quando o tempo esfriasse… e muitas outras despesas que ele teria que arcar até o início das férias de inverno. Quando ele se mudou para o dormitório, ele tinha esperanças de desenvolver um bom relacionamento com seus colegas de quarto ao iniciar essa nova fase de sua vida. No entanto, desde que o treinamento militar começou para eles, ele gradualmente começou a perceber que os problemas que o atormentaram por tantos anos provavelmente nunca desapareceriam.
Quando seus colegas de quarto fumavam durante o treinamento militar, ele não podia fumar com eles; quando todos queriam levar seu instrutor para jantar após o término do treinamento, cada pessoa teria que desembolsar 50 yuans, e 50 yuans era o equivalente à 4 dias de alimentação, então ele não se juntava a eles. Quando seus colegas de quarto lhe pedirem para passar a noite com eles em um cyber café, uma noite custaria 18 yuans, e eles provavelmente jantaram também, o que custaria cerca de 25 yuans – o que equivalia a dois dias de alimentação – então ele não pôde ir ao café com eles.
Alguns disseram que pagariam pra ele, mas ele não teria dinheiro pra devolver, então ele não estava disposta a roubar refeições grátis de outra pessoa.
Seus colegas de quarto juntaram fundos para instalar uma linha de internet, o qual ele também contribuiu. Ele pretendia usar a internet para jogar alguma jogos grátis em seu telefone, para que sua vida não fosse muito monótona. Mas no final, quem baixou xunlei*, continuou baixando, e quem assistia vídeos, continuou assistindo. Isso o irritou muito[3], então ele começou a discutir com seus colegas por causa disso.
[N/T: *Xunlei é o Torrent chinês.]
“Vovó me deu esse celular.” Yu Hao apreciava muito esse celular. Enquanto ele arrumava as coisas de sua avó, ele encontrou esse celular embrulhado caprichosamente. Ela havia planejado dar ele depois que ele entrasse na faculdade, e havia sinais de que já foi usado.
“Estou preparado para vendê-lo.” Yu Hao disse. “Para as despesas de alimentação.”
Chen Yekai disse: “Isso não é necessário. Ganhar dinheiro pode ser difícil, mas você não precisa ir tão longe. Fique com ele.”
Yu Hao então finalmente descobriu a verdade de sua realidade. Ele desistiu de seus planos de se misturar as pessoas dessa universidade que se baseavam em favores e voltou ao estilo de vida do colégio. Ele se isolou de todos os outros e não falava, a menos se fosse necessário. Ele estudou muito, na esperança de conseguir uma bolsa, e quanto ao pedido de auxílio financeiro dado aos alunos carentes – ele havia preparado os documentos necessários mas nunca foi aceito. Ele já estava nessa faculdade de terceiro nível, o quão sério ele precisa estar sobre os estudos? Para quem ele estava fingindo?
“Que tal o Empréstimo Estudantil? Você não se inscreveu?” Chen Yekai perguntou.
“Não foi aprovado.” Yu Hao disse. “A faculdade disse que meus documentos de inscrição estavam incompletos. Eles precisavam da assinatura da minha mãe, mas eu não sei onde ela está… Então eu não posso conseguir.”
Chen Yekai proferiu um ‘Hm’ e depois disse: “Vá e peça eles novamente mais tarde.”
Depois disso, Yu Hao foi isolado dos demais em seu dormitório. Ele era como um fungo selvagem sombrio que deixava os outros desconfortáveis e ele foi tratado como uma monstruosidade. Seu dormitório era frequentemente cheio de conversas e risos. Sempre que ele voltava, ele colocava os fones de ouvido e deitava na cama. Seus colegas de quarto o ridicularizavam deliberadamente quando pensaram que ele não podia ouvi-los, mas Yu Hao ouviu tudo.
Antes dos exames do meio do semestre, seus colegas de quarto queriam colar as respostas do exame de Inglês. Ele não concordou, mas também não recusou, então todos reconheceram que ele havia concordado.
Mas depois que o exame começou, ele não distribuiu bilhetes com as respostas a ninguém e isso provocou uma indignação pública no dormitório. Depois que as luzes se apagaram, eles usaram um coberto para cobrir Yu Hao e o espancaram. Depois, eles também jogaram copos de água fria nele.
“Porra!” O Zhou Sheng que estava supostamente dormindo atrás da tela não aguentou ouvir mais, então ele se levantou, foi até a cama de Yu Hao e perguntou: “Quem fez isso? Aqueles do 405? Laozi vai lidar com eles muito bem!”
Chen Yekai não tinha ideia de que alguém estava atrás da tela ouvindo a conversa. Ele disse com raiva: “Sente-se, agora!”
Chen Yekai parecia adequado e educado por fora, mas suas palavras continham um tom indubitavelmente imponente. Zhou Sheng só pôde fazer uma careta para ele, e se sentar ao lado.
Fu Liqun sorriu e disse: “O Ruivo aprendeu boxe antes, ele sozinho seria suficiente para derrubar uma turma inteira. Houve uma vez em que vimos alguns caras que estavam mexendo com uma garota do lado de fora. Ele subiu e derrubou aqueles caras com apenas um punho.”
“Então você planeja espancá-los? Mesmo se você conseguir machucá-los, eles não irão atrás de você e vão culpar Yu Hao. Ainda quer ir?” Chen Yekai disse a Zhou Sheng.
Zhou Sheng pensou: “Isso é verdade.” Ninguém ousava provocar ele, então eles definitivamente irão culpar Yu Hao.
Quando Yu Hao olhou para eles, ele não soube por que, mas seu coração se comoveu. Se ele os tivesse recebido como colegas de quarto quando se matriculou na faculdade, sua vida agora poderia ter sido muito melhor. Mas, novamente, talvez depois de se darem bem por um tempo, eles também o odiariam.
Naquela noite, ele se lembra muito claramente do que aconteceu. Ele estava meio acordado quando um cobertor de repente cobriu sua cabeça, mas ele só entendeu o que estava acontecendo quando acordou. Eles o espancar por um longo tempo, e, quando finalmente se dispersaram em uma confusão, Yu Hao não tirou o cobertor. Ele se enrolou enquanto chorava, não conseguindo evitar que as lágrimas saíssem.
“É melhor eles tomarem cuidado.” disse Zhou Sheng a Chen Yekai.
Chen Yekai disse: “Você que precisa ter cuidado. Se alguém no dormitório aparecer com uma perna quebrada, vou procurar por você imediatamente e você será o principal suspeito.”
Zhou Sheng, “….”
Yu Hao não conseguiu evitar o riso e disse: “Você não precisa fazer isso, obrigado. Eu já superei isso.”
Zhou Sheng perguntou a ele: “Estou praticamente certo de que aqueles em seu dormitório fizeram sua parte ao acusá-lo de roubo. Como eles podem se comportar assim? Eles não têm medo de serem atingidos por um raio?”
Yu Hao disse: “Não os culpo por me odiarem. Às vezes, eu também meio que me odeio.”
Todos, “……”
Depois disso, Fu Liqun o apresentou ao programa de trabalho e estudo porque o viu bebendo água da torneira perto da quadra de basquete. Na verdade, Yu Hao entendeu isso claramente em seu coração, então depois disso ele nunca mais jogou basquete[4]. Como tutor, ele recebia 80 yuans por sessão e dava quatro aulas por mês. Ele apreciou muito esta oportunidade.
Sua aluna não foi muito cooperativa no início. Yu Hao não a repreendeu, apenas falou francamente sobre as sessões com seus pais. Depois de sete aulas, a criança pode ter querido se livrar dele colocando o relógio em sua bolsa. Ele não conseguiu descobrir a princípio, e quando descobriu que havia um relógio extra em sua bolsa, ficou extremamente vigilante por causa do que havia acontecido no passado.
Ele pensou que seu colega de quarto o tinha enfiado em sua bolsa, então pegou o relógio e o colocou sobre a mesa silenciosamente. Mas quando seus companheiros de quarto notaram o relógio, não disseram nada sobre ele.
As dúvidas no coração de Yu Hao cresceram e, como ele queria vender seu telefone, ele trouxe o relógio também para perguntar ao dono da loja de reciclagem quanto valia. Quando soube o preço, foi pego de surpresa e, quando estava prestes a postar um aviso de propriedade perdida do lado de fora da sala de auto-estudo, os pais da aluna chamaram a polícia.
Cada vez que ele ia para a casa da outra parte, ele ia diretamente para o escritório. Embora ele achasse que esta família era rica, a ideia de que o relógio era deles nunca lhe passou pela cabeça. Até o momento em que a polícia chegou, ele sempre pensou que tinha pegado por acidente quando estava guardando suas coisas na sala de estudo, ou que as pessoas que estavam sentadas atrás dele haviam deixado o relógio na mesa e ele caiu acidentalmente em sua bolsa.
“Você disse a Xue Laoshi tudo isso?” Chen Yekai perguntou.
“Eu disse algumas coisas e omiti o resto.” Yu Hao disse, cansado: “Ele não acredita em mim”.
Chen Yekai disse: “Xue Laoshi é um bom professor, por que você diria isso?”
“Ele tinha exatamente o mesmo olhar do meu professor do ensino fundamental.” Yu Hao respondeu: “Houve uma vez em que Laoshi me pegou fumando. Mas eu não fumo. Quando eu estava comendo, a pessoa sentada ao meu lado fumava, o que me fez cheirar a fumaça também, mas Laoshi tinha certeza de que eu fumava. Eles são tendenciosos contra mim, então foi inútil explicar demais.”
“Se fosse eu, também não gostaria de viver.” Zhou Sheng suspirou: “É nojento pra caralho estar vivo.”
Todos, “……”
“Então, você nunca teve um único amigo desde que era criança?” Chen Yekai ignorou Zhou Sheng e disse enquanto enfrentava Yu Hao.
Chen Yekai disse isso apenas para preparar o caminho para sua próxima frase. Depois de dizer isso, ele esperou pela resposta de Yu Hao. Yu Hao pensou calmamente sobre isso por um momento, e só queria balançar a cabeça e dizer-lhe que para ele estar onde está hoje, metade da razão era por causa de sua situação de pobreza, e a outra metade provavelmente era devido a sua personalidade. Mas, quando ia dizer ‘não’, de repente se lembrou do General em seu sonho.
“Eu tenho um.” Yu Hao disse: “Decidi seguir em frente e ter uma vida plena.”
Chen Yekai pensou “por que você não seguiu o roteiro”, mas ainda sorriu e disse: “Eu também sou seu amigo.”
“Eu também.” Fu Liqun sorriu ao dizer: “Há alguns assuntos sobre os quais você não deve pensar muito, deixe o passado no passado.”
Zhou Sheng disse: “Quando ouvi você dizer isso, lembrei de um filme chamado ‘Léon: O Profissional’. Há uma frase clássica que diz…”
Chen Yekai não suportou ouvir mais, então ele interrompeu: “Seu soro acabou, vamos lá, como você se sente?”
Yu Hao se sentiu muito melhor. A enfermeira veio puxar as agulhas para ele. Chen Yekai planejou levá-los para comer Hot Pot, como uma festa chamada ‘todos estão ajudando você a comemorar sua nova vida’.
Yu Hao já havia digerido mais ou menos seu almoço. Ele sentiu uma vaga sensação de desconforto – tanto de auto-censura quanto de sua resistência à ‘amizade’. Era como se depois de conhecer Chen Yekai, Fu Liqun e até mesmo Zhou Sheng por um tempo, ele gradualmente começasse a se odiar.
Enquanto um relacionamento não começasse, nunca teria um fim, expectativas ou decepções. Desse ponto de vista, Yu Hao prefere que os amigos que ele acabou de conhecer vão comer Hot Pot sozinhos, enquanto ele caminha lentamente sozinho. Mas Zhou Sheng o arrastou sem nem mesmo lhe dar chance de falar.
Chen Yekai tinha acabado de pedir e deu algumas mordidas antes de receber um telefonema da faculdade, então ele só pôde pagar a conta e sair com antecedência; enquanto isso, Fu Liqun pegava dois pacotes de arroz frito para levar e o levava de volta para a faculdade, caso ele não conseguisse encontrar o caminho de volta. Apenas Yu Hao e Zhou Sheng foram deixados para enfrentar as porções de comida de quatro pessoas.
Zhou Sheng tinha um cigarro entre os lábios enquanto pedia mais uma garrafa de vinho para si mesmo. Ele continuou colocando comida no prato de Yu Hao enquanto dizia: “Quando você voltar para o seu dormitório, apenas diga que está sob minha proteção e que, se alguém se atrever a intimidá-lo, vou mostrar quem manda.”
Yu Hao não sabia como se associar com esse tipo de delinquente universitário, então só conseguiu acenar com a cabeça sem jeito.
Zhou Sheng continuou: “Adivinhe quanto custa o cachecol de Chen Yekai?”
Yu Hao, “Quanto?”
Zhou Sheng, “O suficiente para pagar nossas mensalidades por um ano inteiro.”
Yu Hao, “……”
Zhou Sheng disse: “Esqueça isso, coma”. Só depois que os dois se forçaram a terminar toda a mesa de comida e Yu Hao estava quase vomitando, Zhou Sheng o mandou de volta para seu dormitório.
“Passe-me o isqueiro.” Zhou Sheng pegou o isqueiro de Yu Hao e disse: “Estou confiscando isto. Volte, vejo você amanhã.”
Quando a brisa de outono soprou, as temperaturas na cidade de Ying caíram durante a noite. Yu Hao estava com tanto frio que estremeceu incontrolavelmente e, quando voltou para seu dormitório, percebeu que seus colegas de quarto estavam todos passando a noite em um cyber café. Ele se abaixou e tirou uma bolsa de tricô de debaixo da cama – todos os seus bens estavam nesta bolsa.
Depois que ele vendeu sua casa, ele ficou com algumas molduras. Fotos que ele havia tirado junto com sua avó estavam encaixadas nessas molduras, e havia até uma foto laminada de classe entre elas, tirada depois que ele se formou no colégio. Quando sua classe tirou a foto da formatura, ele estava acompanhando sua avó no hospital para um check-up, então ele não estava na foto.
Yu Hao guardou as fotos e tentou encontrar um colete baixo que pudesse usar no dia seguinte, mas em vez disso descobriu uma caixa de madeira embaixo da bolsa de tricô. Quando ele abriu a caixa de madeira, as mãos de Yu Hao tremiam ligeiramente.
Havia um jogo de xadrez dentro.
Soldado, canhão, carruagem, conselheiro, cavalo[5]…
Ele se lembrou do dia em que seu pai o ensinou a jogar xadrez. Naquele dia, seu pai mostrou-lhe como reconhecer qual peça era o ‘soldado’ e qual peça era o ‘governador’. Ele gostava do lado com palavras vermelhas[6], então elas se manifestaram como as bandeiras escarlates que dançavam nos ventos abaixo da Grande Muralha – suas proezas parecidas com as de uma maré irresistível.
Ele se lembrou dos tempos em que sua avó jogava xadrez com ele depois que seu pai faleceu. Ela sempre o deixou vencer, e em suas memórias, sua avó nunca o venceu nem uma vez no xadrez.
“Eu sempre ganho!” O jovem ele havia pego o general de sua avó em um xeque-mate, então sua avó ria enquanto re-arrumava o tabuleiro de xadrez e reiniciava o jogo.
Yu Hao juntou suas peças de xadrez, deitou-se na cama e, nessa escuridão onde não havia mais ninguém… ele adormeceu.
“Boa noite.”
Ele disse a si mesmo que deveria viver sua vida ao máximo amanhã, assim como o que o General havia dito na paisagem de sonho onde ele renasceu. Yu Hao acreditava na frase ‘à noite sonha-se com o que pensa durante o dia’. Quando o sonho apareceu, ele coincidiu com os últimos momentos de sua vida. O fato de ele ter tido aquele sonho pode ter implicado que, no fundo de seu coração, ele ainda carregava alguma esperança de tentar o seu melhor para continuar vivendo.
“Você voltou?” Ele ouviu a voz do General dizer.
Yu Hao acordou chocado, gritou alto e se sentou ereto. O general estava ajoelhado sobre um joelho enquanto vigiava ao lado da cama como um fiel guardião.
“Por que… por que é você de novo?” Yu Hao estava completamente atordoado.
A primeira vez que teve esse sonho, Yu Hao pensou que era um fenômeno natural. Mas agora ele havia entrado neste sonho uma segunda vez e o encontrou mais uma vez.
O general sentou-se de pernas cruzadas e cruzou os braços. Seus movimentos pareciam um pouco desajeitados por causa do atrito entre as placas de sua armadura.
“Você estará seguro agora porque acendeu os faróis de incêndio.” O general disse sinceramente: “Mas se você quiser se encontrar, terá que trabalhar mais duro.”
“Não, não.” Yu Hao disse incrédulo: “Espere, isso… isso é real?”
Ele se virou para olhar ao seu redor. Ele estava situado em uma casa com paredes de madeira, armários de madeira e um colchão estendido no chão.
“Este é o seu sonho.” General disse com naturalidade.
“Eu sei que este é o meu sonho…” Yu Hao estava um pouco confuso, então disse: “Mas por que esse sonho se parece com uma série de TV?”
“É estranho?” O general disse: “Este lugar é a manifestação fixa de seu mundo consciente. Levante-se, você quer dar uma olhada lá fora?”
O general estendeu a mão para Yu Hao e puxou-o para cima. Ele fez sinal para que ele abrisse a porta, então Yu Hao abriu a porta e depois que a luz forte que o cegou desapareceu, ele viu um cenário repleto de vastas cadeias de montanhas, colinas e campos férteis. Havia rebanhos de gado e ovelhas vagando entre as montanhas. O céu estava escuro, mas estava muito mais claro agora em comparação com quando ele estava na Grande Muralha.
Yu Hao olhou para a cena diante dele atordoado. O general saiu de casa e fechou a porta, depois explicou: “O mundo dos sonhos é muito grande e seus limites continuarão a se expandir conforme você acumular mais experiências.”
“Nunca sonhei com este lugar.” Yu Hao disse franzindo a testa.
“Você deve ter.” General baixou os olhos para ajustar as luvas de metal, esticou os dedos e cerrou os punhos, depois disse casualmente: “É que você se esqueceu disso. Estou muito mais forte desta vez, então devo ser capaz de escoltá-lo com segurança até o totem.”
“Totem?” Yu Hao se virou para olhar para o General.
“Vamos conversar enquanto caminhamos.”
“Um totem é algo a que você sempre se agarrou e também é conhecido como sua ‘consciência’. O lugar em que está situado é o centro deste mundo, e ele decide como o seu ‘eu’ se manifesta.”
Havia rebanhos de gado e ovelhas na pradaria. Havia uma estrada pavimentada com uma mistura de solo e pedras sob seus pés enquanto o General e Yu Hao caminhavam em frente.
“Você ainda tem crenças e esperanças. É que, com o passar do tempo, eles se tornaram cada vez mais marginalizados e foram levados ao limite da sua consciência. Só um pouco mais e eles teriam caído em seu subconsciente. Você se lembra de estar na borda da Grande Muralha da última vez?”
Yu Hao, “Sim, eu… eu sempre quis pular e senti que havia alguém que continuava me empurrando por trás.”
O general disse: “Agora, você voltou. Então, estou levando você para onde está seu totem, então você pode recuperar o controle sobre este mundo.”
“Então, depois disso?” Yu Hao perguntou: “O que aconteceria comigo?”
“Você se transformará em uma versão melhor de si mesmo.” O general simplesmente disse: “Ou melhor, você ‘voltará’ ao seu eu anterior.”
Notas:
[1] Tratamento conservador: é um tipo de tratamento médico definido por evitar medidas invasivas, como cirurgia ou outros procedimentos invasivos, geralmente com a intenção de preservar a função ou partes do corpo;
[2]Se pela manhã eu obtivesse o conhecimento da verdade, não teria problema se eu morresse ao pôr do sol: A frase original é “朝 闻 道 夕 死 可 矣”, palavras famosas do discípulo de Confúcio. O contexto para esta frase é que, como humanos, somos dotados da capacidade de pensar / raciocinar (o que nos diferencia dos outros animais). E se um dia formos capazes de entender tudo, então não precisaremos mais continuar tentando pensar / raciocinar, e assim levar uma vida não melhor do que a morte a partir de então (se soubermos a verdade pela manhã, está tudo bem se morrermos à noite) Então, basicamente, acho que o que é mais adequado neste contexto do que Chen Yekai está tentando dizer que o conhecimento é ótimo e vivemos para aprender o FIM.
[3]Isso o irritou muito: Na China, a conexão de internet do albergue fica bem lenta à noite quando todos os alunos estão assistindo vídeos / baixando coisas (tragicamente lenta), é por isso que Yu Hao ficou tão irritado.
[4]Então depois disso ele nunca mais jogou basquete de novo: Isso soava realmente ambíguo na versão original. Suponho que Yu Hao entendeu que Fu Liqun o ajudou porque o viu bebendo água da torneira, então, depois disso, Yu Hao não quis jogar basquete novamente para não ser visto bebendo água da torneira de novo.
[5]Soldado, canhão, carruagem, conselheiro, cavalo: São as peças do Xiangqi, o xadrez chinês.
[6]Ele gostava do lado com palavras vermelhas:
No Xiangqi um lado tem caracteres pretos e outro tem caracteres vermelhos.
Publicado por:
- Sonakotoirane
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.