O Cavaleiro Estelar. - Capítulo 4
A onda final de navios mercantes pousou no B-11 antes da chegada do inverno. Centenas de milhares de mineiros emergiram de todas as cavernas e vilas do planeta e se dirigiram para o Vale do Rift Central. No topo do desfiladeiro que se estendia por milhares de quilômetros havia escudos defletores, instalados pelos mercadores que vinham de toda Ignitis, que brilhavam com manchas de luz em constante mudança. Os escudos agiam como um porto, efetivamente afastando tempestades de areia e qualquer interferência geomagnética que pudesse varrer o B-11.
•──────────•
Os capatazes seguravam grossas pilhas de papelada nas mãos. Estes foram os registros das Unidades de Energia que os mineiros acumularam. Aqueles cujos nomes foram chamados se apresentaram para coletar seus registros. Com a folha em mãos, eles puderam entrar no mercado e negociar com os mercadores.
Opala desceu correndo o vale do rift, recolheu sua folha e examinou os registros.
“Ei! Isso não está certo! ” Opala gritou de raiva. “Eu deveria ter pelo menos 150.000 unidades de energia. Porque consegui uma redução tão grande? “
Vários outros capatazes vieram e levantaram suas vozes: “Qual é o problema! Ei! Estou falando com você aí! “
Opala deu meio passo para trás quando o capataz simplesmente olhou para ele com frieza, fazendo-o guardar rapidamente seus registros. E a pequena perturbação diminuiu assim. Opala reprimiu sua raiva enquanto se virava e se dirigia para o mercado.
•──────────•
“O que aconteceu?” Lektor estava em um local obscuro perto da borda do mercado, seu rosto escondido sob o capuz de sua capa. Mesmo assim, o homem alto e bonito se destacou no meio da multidão. Vários dos mineiros olharam com curiosidade para ele enquanto passavam.
“Eles usaram a qualidade do minério como desculpa e tiraram 30.000 unidades de energia de mim!” Opala disse.
Lektor acenou com a cabeça, caminhando com ele lado a lado quando entraram no mercado onde as pessoas se amontoavam umas nas outras. A raiva de Opala ainda não havia diminuído totalmente. O único pensamento que consumia sua mente era, como eles poderiam? Eles tiraram mais dele este ano do que no ano passado. Cento e cinquenta mil unidades de energia poderiam ser suficientes para fornecer o combustível de que a nave de Lektor precisava. Ele não conseguia entender por que eles haviam tirado uma quantia tão grande dele.
“Opala”, Lektor falou sem avisar.
Opala lançou um olhar interrogativo para Lektor. [1]
“Mostre moderação, você precisará se tornar mais forte para se rebelar e lutar. “
Opala ficou quieto. Ele acenou com a cabeça depois de um tempo e cedeu com um suspiro.
•──────────•
No movimentado mercado, os mineiros se encontraram com os mercadores e pechincharam por apenas algumas unidades de energia até que ambas as partes estivessem com os rostos vermelhos. Os mercadores se orgulhavam de vender os melhores tecidos, acessórios, joias ornamentais feitas pelo homem e talheres em Ignitis.
Eles eram apenas coisas baratas no planeta comercial médio. Produtos de atacado de baixa qualidade. Ainda assim, do outro lado do Star Gate em um planeta de mineração que quase não tinha nada, esses itens poderiam ser facilmente vendidos a preços exorbitantes, enganando os mineiros com o valor de um ano inteiro de dinheiro ganho com seu suor, sangue e vidas.
•──────────•
“Nem uma unidade a menos!” O comerciante ergueu a voz. “Olha, este é um vinho floral da Viridisia!” [2]
A garrafa tilintou quando ele bateu nela e continuou furioso. “Só esta garrafa de vidro vale 700 unidades de energia! Só estou cobrando 1000 pelo vinho com a garrafa! O que mais você quer? Isso é o que os aristocratas do Império bebem! “
Os mercadores ao redor olhavam com zombaria para os mineiros ignorantes. Locke se virou para perguntar a um de seus amigos: “Você quer? Devíamos experimentar uma garrafa. “
“Beba no inverno e suas narinas serão infundidas com o perfume das plantas da Viridisia!” O comerciante afirmou. “Está tudo etiquetado, olhe com atenção. Mil por garrafa. Nem uma unidade a menos. “
“Eles são uma das cervejas de grama mais baratas do planeta Viridisia, valendo apenas três créditos a garrafa nos bares locais. Os comerciantes trocaram as garrafas e colocaram seus próprios rótulos impressos “, disse Lektor.
“O que são créditos?”
Lektor explicou. “Há mil anos, um Crédito valia uma Unidade de Energia. Desde o colapso do Coletivo Sindical de Energia Interestelar, as Unidades de Energia se tornaram mais valiosas do que nunca. A taxa de câmbio aumentou para seis créditos para uma unidade de energia nos últimos anos. “
“Isto é um golpe. Eu tenho que avisá-los. “
•──────────•
“Locke! Eu preciso te contar uma coisa!” Quando Opala passou pela multidão, Locke e seus amigos já haviam comprado algumas garrafas de álcool. “Opala, você quer um pouco?” Locke perguntou.
“Oh. Na verdade, eu estava prestes a lhe dizer que este vinho é muito bom “, disse Opala com resignação.
“Ouvi dizer que o custo de um passe de viagem mais uma passagem de nave espacial subiu para 800.000 unidades de energia este ano”, comentou Locke. “Quanto você conseguiu economizar?”
Opala coçou a cabeça e acenou para rejeitar a ideia. “Não estou planejando comprar uma passagem.”
•──────────•
Lektor tinha ido para algum lugar, então Opala decidiu dar uma olhada no mercado. Os invernos aqui podiam ficar muito frios e ele precisava comprar uma bateria para garantir que não congelaria. Ele também queria comprar alguns e-zines holográficos para ajudar a passar o longo inverno. Ou talvez alguns videogames – Predator II e Expedition of the Ancient Tombs soassem bem. Esses jogos eram aparentemente muito antigos, mas eram divertidos de jogar. E muito caro.
Um console de jogos custa 8.000 unidades de energia, enquanto os microchips de jogo custam 2.000 cada.
“Este acabou de sair este ano. Cultivo Romance Interestelar! ” [3] O proprietário começou a gritar quando viu que havia negócios em potencial. “Consiga uma cópia. É tudo sem censura. Você definitivamente não vai se arrepender! “
•──────────•
Opala folheou o folheto do chip do jogo. Quando chegou o período mais frio do inverno, dar um passo ao ar livre significava morrer de frio. Lektor teria que voltar com ele das cavernas.
Mas Lektor sabia de muitas coisas e conversar com ele perto da fornalha nas noites frias de inverno não parecia uma má ideia. Ele poderia usar o dinheiro para outra coisa. Então, depois de refletir um pouco, Opal decidiu deixar de comprar os jogos.
“Anya!” Opala chamou uma garota que estava à distância.
A garota chamada Anya se virou com um sorriso brilhante no rosto, brilhante como uma flor desabrochando nas profundezas sombrias do cânion.
“O que você está comprando?” Opala perguntou.
“Esta joia… É muito bonita. Mas são 400 unidades de energia. “
Opala baixou a cabeça e deu uma olhada. Muitas meninas estavam reunidas em frente à barraca. Elas eram filhas de mineiros que percorriam longas distâncias todos os dias para buscar e carregar água e amassar a massa para fazer pão para os capatazes. Alguns até foram com os homens para trabalhar nas minas subterrâneas.
•──────────•
“É realmente lindo”, Opala pensou sobre a pulseira que Lektor usava. Sua pulseira também era muito bonita.
“Opala,” uma garota com pele escura o cutucou. “Você não vai conseguir para Anya?”
Opala passou algum tempo navegando enquanto as garotas zombavam dele, até que seu rosto começou a corar com a provocação. Ele começou sem jeito, “Nós… Hum, não há nada acontecendo entre nós.”
Anya timidamente explodiu em risos. “Pare de intimidá-lo. Ele não sabe de nada. “
Quando se tratava de amor, Opala sabia uma ou duas coisas. Ele experimentou o surgimento nebuloso de sentimentos românticos quando era mais jovem, embora não tivesse sido dirigido a ninguém específico. Seu nascimento foi fruto do amor entre sua mãe e seu pai. O amor foi a lei sempre fixa do universo que impulsionou a criação da vida. Os mais velhos costumavam dizer que, quando chegasse a hora certa, a vida se tornaria realidade, dando à luz a próxima geração. Talvez ele também experimentasse isso algum dia.
Mas a realidade é que muitas famílias que trabalham nas minas vivem neste planeta há gerações e extraem minérios há cem anos. Seus descendentes também se tornaram mineiros.
Opala pegou uma pulseira e decidiu dá-la a Lektor. Uma lembrança para quando ele um dia partiria.
Ele rapidamente percebeu que não era muito educado comprar apenas este. “Vou comprar um para você, Anya. Do que você gosta?” Ele ofereceu.
Anya sorriu. “Muito obrigada.”
•──────────•
Opala e Anya terminaram com uma pulseira de metal cada. Opala guardou o dele e continuou a vagar pelo mercado. A essa altura, a multidão havia aumentado de tamanho. Anya fora para outro lugar e Lektor ainda não estava à vista. Opala decidiu que compraria alguns suprimentos para a hibernação, um pouco de álcool, coisas com um pouco de açúcar, farinha, carne e pílulas de vitaminas. E baterias.
Ele deixou sua mente vagar por um momento na frente da barraca de joias, calculando mentalmente quanto dinheiro teria para gastar.
“Não compre isso.” Lektor apareceu sem ele perceber.
“O que?”
“Estas não são pedras preciosas. Eles são produtos sintéticos baratos produzidos em massa. “
O coração de Opala afundou. Ele tinha acabado de comprar uma pulseira na mesma barraca. Lektor sem dúvida não iria querer, pensou, então sorriu. “Você quer um pouco de álcool?”
“Não bebo o álcool que vendem aqui. Não desperdice seu dinheiro. “
“E quanto aos videogames holográficos?”
Lektor olhou para a direção para a qual estava apontando e, depois de ponderar por um momento, respondeu: “Não preciso deles. Pergunte ao homem ali se ele tem algum livro didático sobre o básico do universo. “
•──────────•
Então Opala foi perguntar. O proprietário respondeu: “Sim, isso aqui. Você está procurando estudar? Assistir a algum filme? Aqui está um projetor e alguns microchips, todos produzidos na República. Há também uma compilação dos shows de Lejersen. “
Não há necessidade disso, a voz de Lektor de repente soou na mente de Opala. Apenas os livros didáticos.
O coração de Opala deu um pulo e a voz de Lektor soou em sua cabeça novamente. Não olhe para trás. Repita depois de mim.
“Apenas os livros didáticos”, disse Opala.
“Eu não vendo separadamente. Para quem devo vender o projetor? Eles vêm como um conjunto, 18.000 unidades de energia no total. “
“Dezoito mil?!” Opala exclamou.
“Sem pechinchas”, disse o proprietário, depois passou a cuidar de outro mineiro. “Esta é a festa dançante do príncipe da ópera! Uma compilação de 19035 AL. Interessado em uma cópia? Ele é muito mais bonito do que a maioria das mulheres. “
Opala se virou e saiu da baia.
“Aceite o acordo, mas não o projetor ou a ópera. Pergunte se ele tem jornais. Os mais novos, iornais da Coccina “, disse Lektor.
Opala franziu as sobrancelhas em confusão. “Por que? Os shows vêm com o set, é melhor pegar. “
“Não”, Lektor insistiu.
•──────────•
Opala voltou e comprou tudo que vinha com os livros didáticos. “Armann!” Ele gritou.
Armann não estava muito longe. “Vou emprestar para você, tem filmes “, disse Opala.
•──────────•
Opala entregou os filmes e óperas junto com o projetor para Armann, mas manteve o livro do microchip. Lektor o pegou e examinou em sua mão. “É de segunda mão. Um pouco velho, mas deve funcionar bem. Você deve ser capaz de usá-lo quando voltar e colocá-lo no projetor E7. “
“Por que você não quis manter as óperas de Lejersen?”
A voz de Lektor era casual quando ele falou. “Lejersen é um problema. Não adianta ficar com eles, vai te atrair e fazer você se afogar em sua voz. Você descobrirá mais tarde, mas por agora, por favor, venha comigo. Eu preciso de sua ajuda.”
•──────────•
“Como você consegue falar dentro da minha cabeça? Que… Tipo de poder é esse? “
“Não faça perguntas. Você descobrirá mais tarde… “
•──────────•
Opala e Lektor não estavam longe de uma barraca. “Peça o preço, ele tem duas pequenas baterias de matéria escura “, instruiu Lektor.
Então Opala se aproximou e perguntou. “Senhor, por quanto você está vendendo isso?”
“Não toque nisto, cem mil unidades de energia cada. Há cerca de 150.000 unidades de energia de matéria escura em cada bateria. “
A voz de Lektor ecoou na cabeça de Opala. Faça uma barganha. Pergunte a ele se venderia os dois por 80.000.
Opala estava sem palavras. [4]
•──────────•
“Que tal os dois por 80.000?” Opala perguntou: “Eles não valem tanto”.
“Você não pode estar falando sério! Há 300.000 unidades de energia no total! Jogue fora se você não estiver comprando! “
Essas baterias são extremamente instáveis.
Opal repetiu: “Essas baterias são extremamente instáveis”.
“Mesmo se forem instáveis, ainda podem ser usados. Você ao menos sabe de alguma coisa? ” O proprietário rebateu.
Você comprou isso de piratas, estou certo?
Quando repetiu as palavras de Lektor, a expressão do proprietário mudou completamente. Opala continuou a seguir o exemplo de Lektor, “A energia da matéria escura é altamente regulada. Além disso, ambos são bastante antigos. Deixe-me adivinhar… Devem ter sido desmontados pelos piratas espaciais de algum navio de guerra. “
“Mas ele me cobrou 120.000 por ambos!”
Opala continuou a recitar as palavras de Lektor. “Você não será capaz de trazê-los ainda mais para Ignitis. Olhando para o número de série do fabricante, deve ter sido do navio de guerra que afundou perto de Speiroida. [5] Parece que eles estão investigando a explosão que aconteceu na espaçonave. Você pode ser pego no momento em que retornar às partes mais centrais do Ignitis. Não há necessidade disso, certo? “
O dono da loja o olhou com desconfiança. Opala continuou: “Foi um pirata chamado Yroh quem o vendeu para você?”
O rosto do proprietário empalideceu em um flash. Sua voz tremia enquanto ele falava: “Como você sabia?”
Opala lambeu seus lábios e permaneceu em silêncio enquanto esperava por mais instruções. Lektor parecia estar pensando. “Que tal agora. Vou pagar o preço original pelo qual você comprou esses dois. Dê-me por 100.000 [6] e eles estarão fora do seu alcance. Não acho que você queira se envolver em problemas desnecessários. “
O proprietário ficou quieto por um momento e Opala disse: “Você correrá perigo se trouxer as baterias de volta”.
“Para que você precisa de energia de matéria escura?”
“Isso não é da sua conta. Pense nisso, voltarei em breve. “
•──────────•
O proprietário chamou Opala quando ele estava prestes a se virar. “Eu não preciso pensar sobre isso. Você pode pegá-los. “
•──────────•
Opala respirou fundo quando a voz de Lektor ecoou em sua cabeça. Segure-os com cuidado, pois são extremamente inflamáveis. Essas são mercadorias perigosas.
•──────────•
Opala comprou as duas baterias com 100.000 unidades de energia e as entregou a Lektor. “Quem é Yroh? Você conhece ele?” Ele perguntou.
“De jeito nenhum. Eu estava apenas me intrometendo em seus pensamentos e por acaso encontrei esse nome. “
“Você pode saber o que as outras pessoas estão pensando?”
“Somente sob certas circunstâncias.”
“Como o quê?”
“Medo extremo, nervosismo, felicidade e ansiedade. Basicamente, consigo ler pensamentos quando as emoções são vivenciadas intensamente. Ele já estava preocupado, pois não poderia levar essas duas baterias com ele. A única opção era se livrar deles no B-11. Foi um negócio terrível para ele desde o início. Mas para nós, a sorte estava a nosso favor. “
•──────────•
Um pensamento de repente surgiu na cabeça de Opala. “Porcaria!”
Lektor olhou para ele. “Gastei todo o dinheiro com as baterias, mas ainda não recebemos nenhum suprimento para a hibernação!” Opala exclamou.
Lektor afastou suas preocupações com um sorriso. [7] “O que fazemos?” Opala perguntou novamente.
“Vá pegar suas coisas e venha ficar na caverna”, disse Lektor.
“Mas vamos morrer de fome se não tivermos comida.”
“Nós administraremos. Confie em mim.”
•──────────•
Opala pensou sobre isso. Lektor se sentia uma pessoa confiável. Se disse isso, então deve ter pensado em uma solução. Então ele voltou para sua cabana e arrumou suas coisas. Naquela noite, uma enorme nave comercial ergueu-se no céu e lançou um raio de luz na noite escura de inverno deste planeta mineiro, tornando-o brilhante como o dia. Ele levou os capatazes e mercadores para longe dessas terras assoladas pela pobreza e se dirigiu a outro planeta para o inverno.
•──────────•
“Aparentemente, o velho Crowe e seu filho gastaram 800.000 unidades de energia e compraram uma passagem de navio cada.” Os mineiros conversavam entre si. “Quem diria que ele já tinha economizado tanto!”
Locke interrompeu: “Onde você pode ir com 800.000? No final das contas, é apenas uma troca por outro planeta para ainda trabalhar na mineração. Pare de pensar nisso. “
“Se você não comprar agora”, rebateu os mineiros, “então ficará mais caro em alguns anos. Ei, Opala!”
Opala fez as malas e saiu de sua casa. Com seus suprimentos pessoais em sua bolsa e o mini robô E7 em seus braços, ele acenou para seus colegas de trabalho. “Vou ficar nas cavernas a oeste por alguns dias.”
“Você está fora de si! Vai congelar até a morte! ” Locke gritou para ele.
“Eu não vou. Se ficar muito frio eu volto. “
“Não vá! Estamos nos preparando para hibernar. Deixe-me ver. Você não comprou nada para comer? Como vai sobreviver ao inverno? “
Opala estava andando para trás sobre os calcanhares, sorrindo enquanto ele fazia isso. “Eu me viro. Confie em mim.” Ele apontou o dedo para Locke e deixou a vila com a E7 a reboque, desaparecendo no horizonte.
•──────────•
O vento aumentou. Opala caminhou contra a tempestade de areia com dificuldade. Uma súbita rajada de vento passou por ele em Crimson Sills e o forçou a fechar os olhos. “Mestre! Mestre! ” Ele gritou com todas as suas forças.
A voz de Opala era quase imperceptível ao vento, mas Lektor conseguiu ouvi-lo mesmo assim. Ele estendeu o braço e ergueu Opala para uma das cavernas.
Opala golpeou violentamente para se livrar da areia de sua boca. Duas camas simples foram colocadas dentro da caverna. As cápsulas das baterias de matéria escura foram abertas, sua energia já estava completamente esgotada.
“Eles estão vazios?” Opala pareceu surpresa.
Lektor acenou com a cabeça. “Por quantos dias a comida e a água durarão?”
“Pouco menos de dez dias.”
Lektor ficou em silêncio por um momento, depois perguntou: “Quantos dias durará a tempestade de areia?”
“Provavelmente vai esclarecer amanhã.”
“Descansar. Eu prometo que você não vai morrer de fome ou congelar até a morte neste inverno. “
•──────────•
Opala sentou-se ao lado da cama mais dentro da caverna enquanto Lektor inseria um microchip no projetor na cabeça de E7.
•──────────•
“Você pode começar a estudar agora”, disse Lektor.
Uma tela de luz holográfica foi projetada do E7 e Opala começou a aprender o básico de acordo com a United Interstellar Academy. [8]
•──────────•
O processo demorou cinco dias inteiros. O chip já estava um pouco gasto quando Opala terminou de revisar todo o livro. Sua mãe lhe ensinou alguns dos princípios básicos de matemática, mecânica e química que apareciam nos livros didáticos quando ela ainda estava viva. Mas havia simplesmente muitos tópicos e eles foram cobertos em um escopo muito amplo. Quando terminou, mal conseguia se lembrar de nada.
•──────────•
Depois que os cinco dias se passaram, Lektor trocou os microchips. “Estes são alguns registros e conhecimentos que pertencem aos Cavaleiros das Estrelas. Preciso que me prometa nunca contar a ninguém o que está prestes a aprender durante este período, nem mencionar meu nome e identidade. “
“Eu prometo.”
Lektor não disse mais nada e ligou o E7.
Desta vez, o projetor não projetou uma tela holográfica. Em vez disso, o chip disparou dois raios de luz do dispositivo de projeção e começou a escanear as pupilas de Opala.
Bip, bip, bip. Inúmeras peças de conhecimento e memórias foram inseridas em sua mente. Mapas estelares cósmicos, a ciência dos átomos e partículas, impulsionadores de energia, os princípios por trás de naves espaciais, a formação de buracos negros e explosões de supernovas… Sua cabeça estava prestes a explodir de tontura com a miríade de informações.
Depois de quem sabe quanto tempo, Opala cambaleou para fora. Ele se agarrou às pedras e esvaziou o estômago, vomitando ruidosamente. Parecia que seu cérebro era fortemente aversivo à aquisição repentina de tanta informação. E com força implantado em sua cabeça com isso.
•──────────•
O som de metal retinindo ecoou quando Lektor atingiu um pedaço de chapa de aço, algo que costumava fazer parte da estrutura de uma mina abandonada que ele pegara sabe-se lá onde.
•──────────•
“Descanse um pouco se estiver se sentindo cansado”, disse Lektor.
“O que está nele é verdade?”
Lektor acenou com a cabeça. Opala perguntou: “Posso usar esse conhecimento para consertar a nave espacial da minha mãe?”
“O conteúdo interno são apenas as teorias básicas. Sugiro que contrate um engenheiro mais tarde. Você pode aprender uma ou duas coisas com eles. Não há limites quando se trata do domínio do conhecimento, mas é impossível para uma pessoa saber tudo. Se decidir desistir de algumas áreas do conhecimento, isso pode ajudá-lo em seu próprio caminho para se tornar mais especializado. “
•──────────•
Opala tentou se lembrar do princípio das naves espaciais. De fato, havia muitas coisas que ele não entendia, mas o computador dentro das espaçonaves era capaz de ajudar nos reparos. Com base no que aprendeu antes, a nave de sua mãe só teve problemas com o grande reator nuclear, além de seu mapa estelar… Ela não tinha sistema de navegação! Seu gráfico estelar foi roubado? Ou estava quebrado, o que a levou a ficar presa neste planeta?
Os pensamentos de Opala se voltaram para o mapa estelar que Lektor lhe deu. Ele poderia usar isso?
Lektor falou quando tentou se levantar de repente. “Sentar-se. Você pode tentar mais tarde. “
Opala caminhou dentro da caverna, excitado além das palavras. O céu estava escuro como breu, o vento uivava enquanto soprava do lado de fora. Queria saber mais. Ele se sentou novamente e colocou os óculos.
Lektor não se incomodou em levantar a cabeça da peça de trabalho enquanto falava mais uma vez. “Não adianta tentar adquirir conhecimento à força. Você não tem experiência para dominá-lo. É melhor passar algum tempo refletindo sobre seus pensamentos para não morder mais do que pode mastigar. “
•──────────•
“Obrigado, mestre.”
Lektor sorriu em resposta e acenou com a cabeça em reconhecimento. “O que você está fazendo?” Opala perguntou.
“Forjando uma arma.”
•──────────•
Opala observava seus movimentos. A parte superior do corpo de Lektor estava nua. Ele discou as chamas de alta temperatura no reator nuclear. O calor abrasador o fez suar profusamente e iluminou seus músculos com uma beleza quase majestosa.
“O núcleo da arma… De onde você pegou isso?” Opala olhou para os dispositivos complexos com espanto. Tudo isso foi feito à mão por Lektor? É mesmo possível?
Talvez eles tenham sido desmontados de sua nave? Mas onde está o navio dele? Até mesmo a cápsula de vida se foi… Lembrou que, na primeira vez que conheceu Lektor, ele tinha apenas uma pulseira em volta do pulso, nada mais.
“Você descobrirá mais tarde.”
Opala havia se acostumado a receber isso como uma resposta e, por isso, não fez mais perguntas. Ele se deitou no cobertor e começou a pensar. O vasto conhecimento que recebeu nos últimos dias teve um impacto indescritível em seus pensamentos. Era como se sua alma tivesse sido abalada em seu âmago.
Como se alguém finalmente tivesse aberto seus olhos e ele pudesse ver agora um mundo expansivo e a vastidão do cosmos esperando.
•──────────•
Notas da tradutora:
[1] Originalmente “Opala: ‘?'” No texto.
[2] 绿 水星 (planeta água verde) no texto original. Viridi (latim) significa verde. Em uma versão anterior, pensava-se que fosse um sistema planetário, mas os capítulos posteriores revelam que na verdade é um planeta.
[3] Não é o tipo de cultivo taoísta em que você possa estar pensando. 养成 foi usado no texto original, que significa aproximadamente cuidar / nutrir / cultivar.
[4] Originalmente “Opala: ‘……'” no texto.
[5] 螺旋 星 (planeta espiral) no texto original. Speiroeidés (grego) significa espiral.
[6] Portanto, há um pouco de inconsistência. No texto original, o total era de 120.000. Mas contando o que Opala deixou em seu bolso neste momento, ele só tem cerca de 100.000 restantes.
[7] O autor usou 一 晒 置 之 (deixar um objeto sozinho e deixá-lo ser), mas não faz sentido neste contexto. É mais provável que o autor quisesse escrever 一 哂 (笑) 置 之 (afastando algo com um sorriso), o que faria muito mais sentido.
[8] United Interstellar Academy traduzindo fica ‘Academia Interestelar Unida’
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.