Imperial Uncle - Capítulo 15
Tradução e Revisão: ArTheoDor
Postagem: Vick_Queen
●❯────────「⊙」────────❮●
Estou bem ciente de que Yun Yu veio para me lembrar de não esquecer nosso compromisso no Pavilhão do Luar, e ele provavelmente dirá mais algumas coisas em relação a Liu Tongyi também.
Descansando na cama, eu digo ao mordomo Cao: “Instrua a cozinha para prepararem alguns pratos, como de costume. Chefe Yun pode ficar para almoçar”
Ele faz uma reverência. “Já pedi ao pessoal da cozinha para fazer isso.”
Chego no saguão da frente e encontro o Chefe Yun sentado, bebendo uma xícara de chá, parecendo realmente bastante relaxado.
Sorrio para ele. “Chefe Yun.”
Yun Yu se levanta, sorrindo de volta também. “Sua Alteza.”
Encontro uma cadeira para me sentar. “Levantei-me tarde hoje, não tinha ideia de que você estava vindo, Chefe Yun.”
“Nenhum dano foi causado e a espera também não foi longa. Eu seria negligente se esta visita perturbasse seu descanso.” Ele olha ao redor da sala. “O Salão de recepção de Sua Alteza deve ser reorganizado com frequência. Já está diferente de como era ontem.”
“Oh?” Embora seja mesmo o meu Salão para recepcionar convidados, não tenho prestado atenção se alguma coisa mudou, provavelmente porque tantas coisas aconteceram nos últimos dias. Para um olhar superficial,nada parece diferente. “Talvez os servos tenham mudado as decorações enquanto estavam limpando. Eu não notei nada, entretanto.”
Yun Yu estreita os olhos. “Parece que os itens decorativos foram reorganizados. O príncipe Dai veio pedir coisas de Sua Alteza de novo?”
Agora que ele me lembra, eu digo: “O príncipe Dai não teve tempo nos últimos dias. Ontem, mandei embora um conjunto de esculturas em homenagem à Sua Majestade.”
Que bom que não me esqueci quando cheguei em casa na noite passada antes de sair para beber no jardim – imediatamente mandei alguém embrulhar as esculturas dos oito imortais no banquete e entregá-la ao palácio.
Yun Yu responde: “Entendo.”
Com isso, de repente me lembro que as esculturas dos oito imortais em um banquete me foram dadas por Yun Yu. Ele disse que era uma bugiganga trazida de Jiangnan por um aluno de seu pai.
Peço desculpas novamente: “Oh, não. Eu nem sequer consultei você antes de dar de presente à Sua Majestade. Fui negligente em não fazê-lo. Por favor, não se ofenda, Chefe Yun.”
Mas a julgar por sua expressão, Yun Yu não parecia pensar muito nisso; ele me dá um pequeno sorriso novamente. “Não há nenhum problema. Era apenas um enfeite feito de material tosco, vendido em um mercado de rua. Que Vossa Alteza gostava o suficiente dele para gostado mantê-lo no corredor da frente por tanto tempo, isso sim é uma grande honra. Acabou por ser uma homenagem à Sua Majestade. Se foi capaz de fazer Sua Majestade feliz, então eu agradeceria como um favor.”
Assentindo, eu respondo: “Naturalmente.”
Já que estamos no saguão da frente e inevitavelmente cercados por aqueles que poderiam estar ouvindo nossa conversa, Yun Yu assumiu o ar de um convidado que estava aqui para nada além de uma chamada visita casual. Seguindo o fluxo da conversa, ele fala sobre alguns itens feitos a mão que são vistos com frequência no mercado de Jiangnan, depois sobre a paisagem da região e na disposição dos moradores de lá. Nós conversamos por um tempo, até que o mordomo Cao vem a nós para informar que o almoço está pronto.
Yun Yu se levanta. “Oh, acredito que eu não deva me intrometer na hora da refeição de Sua Alteza. Eu devo ir.”
Sorrindo, eu digo: “Chefe Yun, porque está sendo tão formal hoje? Age como se eu estivesse sempre me escondendo na minha casa para comer às escondidas e nunca convidá-lo para almoçar. Precisa que eu escreva um convite agora?”
Faço um gesto para que ele me seguir e seguimos para a sala de jantar no jardim, onde a refeição é servida.
Ele espera até que estejamos na mesa, tomemos nossos lugares, a mesa esteja posta com os pratos e nossas taças de vinho estão cheias antes de me diga em um tom despreocupado: “Estava preocupado que Sua Alteza pudesse guardar algum rancor em relação à piada que fiz ontem à noite, na propriedade do príncipe Dai, em frente ao Chanceler Liu, então não haveria almoço para mim hoje.
Pego meus pauzinhos. “Sempre fui tolerante, nunca guardei rancor. E, além disso, mesmo que eu guarde rancor, eu nunca ousaria deixar de pedir a você que ficasse para o almoço.
“Então devemos supor que julguei mal a mente de um nobre com meu coração de vilão mesquinho.” Baixando a voz, ele acrescenta: “Daqui a dois dias, no Pavilhão do Luar, darei a Sua Alteza um grande presente. Considere como um pedido de desculpas.”
Afinal, nossa conversa não se afastaria muito do Pavilhão do Luar.
“Maravilhoso, estarei esperando.”
Algumas taças de vinho depois, Yun Yu pega o fio daquele tópico mais uma vez. “Sua Alteza, acha que o Chanceler Liu foi capaz de discernir o verdadeiro significado por trás da minha piada?”
Reflito. Meu palpite é que Liu Tongyi entendeu o que Yun Yu disse ontem, e é por isso que ele respondeu daquela maneira. Estou disposto a fazer a a mesma conjectura, mas uma parte de mim não tem coragem de sequer começar a adivinhar.
Tongyi, Tongyi – afinal, ele não é qualquer um; ele é Liu Tongyi.
Yun Yu toma um pequeno gole de seu vinho. “Liu Tongyi não é qualquer um, ele é o Chanceler Liu. Certamente teria percebido o verdadeiro significado por trás de minhas palavras.” Ele levanta uma sobrancelha. “E a maneira como ele respondeu foi correta. Você não está feliz, Sua Alteza?”
Eu ajo como se não tivesse entendido o que ele quis dizer e mudo de assunto.
Depois do almoço, convido Yun Yu para uma curta estadia no pátio aos fundos, longe de olhares curiosos. No pavilhão situado acima de um lago, a brisa é refrescante.
Yun Yu nos serve chá.
“Eu nunca esqueceria o que vai acontecer em dois dias. Por favor, sossegue Chefe Yun.”
O aroma do chá se infiltra no vento, difundindo-se pelo pavilhão, suave e sereno.
“Estou sendo um pouco intrometido hoje e estou falando demais, talvez esteja irritando Sua Alteza. Mas algumas coisas devem ser ditas desde o início. Você acredita que este grande empreendimento que temos feito, o planejando por tantos anos, é tão bem guardado que seja completamente secreto?”
“Completamente ou não, não acho que faça diferença de qualquer maneira. De modo que, aquele meu sobrinho Imperador e a Imperatriz estarão em alerta máximo contra mim, procurando uma oportunidade para me decapitar-me”
Yun Yu não respondeu. Lentamente abro meu leque contra meu rosto: “Na verdade, Chefe Yun, há algo que eu sempre quis perguntar a você. É uma questão ‘curso de destino’ seguir esse caminho, mas por que você faz isso?”
O fedor da influência de Yun Tang é tão forte que chega aos céus. Entre a geração mais jovem do Tribunal, apenas Liu Tongyi tem um pouco mais de poder do que Yun Yu. Mesmo se eu estivesse subindo ao trono e me tornasse o Imperador, eu não faria diferença nenhuma com toda a influenciar que seu pai já tem. Se eu não ao menos expressar essa dúvida, pareceria suspeito.
Yun Yu faz uma pausa, antes de me dizer seriamente: “Porque eu acredito que, em vez de seu sobrinho, Vossa Alteza é o legítimo filho do céu.”
“Agora isso soa como nada além de invenção, Chefe Yun – até mesmo a minha queda por Liu Tongyi é algo pelo qual você poderia tirar sarro de mim, e aqui está você, deslizando suas formalidades.”
A expressão de Yun Yu sofre outra mudança. Em seus olhos, a sugestão de algo parece piscar, mas é seguido por nada além de um sorriso. “Para falar a verdade, é porque… Vossa Alteza ainda pode escolher entre ‘saber o seu lugar’ e ‘não saber o seu lugar’. Eu estava destinado a ser o filho de Yun Tang no momento em que nasci. Como a descendência de um câncer poderia ter uma camada descente de carne?”
Estou sem palavras, incapaz de encontrar uma resposta.
Yun Yu continua: “Portanto, devo persistir em dizer muito. Alteza, acho que algumas coisas são predeterminadas pelas circunstâncias de nascimento. Tudo o que podemos fazer é aceitar nosso destino. Nada de bom pode resultar em persistir em uma luta contra o que se está predestinado.”
Embora Yun Yu esteja supostamente me aconselhando, seu tom é muito autodepreciativo. Não sei porque, mas sinto uma sensação de proteção solidária enquanto observo-o. Na verdade, ele é um pouco como eu – ambos fomos vistos indiscriminadamente como cupins nos futuros pilares do governo assim que nascemos.
Meu pai e eu somos falsamente acusados, então posso pelo menos alegar injustiça, todavia, a reputação de Yun Tang é condizente com seus atos – na verdade não, sua reputação não começa nem de longe descrever ao descrever suas ações. Este chapéu que eu ando por aí usando rotulado como ‘maior câncer’ deveria por direito ser dele.
Diz o dito popular: ‘É queimando treze bastões de incenso para Buda e a acumulação de um bom karma em uma vida passada que se tem a sorte e fortuna de ser nascido em uma influente família nesta vida.’
Mas, do ponto de vista de Yun Yu, isso é injusto. Realmente não se pode dizer que acumulou um bom karma ao nascer como filho de Yun Tang.
Levantando-me, eu olho para longe, a distância muito além do pavilhão e deixo um registro com minha voz. Eu rio: “Ouvir você falar sobre aceitar o destino é um pouco estranho. Eu nunca aceitei o destino.” Gradualmente viro minha mão esquerda em punho para lançar para fora minhas palavras. “Acredito que o que se deseja, pode-se obter.”
Enquanto digo isso, até eu me considero louvável. Há um momento deslumbrante em que sinto que já estendi a mão e agarrei o trono do dragão com ambas as mãos.
Atrás de mim, Yun Yu bate palmas duas vezes. “Pai, eu e Lord Wang também estaríamos dispostos a servir alguém tão imponente quanto Sua Alteza. Somente com tal ousadia poderia controlar o Império.”
Eu me viro para oferecer a Yun Yu um pequeno sorriso em troca. “Também estou precisando de homens como o Grande Tutor Yun, Lorde Wang e você, Chefe Yun. Na verdade, a razão pela qual estou tentando fazer amizade com o chanceler Liu também é para descobrir um pouco da situação real em relação ao meu sobrinho imperador.”
Yun Yu balança a cabeça. “Se você quiser descobrir alguma coisa de Liu Tongyi, pode ser difícil. Ainda assim, devo continuar falando demais – ele é um osso duro de roer. Caso contrário…” Yun Yu olha diretamente para mim. “Alteza, por que acha que Liu Tongyi ainda está solteiro?”
Sinto um aperto nas veias do meu coração.
O canto da boca de Yun Yu sobe um pouco. “A razão pela qual Liu Tongyi não vai se casar é provavelmente a mesma razão pela qual eu não me casei, e por que você, Sua Allteza, ainda não tem herdeiro?”
Sinto meu coração afundar.
Yun Yu está falando a verdade.
Não ter um sucessor não é porque não vou tocar em mulheres; Yun Yu ainda não é casado e não é porque ele tem uma manga cortada. Mas ter esposa e filhos é ter fardos e cuidados. Se nosso empreendimento terminar em fracasso, eles não seriam nada além de terem suas vidas arruinadas.
Nesse caso, Qizhe e a Imperatriz devem estar cientes do que planejamos por anos em segredo. Alternativamente, mesmo que não estejam cientes, devem estar planejando remover todas essas ameaças escondidas nas sombras.
Eu nunca quis me debruçar sobre essas coisas. Permanecer em tais pensamentos não serve para nada além de me fazer sentir terrível.
Liu Tongyi ainda não é casado porque se preparou da mesma maneira. Assim, ninguém o traz à tona; poucos podem sugerir um casamento aqui e ali, mas para Qizhe e a Imperatriz que adoram se intrometer nos assuntos matrimoniais dos outros, afeta sua aparência de indiferença.
Ele está esperando a poeira baixar após este evento crucial antes de qualquer discussão sobre começar uma família. E este ‘evento crucial’ seria o plano para remover todos aqueles na Corte Imperial que ameaçam o trono.
Liu Tongyi é o Grande Chanceler, então não há dúvidas de que ele é o responsável pela execução deste plano. E quanto ao que ele está tramando, o que está realizando, sua prioridade mais provável é que seja como tirar minha vida.
Yun Yu caminha ao meu lado, com as mãos cruzadas nas costas, seu olhar transbordando com algum significado. “Ainda bem que você está apenas pretendendo sondar Liu Tongyi. Se você realmente se apaixonar por ele, sabendo como ele é, temo que no final ele não dê a Sua Alteza nada mais do que um caixão.”
Liu Tongyi… Liu Tongyi. Se eu realmente cometer traição e falhar, então não há dúvida de que minha vida terminará nas mãos dele.
E se eu ganhar…
Meu coração e tudo o que está amarrado a ele se encolhe, tremendo. Não posso seguir através esse pensamento.
Yun Yu joga uma frase: “Ganhe ou pereça.”
Suspiro em silêncio.
Que sorte.
Que sorte eu ser apenas um espião.
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.