Imperial Uncle - Capítulo 14
Tradução e Revisão: ArTheoDor
Postagem: Vick_Queen
●❯────────「⊙」────────❮●
Os olhos de Qitan se fixam no local onde eu escondi o jade, seu olhar tão afiado quanto ganchos.
Eu finjo não ver. Pegando a jarra de vinho, sirvo-me de uma bebida e começo a repreendê-lo com seriedade: “Você não é mais pequeno. Algumas coisas devem ser consideradas antes de serem ditas em voz alta; se um estranho tivesse ouvido o que disse antes, eu acabaria levando a culpa também. Sua mãe viria resolver isso comigo ou iria reclamar com a imperatriz viúva, dizendo a ela como você passa todo o seu tempo comigo e foi desviado.”
Os dois ganchos nos olhos de Qitan são tão deslumbrantemente brilhantes quanto a neve. “Tio, você realmente se preocupa comigo. É só porque estou em sua frente e pelo Chefe Yun não ser um estranho que eu falei claramente. Sob sua orientação, sinto-me subitamente iluminado. No entanto, embora eu tenha me confundido nos meus sentidos, ainda acho que há alguma discrepância entre como eu me senti lá e como me senti ao olhar para ele. Por que não me dá mais algumas dicas, tio?”
Impassível, digo a ele: “Só posso direcioná-lo até aqui, por hora. O resto cabe a você compreender por si mesmo.”
Sombrio, Qitan abaixa a cabeça para pegar sua comida com seus pauzinhos. Eu recomeço, “O mais importante de tudo, quando o chanceler Liu voltar mais tarde, não fale na presença dele de uma forma que possa levar a um mal-entendido. Ele é um homem de caráter nobre, uma chave de Sua Majestade, um pilar da Corte Imperial. Você não deve transgredir muito.”
Yun Yu sorri. “Príncipe Huai, Príncipe Dai, vocês dois realmente compartilham um ótimo relacionamento tio-sobrinho.”
Qitan mexe na sua comida com ressentimento. “Tio, certamente Liu Tongyi presenciou muita coisa, sendo alguém que poderia manobrar-se para um posto de chanceler. Todo mundo que tem relações com ele diz que este não é como os outros Lius – mas sim alguém descontraído, de mente aberta e meticuloso em sua compreensão dos caminhos do mundo. Como você pode pensar nele como ‘um sujeito metido na lama?’ E além disso,” Qitan sorri torto e sugestivamente, “o Chanceler Liu é mais velho que o chefe Yun por dois anos mais velho e ainda não se casou. Ninguém sabe qual é a causa disso.”
Não sei por que, mas enquanto ouço estou ouvindo esta última frase é como se garras afiadas estivessem arranhando meu coração, então, um momento depois eu tossi. “Não fale sobre ele aleatoriamente pelas costas assim, se o Chanceler Liu ouvir isso quando retornar—”
Um toque de jade claro aparece ao lado da porta e eu, rapidamente mordo minha língua. Liu Tongyi passa pela porta e volta ao seu lugar.
“Chanceler Liu, você finalmente voltou. Tio e eu estávamos falando sobre você pelas costas. Ele estava cheio de elogios sobre seu caráter moral imaculado e seu papel como pilar da Corte Imperial. É a primeira vez que ele já elogiou outras pessoas na minha frente. À luz disso, eu ouso dizer que você deve ajudá-lo a descobrir se o tesouro que ele está carregando com ele hoje é genuíno ou não.”
O coração sorrateiro de Qitan não sossegou, e aparentemente, se rebaixaria a qualquer coisa agora. Nesse ínterim, Liu Tongyi se volta para mim com naturalidade e diz com um sorriso: “Obrigado por seus comprimentos, Alteza. Não sou digno de tantos. Eu me pergunto o que seria esse tesouro que Sua Alteza possui?”
Estar no caminho do seu olhar é como ser acariciado por uma brisa quente de primavera. “Oh, é apenas uma bugiganga estrangeira. Você não deveria se dar ao trabalho de—”
Quitan me interrompe no meio da frase: “Tio , não há necessidade de mostrar boas maneiras. O Chanceler Liu já concordou e também quero aproveitar esta oportunidade para aprender a como identificar antiguidades.”
Então não tenho escolha a não ser pegar o jade. Os dois ganchos no olhar de meu sobrinho tomam uma nova forma e agora são como pontas afiadas de gelo brilhante.
Entrego o jade a um atendente, que por sua vez passa para Liu Tongyi. Segurando-o em uma mão, ele dá uma olhada. “Não sei identificar objetos estranhos, mas de acordo com sua veia e coloração provavelmente é bem antigo. Além disso, eu já vi o padrão esculpido neste jade, em um livro – é um padrão extremamente raro desde a dinastia Sui(1) É provável que seja da dinastia Han(2). Não consigo ver muito mais do que isso.”
Exclamo com admiração sincera: “O chanceler Liu é realmente um conhecedor de antiguidades”
Qitan também parece bastante impressionado. “Eu me beneficiei muito com o seu conhecimento. Quanto a esses padrões dos quais você fala…” Ele se inclina para frente, tira o jade da mão de Liu Tongyi e o coloca diante do nariz. “É isso mesmo? Deixe-me examiná-lo detalhadamente.”
Uma vez que ele começa este exame, este meu jade pode ser tão bom quanto um bolo de carne: jogado nas ruas, ele nunca mais vai voltar.
Fico olhando para Qitan e aquela jade, meu coração doendo uma dor surda.
Liu Tongyi olha para a palma da mão do outro com uma carranca. “Mas este entalhe aqui parece cortado com uma lâmina, não parece velho.” Ele tira a jade das mãos de Qitan novamente, examinando-o.
“O entalhe foi deixado para trás em uma briga entre meu falecido pai e o chefe inimigo. Aconteceu vinte anos atrás”
Liu Tongyi mostra. “Então é isso.” Ele entrega o jade para um atendente ao lado dele. “Quase posso ouvir o caos do campo de batalha.”
Sob a força total do olhar ansioso de meu sobrinho, eu coleto a jade das mãos da atendente, colocando-a longe novamente. “Vendo-o hoje é semelhante a encontrar um jogador de guqin especialista em canções.”
Levanto minha taça para brindar a Liu Tongyi em uma demonstração de gratidão; ele devolve o gesto, favorecendo-me com um leve sorriso.
Yun Yu levanta sua taça também. “O príncipe Huai não consegue parar de elogiar o chanceler Liu – isso está me deixando tão envergonhado que não consigo ficar parado.”
Baixando a cabeça e desanimado mais uma vez, Qitan está colocando comida na boca, mas com isso dito, ele interrompe no meio enquanto mastiga: “Aquele que deveria ter vergonha sou eu; normalmente o tio fala sobre o Chefe Yun o tempo todo. Mais cedo, quando eu mencionei que o tio não elogia ‘outras pessoas’, isso não se aplica ao Chefe Yun que não pode ser considerado um estranho para o tio”
Yun Yu recosta-se em sua cadeira, um sorriso se espalhando por seu rosto. Qitan me encara com olhos brilhantes, muito bajulando. “Tio, você vai me deixar olhar o jade novamente mais tarde?”
Por um instante, sinto um desespero inefável em relação a esse meu sobrinho.
Severamente, eu digo a ele, “Qitan, o que você acabou de dizer pode ser facilmente mal interpretado. Que bom que o Chanceler Liu é o único aqui hoje, e não há mais ninguém. Caso contrário, se alguém erroneamente pensar que o Chefe Yun é o mesmo tipo de pessoa que eu, não seria um grande pecado?”
Qitan parece atordoado. “Tio, o que está acontecendo com você ultimamente? Está tão tímido e sério sobre tudo. Como se o Chefe Yun não aguentasse uma piada. Acha que ele não pode suportar um pouco de provocação? Mesmo que você goste de homens, dizer que alguém não é ‘um estranho’ por você não implica necessariamente que seja tal tipo de relacionamento. Quem não saberia disso? E, além disso, se os sentimentos forem mútuos entre vocês dois, ele se importaria ainda menos – não é assim, Chefe Yun?”
Ele para, levanta sua taça e bebe um um gole de vinho. “Mas, falando sério, Chefe Yun, estou apenas fazendo uma analogia, por favor, não leve isso a sério. Eu acho que o tio deve estar procurando por alguém excepcional — tão bom quanto você. Ele só está inconstante agora porque não se apaixonou e seu coração está desapegado”.
Yun Yu ainda está meio apoiado nas costas da cadeira como antes. Ele levanta uma sobrancelha.
Por falta de outras opções, eu me forço a rir bastante. “Você deveria pelo menos saber o que está fazendo quando está brincando. Eu dificilmente sou o tipo preferido do Chefe Yun.”
Estas minhas palavras retêm multidões.
Em primeiro lugar, a manga de Yun Yu está de fato intacta.
Em segundo lugar, Yun Yu tem a disposição de um característico herdeiro aristocrático – ele irá fazer qualquer coisa desde que seja divertido; não tem aversão a alimentos crus ou frios; ou seja, ele teria uma cortesã masculina ou feminina, desde que gostasse.
Embora muitos saibam que o Chefe Yun tem uma certa obsessão pela pureza, ele só vai se divertir com aquelas que nunca tenham servido a nenhum cliente, que sejam virgens. Se eles já fizeram alguma coisa, mesmo que seja uma beldade que está sendo elogiada, ele não lhe daria um único olhar.
Em terceiro lugar, mesmo que Yun Yu tenha um rosto bonito, tendo sido amigo dele há vários anos e estando bem habituado com seu jeito de ser, não posso imaginar que ele se deite abaixo de alguém por vontade própria. Ele é arrogante; essas palavras de Qitan que o pintando como meu amante provavelmente já o desagradaram.
Aparentemente compreendendo, Qitan balança a cabeça. “Tio apenas brinquei um pouco demais, bebi demais hoje. Chefe Yun, por favor, perdoe-me por falar isso.”
Estou prestes a pedir desculpas a Yun Yu em nome de Qitan quando o homem sorri de volta: “Nenhum dano foi causado, Vossa Alteza estava apenas brincando comigo, nada mais. Eu não acho que há algo de errado com o gosto de Príncipe Huai; na verdade, a preferência dele não representa nenhum obstáculo para as minhas preferências”
Depois de erguer a cabeça, a compreensão de Qitan muitas vezes abre suas asas a alturas inexplicáveis. Ele olha para mim, então olha para Yun Yu, sua expressão assumindo tanto choque estupefato quanto um súbito surgimento de luz. “Será que… poderia ser…”. Ele me encara de novo e o olhar que ele dirige Yun Yu em seguida é surpreendentemente cheio de admiração: “Eu não tinha ideia de como as coisas são… os gostos do Chefe Yun são… verdadeiramente não convencionais…”
Fico olhando fixamente por um momento antes de perceber o que ele está dizendo e apenas evito por pouco quebrar uma das taças de vidro sobre meu joelho.
Tratando o assunto com leveza, Yun Yu diz: “Sempre preferi sabores mais pesados. Quando seus gostos diferem dos outros, é menos provável que você tenha que lutar por um prato em um banquete.”
Eu olho impotente quando um vislumbre de um sorriso apareceu nos lábios de Liu Tongyi. “Bem dito, de fato.”
Muito mais tarde, a refeição termina e Yun Yu assume a liderança, se levanta e se despede, dizendo que tem assuntos a tratar e sai rapidamente.
Liu Tongyi se despede logo depois; eu me levanto para ir também.
Uma vez que estamos do lado de fora, digo a Liu Tongyi antes de cada um de nós embarcar em nossa respectiva carruagem e palanquim: “O príncipe Dai foi bastante sem tato hoje e desagradou o chefe Yun. Eu mesmo acabei fazendo papel de tolo. Que vergonha”
“Eram apenas brincadeiras compartilhadas em um banquete, palavras esquecidas assim que foram ditas, eu nem me lembro mais quais eram. Se eu fui rude de alguma forma, por favor, não leve para o coração, Sua Alteza”
Nós trocamos mais algumas civilidades convencionais e eu o vejo se agachando dentro de seu palanquim antes de voltar para minha carruagem.
De volta à propriedade, o humor ainda é opressivo sobre o que aconteceu com a princesa Huai. Eu chamo um servo para me trazer um jarro de vinho e começo a beber sozinho no jardim.
Normalmente, eu não penso em nada disso, mas esta noite, sob uma lua solitária na sombra dessas árvores, sentado aqui, de repente parece um pouco solitário.
É tudo mentira, indo e vindo. Tão falso que nem sei mais dizer o que é real ou não.
Por exemplo, com Liu Tongyi – a esperança que ele compartilhe sequer uma única conversa genuína comigo que não seja feita inteiramente dentro das civilidade provavelmente é esperar demais.
Anteriormente, na propriedade do meu sobrinho, Yun Yu falou comigo calmamente – simplesmente para se certificar de não me deixar esquecer do nosso compromisso no Pavilhão do Luar. Lá, Yun Tang e seus companheiros querem discutir quando devemos agir. Tendo planejado e conspirado por anos, vamos finalmente nos levantar e decidir sobre o destino do império.
Lembro-me que há vários anos, em uma noite de luar como esta, Yun Tang e Wang Qin disseram-me: ‘Uma criança não virtuosa ocupa o trono sem mérito; uma mulher ignorante usurpa o poder e se intromete nos assuntos de estado. Pelo bem do mundo e do império, nos lançamos aos pés do governante legítimo – esperamos que Vossa Alteza assegure o trono.’
É tudo um disparate.
O talento de Qizhe como governante supera em muito o antigo imperador; ele certamente será lembrado como um governante sábio desta geração. A Imperatriz Viúva é de fato uma mulher tola, mas felizmente ela é genuinamente tola – quando Qizhe ficar um pouco mais velha ela simplesmente não será competente o suficiente para controlar o governo.
Enquanto eu; um corta manga, medíocre e sem talento, todavia, diz a lenda que a propriedade do Príncipe Huai abriga uma influência secreta forte o bastante para chefiar o estado, sendo assim, Yun Tang e Wang Qin uniram forças para me procurar por um tempo. ser.
Assim que o trono for conquistado, eles primeiro se livrarão de mim, que nada mais sou do que uma mera escada para escalar esta parede; depois lutarão entre si. No final, o vencedor final levará o Império. É um fato que até um idiota poderia entender, tão simples que se poderia discernir com um simples olhar.
E assim eu aceitei.
Eu conspirei com esses dois até agora.
Minha mãe uma vez me disse que as contribuições de meu pai para o estado eram grandes demais; ‘Por causa dele, você e seus descendentes serão vistos com suspeita. É disso que se trata a política imperial – apenas retirando-se dela o mais cedo possível e se retirando do país, você pode garantir um final feliz’
Ela sempre foi tão nitidamente clara sobre o que deveria ser feito, contudo, nunca fiz o que ela pediu.
Talvez, no final das contas, o mesmo sangue apaixonado que corria nas veias do meu pai também corre em mim. Estou apenas um pouco indignado, atormentado pelo descontentamento.
Quando eu era criança, meu pai voltava de suas campanhas militares e sempre falava do campo de batalha; suas feições mostrando um brilho radiante. Em seu coração havia apenas o país, apenas devoção, apenas este mundo que pertence ao clã Jing.
Entretanto, no final, ele ficou com nada além de suspeita e ciúme, nada além dessa cancerosa reputação que eu, seu filho, tenho que suportar.
Tudo o que quero é… fazer algo que possa sacudir os céus após esta vida medíocre que eu liderei até agora. Eu quero que aqueles que são chamados de moralmente puros, quero que todos no mundo saibam que a propriedade do Príncipe Huai não é um ninho de câncer. As palavras ‘Príncipe Huai’ precisam ser inseridas no registro de funcionários dedicados e não no livro dos traidores.
Meu pai lutou a vida inteira, e tudo o que ele queria era um império estável para o clã Jing, tudo o que ele queria era paz para todos os plebeus do mundo.
No mínimo, posso ser como ele. Pela primeira vez, posso proteger este império que ele passou a vida inteira protegendo. Para nada mais do que apenas poder chamá-lo de pai.
Talvez também para justificar que Qizhe não vai me chamar de tio por todos esses anos em vão, se ele é sincero em me chamar assim, ou se é superficial, já que é exigido dele.
Mas quanto ao que vai acontecer comigo depois disso, o que pode resultar dessa coisa toda, é algo que posso não ser capaz de prever. Talvez o melhor final que eu possa ter é simplesmente ter Liu Tongyi me chamando de ‘Sua Alteza’ e Qizhe me chamar de ‘Tio sem artifícios’.
Um pensamento me ocorre enquanto bebo o vinho frio abaixo da lua – na verdade, sou mais burro do que meu pai em escolher esse caminho: O que diabos o país e o estado têm a ver comigo? Quer eu me envolva ou não, o resultado seria o mesmo.
Se eu não for disfarçado nos esquemas de Yun Tang e Wang Qin,sua revolta ainda pode falhar. Na pior das hipóteses, pode significar que as forças à espreita pelo Império não serão removidas da mesma maneira, então, podem haver pequenas insurgências de vez em quando. Mas quando nos livrarmos de seu líder será difícil para uma reforma ganhar força.
Então, por que eu deveria interpretar esse papel de espião?
Mesmo que eu não o faça, ainda serei esse príncipe mediano e comum – o moralmente puro ainda me verá como um incômodo e meu primo-sobrinho-Imperador e sua mãe ainda suspeitarão de mim pelo resto da minha vida.
Então, talvez, toda a pilha de justificativas que eu inventei que poderia trazer os céus às lágrimas sejam apenas pretexto. Talvez meu objetivo não seja nada mais do que ganhar uma boa reputação com essa aposta. E ainda não se sabe se uma boa reputação é algo pela qual se pode apostar.
É assim que é deixar sua mente vagar: quanto mais eu vagueio, mais fundo eu vou, e quanto mais eu vou, mais sinuosos os caminhos se tornam. No final, fico terrivelmente bêbado; em perplexidade e confusão percebo que meus olhos estão se fechando, pasmo e desconexo abro meus olhos novamente para me encontrar dormindo na cama, o céu já brilhante.
O mordomo Cao está de pé na cabeceira da minha cama. “Você finalmente acordou, Sua Alteza. Você ficou bêbado ontem à noite, te encontrei no jardim, dormindo. Então, te ajudei a voltar para o seu quarto com alguns outros servos.”
Minha cabeça lateja com acessos de dor aguda. Forçando meus olhos inchados a abrirem, eu pergunto: “Que horas são?”
“Falta quase uma hora para o meio-dia”
E quando eu atiro as cobertas, ele me informa: “O Chefe Yun está aqui. Ele está no Salão da frente.”
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.