Imperial Uncle - Capítulo 13
Tradução e Revisão: ArTheoDor
Postagem: Vick_Queen
●❯────────「⊙」────────❮●
Virando-me, eu sussurro: “Chefe Yun?”
Qitan dá um puxão na minha manga. Seu olho esquerdo pisca para mim. ” Tio, outras pessoas não podem dizer, mas eu entendo.”
O que… o que exatamente você entende?!
Ao meu ouvido, Qitan continua: “E eu estava apenas conversando com meu irmão que já vem acontecendo há tantos anos… suspirando, ele despeja essas palavras, solta minha manga e segue para Liu Tongyi. “Chanceler Liu.”
Bem, pelo menos agora eu sei exatamente quem deu à Sua Majestade a ideia de que há algo entre mim e Yun Yu.
Agora minhas esperanças de ter algo com o Príncipe Dai simplesmente acabaram. Meu peito dói com suas provocações. Nem ao menos consigo lhe dar nomes, apenas de ‘pequena tartaruga’. Se ele é uma pequena tartaruga, então eu sou o tio de uma pequena tartaruga.
(pequena tartaruga tem o mesmo sentido de ‘pequena merda’)
Calmamente respiro passando pelas minhas dores no peito, volto para minha propriedade, coloco roupas casuais e chego à propriedade de meu sobrinho.
Liu Tongyi e Yun Yu já estão sentados. Qitan é um especialista em exagerar nas coisas por nada; quatro pessoas estão sentadas para jantar, e ele arrumou duas mesas.
Duas mesas compridas e estreitas são colocadas em extremidades opostas em um pequeno corredor.
Cada uma das mesas está posta com comida e vinho, atrás de cada mesa há duas cadeiras. O suficiente para ele e Liu Tongyi compartilharem um, e Yun Yu e eu compartilharmos outro. Ele se atentou bem na divisão.
Esta mesa e aquela mesa são separadas pela largura de um salão espaçoso: um milhão de milhas de distância.
“Só somos quatro. Nem o chanceler Liu nem o chefe Yun são estranhos. Uma mesa não é suficiente? Uma mesa seria animada e íntima – o que, você está preocupado que o Chefe Yun e eu vamos brigar com vocês pelos pratos?”
“Tio, empilhar uma mesa cheia de comida é tão comum; Chanceler Liu e Chefe Yun são todos convidados de honra. Isso não são maneiras de tratá-lo. Eu fiz outros arranjos para mais tarde.” Qitan pega a jarra de vinho e serve para Liu Tongyi. “Chanceler Liu, por favor.”
Liu Tongyi se levanta ligeiramente para se curvar. “Eu não posso deixar você fazer isso, permita-me.” Ele pega a jarra de vinho das mãos de Qitan, e eu posso estar vendo coisas, mas juro que vi Qitan convenientemente tocar a mão de Liu Tongyi de passagem.
Yun Yu está servindo vinho e bate levemente o cotovelo em meu braço, jogando ao mesmo tempo um olhar para Qitan enquanto faz isso. Ele também viu aquilo. Então não estou sendo muito sensível.
Observo a mesa oposta enquanto como. Qitan zumbe sem muita pausa.
“Chanceler Liu, prove isso. Faz parte da homenagem do tributo enviado de Xiyu(1). Chama-se algo, algo assim como… linguiça-ke. É preenchido com carne de porco estrangeira – não é feita com porcos comuns.”
Quão comum.
“Chanceler Liu, o que acha do tempero desses pratos? Muito simples ou muito forte?”
Coloco minha taça vazia na mesa e pego a jarra de vinho para enchê-la novamente. Yun Yu empurra as amêndoas preguiçosamente em seu prato. Toda a atenção de Qitan é voltada para Liu Tongyi hoje. Yun Yu não gosta de coisas temperadas, tanto doces quanto salgadas; coincidentemente, todos os pratos na frente dele são doces e salgados.
Arregaço minhas mangas e troco dois dos pratos deles com os que estão diante de mim. Yun Yu me diz suavemente: “Por que tenho a sensação de que o Príncipe Dai pretende lutar por esse homem com Vossa Alteza?”
Eu franzo minha sobrancelha. Não me lembro de nenhum caso em que Qitan parecesse compartilhar minhas preferências particulares a esse respeito. Meio sorrindo, Yun Yu diz: “Se você não acredita em mim, então esqueça, Sua Alteza. Mas, em todo caso, gostaria de fazer uma aposta?”
Pouco depois, percebi os verdadeiros motivos por trás do diligente hospitalidade de Qitan.
Dois criados carregam uma pequena mesa para o centro da sala. Há uma caixa de brocado de seda sobre ela.
Qitan sorri de orelha a orelha. “Chanceler Liu, nunca tive outros passatempos além da coleção de antiguidades e curiosidades. Como pude convidá-lo aqui hoje, pensei que seria uma boa oportunidade para pedir que você desse uma olhada neles.”
Ele abaixa seus pauzinhos de marfim e bate palmas; os dois criados abrem a caixa de seda e tiram uma garrafa de jade: “Este item é supostamente um presente de Lu Buwei(2) para a concubina Zhao, como um símbolo de seu amor. Há um ramo de flor de pessegueiro no design, linguagem de flores para transmitir o amor, sabia? O que você acha dessa garrafa, chanceler Liu?”
Liu Tongyi olha para o objeto e lhe dá um sorriso arejado. “É bom jade.”
Ele não disse mais nada depois disso.
Qitan espera um momento e depois pergunta: “Quantos anos tem?”
“É difícil para mim dizer”, diz Liu Tongyi.
A expressão de Qitan escurece. Ele não é estúpido – Liu Tongyi notou algo errado com isso, mas acha inapropriado dizer isso.
Qitan acena para seus criados se afastarem, que embalam a garrafa de volta para dentro da caixa de seda e a carregam. Logo eles reaparecem com outra caixa. Há uma jarra de vinho dentro desta: Qitan explica que é aproximadamente do mesmo período da garrafa e foi usada por Ying Zheng(3).
Liu Tongyi elogia o padrão do jarro e, novamente não acrescenta mais nada. A expressão de Qitan escurece um pouco mais.
Então, eu me sento, olhando com fria indiferença enquanto Qitan ordena que os criados tragam item após item, e murcha a cada momento como hastes de campos de arroz deixadas para apodrecer em um arrozal após a colheita. Depois de um tempo, mesmo eu não tenho coragem de vê-lo sofrer mais, e me viro para Yun Yu para reclamar baixinho: “Já que ele já os comprou, ele pode simplesmente tratá-los como se fossem reais. Por que se torturar assim?”
Yun Yu me dá um olhada: “Sua Alteza parece estar bastante angustiado.”
Eu suspiro. “É claro que estou angustiado – gastei muito mais dinheiro com essas coisas do que o príncipe Dai.”
Yun Yu enche minha taça até a borda. “Seu dinheiro foi gasto para cuidar de seu sobrinho, Sua Alteza. Não foi desperdício.” Seu sorriso mostra cada pedacinho de alegria que ele sente com meu infortúnio.
Esses tesouros antigos de Qitan ainda são trazidos um por um. Um cavalo de kaolim(4) acaba de ser levado quando uma bela criada se aproxima de nós graciosamente segurando uma bandeja de jade.
Yun Yu disse: “Como assim uma beldade desta vez?”
“Chefe Yun, agora está aqui algo que você não conhece – esse tipo de tesouro tem que ser manuseado por uma mulher,” Qitan diz a ele.
Ela levanta a bandeja de jade e se ajoelha. O item é um disco de jade sobre uma seda amarela que forra a bandeja.
“Este é um item colocado na boca de uma senhora durante o período de Wu oriental em seu enterro para evitar que o cadáver se decomponha mantendo suas características exatamente as mesmas de quando estava vivo. Está cheio de energia Yin(5) e, em qualquer estação do ano, parece tão frio quanto um pedaço de gelo no inverno mais rigoroso. Por que você não toca nele, Chanceler Liu?
Não posso deixar de dizer: “Estamos na mesa de jantar e você está pedindo ao Chanceler Liu para tocar em algo que costumava ser mantido na boca de uma mulher morta? Você não quer que ele mantenha o apetite?”
Só agora ele percebe que o que eu disse, faz sentido. Qitan faz uma pausa e se desculpa profusamen,te. Naturalmente, Liu Tongyi diz a ele que não faz mal, e até estende a mão para tocar aquele pedaço de jade. “Este item é realmente um tesouro raro. Eu só li sobre isso em livros antes, e nunca imaginei que eu pudesse ver a coisa real na casa de Vossa Alteza hoje – é realmente um privilégio.”
Assustado, Qitan olha fixamente para Liu Tongyi. “Chanceler Liu, você está falando sério?”
“A coleção premiada de Sua Alteza é como seria de esperar – extraordinária.”, Liu Tongyi sorri.
Um sorriso radiante se espalha pelo rosto de Qitan, muito parecido com o desabrochar de uma noz-de-malva(6) encharcada.
Liu Tongyi se levanta e sai para ir ao banheiro. Qitan olha fixamente para ele, copo na mão, e bebe o vinho em um gole. ” Tio, tive uma ideia agora mesmo…”
Observando seus olhos brilharem com um brilho peculiar, intuo que ele está prestes a soltar algumas palavras peculiares.
Previsivelmente, Qitan gira a taça de vinho entre as palmas das mãos e continua olhando para o nada. “Agora, quando o chanceler Liu sorriu para mim assim… de repente eu pensei… se ele fosse uma mulher, eu definitivamente me casaria com ele!” Ele vira seu olhar intensamente fervoroso para mim. “Tio, você acha que estou me tornando… igual a você…?”
Por alguma estranha razão, a primeira imagem que vem em minha mente é a jovem consorte de Qitan, com apenas dezessete anos este ano e, pelo que ouvi, já grávida de oito meses.
“Você deve considerar isso com cuidado”, digo a ele.
Qitan aperta sua taça de vinho com força. “Não se pode ‘considerar’, tio. Eu nunca minto para você. E o Chefe Yun não é estranho – que escolha alguém tem quando se trata de algo assim?” Seu copo já está vazio, mas ele a leva à boca. “Agora mesmo, quando o chanceler Liu acenou com a cabeça assim e sorriu assim, meu coração simplesmente disparou e… foi e acelerou…”
Yun Yu fala: “Príncipe Dai, os sintomas de Sua Alteza compartilham algumas semelhanças com os de Price Huai.”
Eu encaro Qitan. “Seu coração acelerou, certo? Venha, eu tenho algo para lhe mostrar.” Alcançando minha lapela, pego um item e o seguro no alto.
“Este pedaço de jade foi tirado de um Khan estrangeiro quando meu pai saiu em campanha. Ele o apresentou ao Imperador Tongguang, então o Imperador Tongguang o concedeu em troca. Foi transmitido por gerações de tribos estrangeiras desde a dinastia Han. É inegavelmente autêntico.”
Meu sobrinho está com os olhos arregalados novamente, seu olhar firmemente colado ao jade na minha mão. “Tio…”
Aceno o ornamento de jade. “Seu coração está batendo mais rápido?”
Com os olhos cheios de entusiasmo aquecido, Qitan acena com a cabeça. “Sim.”
“Por acaso é o mesmo que sentiu quando estava olhando para o chanceler Liu mais cedo?” Eu pergunto.
As bochechas de Qitan ficam vermelhas, e ele acena com a cabeça novamente.
Escondo o jade de volta dentro da minha roupa e digo a ele solenemente: “Não se preocupe. Sua manga está intacta.”
●❯────────「⊙」────────❮●
Notas:
1.Xiyu fica nas regiões ocidentais , estados vassalos a oeste da passagem de Yumen.
2.Lu Buwei era um comerciante durante a dinastia Qin que acabou se tornando o grande chanceler do Qin Shi Huang (o primeiro imperador da China). Zhao Ji costumava ser sua concubina, mas ele a deu ao príncipe Yiren de Qin e ela acabou se tornando a rainha viúva Zhao, a mãe de Qin Shi Huang.
3.Um dos nomes de nascimento do fundador da dinastia Qin, o primeiro imperador de uma China unida, o Qin Shi Huang.
4.Uma espécie de argila fina, geralmente branca que é usada em cerâmica e refratários, como enchimento ou extensor, e na medicina especialmente usada no tratamento de diarréia.
5. Yin; a parte sombria de yin e yang.
6. Quando úmida, a polpa atinge oito vezes o volume original, formando uma forma irregular e a massa fica gelatinosa e avermelhada.
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.