Qiang Jin Jiu - Capítulo 06
Era um raro dia de sol em Qudu, o dia em que Shen Zechuan entrou no Templo Zhao Zui. A neve branca cobria os azulejos do palácio, com ameixas verdes espelhadas nas paredes vermelhas. A luz do sol brilhava através do beiral, lançando linhas oblíquas de yin e yang* diante de seus pés.
*O conceito de Yin e Yang representa forças opostas, como vida (yang) e morte (yin), masculino (yang) e feminino (yin), luz (yang) e escuridão (yin), etc. Aqui, ele simplesmente se refere a tiras de sombra e luz alternadas no solo.
Ele acabara de se recuperar de uma doença grave e estava magro a ponto de ser esquelético. Aos quinze anos de idade, seus sonhos passados e antigos eram como cinzas espalhadas por este vento frio cortante do norte no momento em que ele abriu os olhos.
Ge Qingqing desceu as escadas primeiro. Ele virou a cabeça para olhar para trás e disse: “Está ficando tarde.”
Shen Zechuan apoiou-se no pilar e lentamente desceu as escadas. Ele não estava acostumado nem com medo de ser exposto ao sol. A infantilidade da juventude parecia ter se pulverizado em meio à palidez de seu rosto. Além da fragilidade da doença, eles não podiam discernir mais nada em sua expressão.
Ji Lei estava esperando na entrada do Templo Zhao Zui com Xiaofuzi seguindo ao lado dele. Erguendo a cabeça para olhar para este antigo templo, Xiaofuzi se maravilhou: “Que templo magnífico e estranho. Realmente não parece ser o lugar para prender pessoas.”
“Você não conhece o seu passado.” Ji Lei disse: “O Templo Zhao Zui era originalmente um lugar para o clã imperial oferecer incenso. As ordens manuscritas do Senhor Guangcheng eram até oferecidas anteriormente em adoração no interior. Em seu apogeu, todos os monges eminentes do mundo se reuniram aqui, e o discurso intelectual em grande escala foi a última moda por um tempo.”
“Por que não ouvi nenhuma menção a isso nos últimos anos?” Xiaofuzi avaliou os portões do templo. “Está um tanto dilapidado. Não houve reparos nele por um longo tempo, não é?”
Ji Lei passou um momento se recompondo e disse: “Já se passaram vinte anos. O condenado Príncipe Herdeiro instigou as Oito Grandes Divisões de Treinamento de Qudu para planejar uma rebelião. Após a derrota de suas tropas, ele recuou aqui e lutou como uma fera acuada. No final, sangue respingou em toda a estátua de Buda enquanto ele cortava sua própria garganta para acabar com sua vida. A partir de então, o ex-imperador não colocou mais os pés em seu lugar. Ele retirou o nome do templo e o renomeou como Zhao Zui.”
“Oh, cara, vinte anos.” Xiaofuzi apertou a garganta como se isso fosse algo surpreendente para ele. “Eu nem tinha nascido ainda! Foi nessa época que Sua Excelência Ji acabou de se juntar aos guarda-costas imperiais, não foi?”
Ji Lei não respondeu. Ele se virou para trás e repreendeu. “Por que ele ainda não está aqui?”
Xiaofuzi ainda estava circulando em torno da tábua de pedra “Zhao Zui”. Quando terminou, perguntou a Ji Lei: “Mas também nunca ouvi falar de ninguém trancado lá dentro?”
Ji Lei pareceu aborrecido e disse: “Os presos são todos os ministros do secretariado envolvidos no caso do Príncipe Herdeiro condenado. Os clãs de funcionários civis e comandantes militares envolvidos foram todos executados. Aqueles que permaneceram são poucos e distantes entre si. Já se passaram vinte anos, quem ainda se lembraria?!”
A carroça de prisioneiro chegou até eles. Ge Qingqing prestou reverências a Ji Lei e disse: “Excelência, eu o trouxe aqui.”
“Mande-o entrar.” Ji Lei então disse a Shen Zechuan: “Depois da despedida de hoje, provavelmente não teremos a chance de nos encontrarmos novamente. A magnanimidade do Imperador não conhece limites. Você deve se lembrar disso com gratidão pelo resto de sua vida.”
Shen Zechuan fez ouvidos moucos ao entrar no Templo Zhao Zui. Aquela porta vermelha com tinta descascando se moveu com um estrondo alto. Ele ficou no meio e olhou para Ji Lei. Ji Lei ficou desagradado com o olhar dele e estava prestes a perder a paciência quando viu Shen Zechuan exibir um sorriso no rosto limpo.
Ele ficou louco.
Ji Lei pensou subconscientemente. Mas então ele ouviu Shen Zechuan dizer:
“Vossa Excelência Ji.” Sua voz estava calma. “Nós nos encontraremos novamente.”
A porta vermelha fechou-se com um “estrondo” e levantou uma nuvem de poeira. Xiaofuzi cobriu o nariz e tossiu enquanto recuava repetidamente. Mas então, ele viu Ji Lei parado imóvel onde estava.
Ji Lei só voltou ao normal depois de ser chamado algumas vezes. Ele rapidamente montou no cavalo. Com o sol brilhando em suas costas, ele xingou, “…Bah. Que sorte a minha!”
¤¤¤¤¤¤¤
Xiao Chiye estava cavalgando do outro lado da rua quando deu de cara com Ji Lei. Para provocar, ele riu e disse: “Velho Ji, você não está a serviço do imperador?”
Ji Lei olhou cobiçosamente para o corcel de batalha sob a virilha de Xiao Chiye e disse: “Eu tive que levar aquele criminoso sobrevivente sob custódia no templo hoje. Agora estou correndo para o palácio. Segundo Jovem Mestre, é um excelente corcel! Ouvi dizer que você mesmo domesticou?”
“Eu tinha tempo livre.” Xiao Chiye chicoteou o chicote com um estalo, e o falcão no céu rapidamente pousou em seu ombro. Ele disse: “Torturar falcões* e brincar com cavalos são todos os talentos que tenho.”
*熬 鹰 literalmente torturando falcões, é uma das maneiras de treiná-los, não permitindo que durma e torture até a exaustão para desgastar sua natureza selvagem.
“Depois de assumir suas funções após o ano novo*, você estará ocupado.” Ji Lei disse: “A última eminência de Qudu! Não estou de serviço amanhã. Que tal uma bebida juntos?”
Xiao Chiye disse: “Se o vinho não for bom, não vou.”
Ji Lei riu alto e disse: “Claro que é um bom vinho! Quem se atreve a convidar o Segundo Jovem Mestre se o vinho não é bom? Eu o chamarei em sua residência mais tarde para convidá-lo. O Príncipe Hereditário teria tempo para se divertir conosco?”
Xiao Chiye acariciou o anel de osso em seu polegar* e disse: “Meu irmão mais velho, hein? Ele não é fã de tais atividades. Por quê? Não é prestigioso o suficiente para você se eu for o único a ir?”
*Anel de polegar ornamental que geralmente é feito de jade, mas neste caso, é feito de osso. Também é tipicamente usado por arqueiros nos tempos antigos para proteger o polegar direito ao puxar a corda do arco.
Ji Lei disse apressadamente: “Não foi isso que eu disse! Segundo Jovem Mestre, está resolvido então.”
Xiao Chiye o cumprimentou e chutou o cavalo para ir embora. Mas antes de sair, ele pareceu se lembrar de algo e perguntou: “Como está aquele criminoso sobrevivente? Ele pode andar?”
“Ele pode andar.” Ji Lei respondeu. “Mas não com agilidade suficiente, pelo que vejo. Quantos podem realmente sobreviver aos açoites sem ferimentos posteriores? Ele tem sorte de poder andar.”
Xiao Chiye não disse uma palavra, enquanto esporeava seu cavalo e partia.
¤¤¤¤¤¤¤
Um pouco depois, o mensageiro entregou as refeições no Templo Zhao Zui. Shen Zechuan acendeu a lamparina a óleo, mas não tocou na comida. Pegando a lamparina a óleo, ele deu uma volta ao longo do pequeno corredor ao lado do salão principal.
A poeira estava se acumulando aqui há muito tempo. Algumas salas laterais nas alas haviam caído em um estado de degradação com as portas e janelas já podres. Shen Zechuan viu vários esqueletos que tombaram quando o vento soprou. Como não encontrou nenhuma criatura viva, voltou ao salão principal.
A estátua de Buda havia desabado e o altar do incenso era velho, mas ainda durável. O tamanho abaixo estava certo. Shen Zechuan pendurou um pano de cortina esfarrapado e deitou-se por baixo. O frio do chão fez suas pernas doerem. Ele suportou a dor e fechou os olhos para contar as horas.
Neve fresca começou a cair na segunda metade da noite. Shen Zechuan ouviu a coruja noturna piar duas vezes. Ele se sentou e abriu o pano bem a tempo de ver Ji Gang passar pela porta diante dele.
“Depois de comer,” Ji Gang abriu o embrulho de pano. “Pegue. Este lugar não protege do vento à noite. Está frio demais. Shifu tem medo de que você adoeça se dormir.”
Shen Zechuan olhou para o frango assado embrulhado em papel manteiga e disse: “Deve-se abster de carne quando está doente. Shifu, você pode ficar com ele.”
Ji Gang rasgou o frango assado para ele e disse: “Besteira! Este é o momento em que você deve comer até se fartar. Shifu gosta de comer a parte de trás do frango; mesmo em casa, é o meu favorito. Guarde para mim.”
Shen Zechuan disse: “Já que estou seguindo você, vou comer o que você comer.”
Ji Gang olhou para ele e riu. Ele disse: “Pirralho.”
Mestre e discípulo dividiram o frango assado entre eles. Ji Gang parecia ter crescido com a boca cheia de dentes de ferro enquanto mastigava até os ossos do frango em pedaços. Ele entregou a cabaça a Shen Zechuan e disse: “Beba um pouco de vinho se você realmente não aguenta o frio. Mas não beba muito. Apenas beba de acordo, assim como seu irmão.”
Eles não mencionaram Zhongbo, Duanzhou ou mesmo o Sumidouro Chashi atualmente. Shiniang e Ji Mu eram feridas não faladas que tanto o mestre quanto o discípulo compartilhavam. Ambos pensaram que tinham escondido muito bem, mas nunca perceberam que o sangue já estava escorrendo e que a dor era mútua.
Shen Zechuan tomou um gole e o entregou a Ji Gang.
Ji Gang não aceitou. Ele disse: “Eu parei. Shifu não bebe mais.”
O silêncio desceu no corredor. Sem o abrigo da porta, a neve caiu diante de seus olhos, tornando-se o único cenário nesta noite sem fim.
Ji Gang perguntou: “Por que você está atordoado?”
Shen Zechuan disse: “Shifu.”
“Basta dizer se você tem algo a dizer.”
“Eu sinto Muito.”
Depois de um longo silêncio, Ji Gang disse: “Não é sua culpa.”
Shen Zechuan cerrou o punho. Ele olhou para a neve como se as lágrimas fossem cair se ele piscasse. Sua voz falhou quando ele disse: “Você foi nos procurar em Chashi?”
Ji Gang inclinou-se lentamente contra o altar do incenso, enterrando seu corpo nas sombras. Era como se procurasse sua própria voz. Depois de muito tempo, ele disse: “Eu fui. Eu o encontrei.”
Ele o encontrou.
Ji Gang encontrou seu filho – todo coberto de flechas – na cova de neve. Ele saltou para dentro dele e atravessou aquelas pilhas grossas de cadáveres para desenterrar o corpo de Ji Mu.
Ji Mu tinha apenas 23 anos. Ele tinha acabado de ser promovido a Comandante de Esquadrão do Exército Guarnição de Duanzhou. Sua armadura era nova. No dia em que ele a colocou, Hua Pingting pendurou na fechadura um talismã de proteção para o filho. Quando Ji Gang o encontrou, ele estava roxo congelado junto com seus outros camaradas.
Shen Zechuan ergueu ligeiramente a cabeça e disse: “Shifu, sinto muito.”
Ji Gang já era velho. Ele bagunçou o cabelo branco e disse: “Ele é o irmão mais velho, não é? Isso é o que ele deve fazer. Tudo o que aconteceu não é sua culpa.”
A neve caiu por um momento.
Ji Gang se encolheu e disse: “Quem poderia imaginar que aqueles carecas Biansha viriam? Que ele se tornaria um soldado e iria para a frente da batalha é algo que não poderia ser evitado. Eu ensinei artes marciais a ele, e com esse temperamento dele, você pode muito bem matá-lo do que pedir para ele fugir. Ele mal podia suportar ver outros sofrerem e serem arrastados para baixo. Então, como ele iria, como ele fugiria?”
“Não é sua culpa ou dele. Shifu é o culpado. Eu bebia excessivamente. Sua shiniang me repreendeu por tanto tempo, mas eu nunca desisti. Quando a cavalaria chegou, não pude nem lutar direito. Nessa idade, sou velho e deficiente. Há muito me tornei inútil.”
A água pingou na cabaça. Shen Zechuan passou a mão e não disse nada.
“Velho e inútil.” Uma cabeça sorridente apareceu de repente por trás da estátua de Buda e disse: “Velho e inútil!”
Ji Gang pulou como um leopardo e gritou: “Quem está aí?!”
O homem descuidado gradualmente esticou o corpo e imitou Ji Gang. “Quem está aí?”
Quando Ji Gang ouviu essa voz claramente, ele pressionou Shen Zechuan para baixo e involuntariamente exclamou surpreso: “… Grande Mentor* Qi!”
*太傅 O Grande Mentor, ou Grande Tutor, costumava ser o encarregado de orientar o Príncipe Herdeiro.
O homem encolheu rapidamente a cabeça para trás. Chutando a estátua de Buda, ele gritou: “Não sou! Eu não sou o Grande Mentor!”
Ji Gang correu alguns passos atrás da estátua de Buda em sua perseguição. Quando ele viu o homem prestes a abrir caminho através de um buraco para fugir, ele não pôde deixar de atacar e agarrá-lo pelo tornozelo. O homem imediatamente soltou um guincho como um porco sendo abatido e gritou: “Vossa Alteza! Alteza, fuja rápido!”
Shen Zechuan cobriu a boca do homem e juntou forças com Ji Gang para carregá-lo de volta.
“Quem é?” Shen Zechuan perguntou.
“Você é jovem, então nunca ouviu falar dele.” A voz de Ji Gang estava trêmula quando ele pressionou o homem e disse: “Grande Mentor Qi, isso é ótimo! Você ainda está vivo! E quanto a Sua Excelência Zhou? Sua Excelência Zhou também está aqui?”
O Grande Mentor Qi era magro e pequeno. Ele não podia chutá-los, então ele olhou para eles e sussurrou: “Ele está morto, morto! Eu estou morto. Sua Alteza está morta. Todo mundo está morto!”
Ji Gang disse em uma voz pesada, “Grande Mentor, eu sou Ji Gang! O vice-comandante dos guarda-costas imperiais, Ji Gang!”
Ainda muito abalado, o Grande Mentor Qi, hesitante, ergueu o pescoço para olhar para o rosto de Ji Gang. Ele disse: “Você não é Ji Gang. Você é um espírito maligno!”
Ji Gang disse tristemente: “Grande Mentor! No vigésimo terceiro ano de Yongyi*, eu escoltei você até a capital. Foi aqui que Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro o conheceu e lhe deu as boas-vindas. Você se esqueceu disso também?”
*Este é o nome de uma época durante a qual um determinado imperador reinou.
Os olhos do Grande Mentor Qi brilharam enquanto ele delirava loucamente. “Eles mataram o Príncipe Herdeiro… Vossa Alteza!” Ele soluçou e disse: “Ji Gang, Vossa Excelência Ji! Salve Sua Alteza! O Palácio Oriental tornou-se alvo de censura pública. Que crime cometeu Sua Alteza?!”
Ji Gang, desanimado, soltou suas mãos e disse: “Grande Mentor… No vigésimo nono ano, Ji Lei se vendeu ao inimigo. Já fui expulso de Qudu. Nestes vinte anos, fui reduzido a um mero fugitivo da fraternidade marcial. Também tomei uma esposa e tive um filho em Duanzhou de Zhongbo.”
O Grande Mentor Qi olhou para ele sem expressão e disse: “… Sua Alteza se foi, mas o Neto Imperial ainda está por aí! Leve-o embora. Você, leve-o embora!”
Ji Gang não pôde deixar de fechar os olhos e disse: “No trigésimo ano de Yongyi, o Príncipe Herdeiro cortou a própria garganta e cometeu suicídio neste lugar. Ninguém do Palácio Oriental voltou com vida.”
O Grande Mentor Qi recostou-se e murmurou. “Isso mesmo, isso mesmo…” Ele soluçou como uma criança. “Como chegou a isso?”
Esta noite deixou Ji Gang mentalmente e fisicamente exausto. Ele disse: “Depois da separação das nuvens que se dispersam, dez anos se passaram como água corrente*. Quem poderia esperar que, quando nos encontrássemos novamente nesta vida, seria sob tais circunstâncias?”
*浮云 一 别 后, 流水 十年 间 Uma linha do poema Tang, Uma saudação no rio Huai aos meus velhos amigos de Liangchuan《淮 上 喜 会 梁州 故人》 por Wei Yingwu (韦应物).
O Grande Mentor Qi virou o corpo para esconder o rosto e disse: “Eles também trancaram você? Deixe-os matar! Deixe-os matar todos os literatos deste mundo.”
Ji Gang disse: “Meu discípulo está arcando com a culpa por seu pai.”
O Grande Mentor Qi disse: “Arcando a culpa por seu pai… Isso é ótimo. Quem é o pai dele? Ele não pode ter irritado Sua Majestade também, não é?”
Ji Gang suspirou e disse: “No ano passado, as tropas de Shen Wei foram derrotadas…”
Ele não esperava que o Grande Mentor Qi virasse a cabeça repentinamente ao ouvir as palavras “Shen Wei” e rastejasse de quatro em direção a Shen Zechuan. Ele perguntou: “Este é o filho de Shen Wei?”
Ji Gang teve um pressentimento e estava prestes a agir quando o Grande Mentor Qi o venceu e atacou. Tentando agarrar Shen Zechuan com seus dedos enrugados, ele disse selvagemente: “Shen Wei! Shen Wei matou Sua Alteza!”
De olhos afiados e ágil, Shen Zechuan já havia agarrado o Grande Mentor Qi pelos pulsos. Logo depois disso, Ji Gang agarrou o Grande Mentor Qi e disse: “Grande Mentor! Você quer que meu discípulo morra hoje pela mesma razão que o Neto Imperial morreu? Não importa quais crimes Shen Wei tenha cometido, não tem nada a ver com meu discípulo!”
O Grande Mentor Qi engasgou pesadamente e falou com a voz trêmula. “Já que ele é filho de Shen Wei, filho de Shen Wei…”
“Ele era filho de Shen Wei quando nasceu.” Ji Gang segurou o Grande Mentor Qi e de repente fez uma reverência. Ele continuou: “Mas depois ele se tornou filho de Ji Gang. Se eu disser uma única palavra de falsidade esta noite, terei uma morte terrível! Grande Mentor, você vai matar meu filho?”
Publicado por:

- Nahmin Park
- Hi baobeis, aqui é a Nahmin, a cadelinha N°1 do Hua Cheng, Au au! 🐶 Gosto de traduzir Danmei (BL) histórico com dois machos cabeludos se pegando e tendo bebês. Espero que curtam os meus trabalhos. Meus trabalhos são atualizados primeiramente no meu perfil do wattpad, por último mas não menos importante será aqui. Então para os sem paciência de esperar podem me procurar no Wattpad @NahMin_Park
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.