Imperial Uncle - Capítulo 9
No dia seguinte, vou ao palácio para relatar o castigo da princesa Huai a sua majestade e à imperatriz viúva.
Eu ia ver Qizhe primeiro, mas um jovem eunuco da corte me disse que Sua Majestade estava no escritório tendo uma reunião, então mudei o curso para ver a imperatriz viúva.
A imperatriz ouve como punirei a princesa Huai sem interrupção. Muito tempo se passa antes que ela suspire, e com os olhos semicerrados me diga: “Quando eu fiz esse casamento para você, foi porque eu achava que Li Yue era um homem honesto, então certamente sua filha deve ter sido educada com atenção – ela tinha que ser uma jovem bem-educada. Na época, Wang Qin e Yun Tang me confiaram seu desejo de casar uma filha com você. Eu deliberei entre essas três jovens; A filha de Wang Qin também era uma jovem adequada, mas não era tão bonita quanto esta da família de Li Yue. Com suas maneiras e sua aparência, apenas uma beleza poderia ser digna de você. A filha de Yun Tang tinha a aparência, mas ouvi dizer que ela não tinha um bom temperamento. Até mesmo o jovem Yun Yu com sua boca esperta tinha medo de sua irmã mais velha em casa. Além disso, Yun Tang é o grande tutor de sua majestade, vocês dois se qualificam como pares; se a filha dele se casasse com você, isso não confundiria a hierarquia? É por isso que, depois de toda a peneiração, Eu escolhi a filha de Li Yue. Quem diria que ela ficaria assim. Na verdade, eu estava enganada.”
Do meu assento inferior eu sorrio, pedindo desculpas. “Como poderia ser sua culpa. A maior parte da culpa pelas ações da princesa Huai é minha.”
Os olhos da imperatriz se abrem. “Absurdo. Como poderia ser sua culpa? Ela já não era íntima daquele guarda-costas quando estava na casa dos pais? Li Yue era um funcionário dedicado do governo. Como ele pôde ser tão tolo em casa – para ter uma filha assim!”
“Lorde Li estava ocupado com questões de governança. É compreensível que ele tenha negligenciado os assuntos domésticos. Além disso, quando a princesa Huai estava morando com seus pais, ela foi criada no pátio mais interno da casa – pode ser grosseiro dizer isso, mas qual jovem não anseia por amor? Ela era pequena na época, não sabia de nada, leu alguns poemas sobre os pobres eruditos e as mulheres nobres que encontraram seus finais felizes, conheceu um jovem e secretamente lhe deu seu coração. Essa história nunca foi nada fora do comum, e tenho certeza de que ela nunca passou dos limites. Uma vez que ela estivesse casada, ela seria capaz de esquecer a coisa toda. Mas como aconteceu, uma vez que ela se casou com a minha família,” fazendo uma pausa, eu abaixo minha cabeça e suspiro, “eu a negligenciei, é por isso que ela… eu realmente não a culpo.”
A imperatriz pega um lenço e enxuga o canto dos olhos. “Oh, Príncipe Huai, ouvir você, está me deixando tão triste. A princesa Huai não foi feita para ser abençoada com tanta sorte – você é generoso, tolerante e atencioso também. E para as mulheres você é… por que fez isso… que tal isso, vou fazer outro par para você, e ter certeza de encontrar alguém maravilhoso. Eu tenho uma prima mais nova da família dos meus pais, ela é como você, não é velha, mas ocupa um alto cargo na hierarquia familiar, dezessete anos este ano e ainda não noiva. Essa criança cresceu principalmente diante dos meus olhos; ela é bem comportada e inteligente, apenas talvez um pouco tímida. O zodíaco dela é compatível com o seu também. Por que não consigo alguém para trazer um retrato para sua casa amanhã? Você pode dar uma olhada.”
No meu coração, lamento; a guarda da imperatriz contra mim realmente não diminui um pouquinho. Todos esses anos fui casado com a princesa Huai, a imperatriz sempre mandava buscá-la duas, três vezes por mês para uma visita ao palácio. E agora a princesa Huai acaba de se juntar a um convento budista, e aqui está ela tentando impingir sua prima mais nova em mim.
Eu deliberadamente permaneço em silêncio por algum tempo antes de responder. “Se sua prima estiver disposta a se casar comigo, seria um grande privilégio, mas você conhece certas tendências minhas que são difíceis de falar. Para qualquer jovem, casar-se comigo serviria apenas para arruinar suas chances de uma boa vida…”
A imperatriz persevera. ” Acredito , príncipe Huai, que suas predileções são apenas uma extensão de não se limitar aos ritos, uma deficiência da juventude. Não há necessidade de você se preocupar, essa minha prima é obediente e gentil, ela nunca ficaria com ciúmes. Não importa o quão desenfreado você possa estar fora de casa, você ainda precisa de uma mulher em casa para manter o lugar, ajudá-lo a gerenciar as coisas. Algumas coisas são melhor feitas por mulheres. Príncipe Huai, você é filho único e, na sua idade, realmente deve considerar ter um herdeiro.”
Esse pouco de interesse próprio dela é calculado tão alto que posso ouvir as contas se quebrando em um ábaco – casar sua prima comigo significa que ela pode me vigiar dia e noite, e me dar filhos também, para que no futuro ela e a família dos pais também terá uma mão na minha propriedade.
“Muito bem. Obrigado por sua preocupação, parece que eu lhe causei muitos problemas novamente.”
O ponto mais forte da imperatriz é a perseverança. Mesmo que eu continue adiando ela, ela só vai me agredir incessantemente para que eu nunca tenha paz. Eu também posso dar a ela uma resposta superficial e me preocupar com isso mais tarde.
Como eu pensei, depois que eu disse isso, sua expressão clareou mais uma vez. Ela começa a me dar uma pilha de detalhes sobre sua priminha, e eu só consigo escapar depois de cerca de uma hora.
Quando chego novamente ao escritório imperial, Qizhe já terminou sua reunião. Um jovem eunuco da corte me leva para dentro. No momento em que Qizhe me vê, a primeira coisa que ele me diz é: ” Tio , você realmente é tão decisivo quanto uma tempestade, por ter resolvido tudo até ontem de manhã”.
“Dificilmente poderia ser chamado de ‘resolvido’. Eu apenas encontrei uma maneira silenciosa de abafar as coisas que poderia pelo menos salvar um pouco da minha reputação. A imperatriz está realmente mostrando grande solicitude por mim – ela estava apenas falando sobre me fazer outro casamento, prometendo uma das tias prima de sua majestade para mim.”
A expressão de Qizhe congela. “Você aceitou?”
” Eu desviei. Eu disse a ela que esse meu defeito é incorrigível, que eu estaria apenas atrapalhando a vida da garota sem nenhum propósito. Mas é difícil recusar a gentileza da imperatriz, então eu…”
Qizhe olha para mim de lado, os cantos de sua boca ligeiramente levantando. “Ah, então você veio até mim para abrir uma ação contra a mãe. Você queria que eu recusasse o noivado para você?” O cacho fino no canto de sua boca fala muito. “Você está realmente muito aliviado que a princesa Huai foi para um convento budista, não é?”
Eu permaneço em silêncio.
Qizhe dá a volta em sua mesa e se senta atrás dela. Tirando um pincel do pote, ele o vira várias vezes na mão. ” Eu poderia ir falar com a mamãe, mas como você vai me agradecer ?”
Eu me curvo. “Vossa majestade me mostra um grande favor, sua graça imperial é ilimitada, estou comovido às lágrimas.”
Qizhe bate levemente no queixo com a ponta do pincel. “Isso é tudo? Você é tão mesquinho.”
Bastante desconfortável, eu respondo: “Não é como se eu pudesse casualmente levar Vossa Majestade para jantar, e ultimamente Qitan tem emprestado tanto que estou quase sem dinheiro. Também não há itens maravilhosos que eu possa oferecer a Vossa Majestade.”
Qizhe gira o pincel. “Anteontem, eu vi um conjunto de esculturas em pedra de pêssego dos oito imortais em um banquete em seu salão principal. Foi muito original, muito divertido.”
Céus, este meu sobrinho imperador com certeza tem olhos aguçados. Ele estava cercado por camadas de eunucos naquele dia, mas de alguma forma conseguiu identificar uma coisinha tão pequena.
“Vossa majestade, que boa visão você tem. Eu nunca poderia ter adquirido um item tão inteligente. Foi um presente.”
“O que, você não suporta se separar disso, tio? Não poderia ter sido um presente do seu amante, poderia?
Assim que ouço a palavra ‘ tio ‘ sei que nem tudo está bem. Apresso-me a dizer: “Nem um pouco. Vou embrulhar adequadamente e entregar a Vossa Majestade assim que voltar.”
Só então Qizhe sorri para mim com satisfação.
Um pouco depois, me despeço. Eu já me virei quando a voz de Qizhe me chama novamente. “Chengjun.”
Eu viro minha cabeça. Qizhe se recosta em sua cadeira, me observando. “Não se preocupe. Enquanto eu estiver aqui, não deixarei uma nova princesa consorte cruzar seu limiar.”
Mais uma vez, eu me curvo. “Obrigado, majestade.”
Saindo do escritório imperial, ando devagar pelo caminho. Eu não sei por que, mas o jeito que Qizhe disse ‘Chengjun’ agora está me fazendo sentir estranhamente sentimental.
Lembro-me de que a primeira vez que Qizhe me chamou de Chengjun foi no primeiro dia em que ocupou a corte como imperador ao atingir a maioridade. Também era seu aniversário de quinze anos, e eu vim ao palácio com um cetro de jade[1] para parabenizá-lo. Era uma ocasião formal, e todas as cortesias foram observadas ao máximo. Depois que me ajoelhei para uma reverência, ouvi Qizhe dizer: “Chengjun, por favor, levante-se”.
Uma multidão de oficiais estava reunida no Salão da Suprema Harmonia[2] ; depois que essas palavras saíram de sua boca, um silêncio repentino caiu no salão.
Olhei para cima, mas apenas por pouco; Fiquei momentaneamente assustado.
Por um tempo, tudo ficou quieto. Então a imperatriz, que estava sentada ao lado, levantou-se. “Vossa majestade, como você pôde se dirigir ao príncipe Huai assim? Ele é o tio de sua majestade. Sob nenhuma circunstância alguém deve se dirigir aos mais velhos pelo nome!”
Qizhe franziu os lábios silenciosamente, um par de olhos brilhantes olhando diretamente para mim.
Apressadamente, eu sorri. “Não há necessidade de palavras tão pesadas, imperatriz. Sua majestade se dirigir a mim dessa maneira é uma demonstração de favor íntimo para comigo . Embora seja verdade que sou tio de sua majestade, antes disso, sou súdito de sua majestade. Se sua majestade está disposta a me chamar pelo nome, eu deveria agradecer a sua majestade por me mostrar tal favor.”
Mais uma vez eu me prostrei. “Obrigado, majestade.” Quando me levantei, vi que Qizhe ainda estava olhando para mim, mas havia uma sugestão de sorriso em seus lábios.
═════ ♢.✰.♢ ═════
Notas:
[1]: Os cetros de Ruyi Jade são ornamentais e não têm nenhum propósito aparente… exceto talvez como um coçador de costas.
[2]: Na verdade, ele acabou de dizer o grande salão, que é a abreviação do maior salão onde o imperador mantinha a corte. Mas esse seria o Salão da Suprema Harmonia se estivermos na dinastia Ming ou depois. (Estamos em uma dinastia imaginária.)
═════ ♢.✰.♢ ═════
Vick: Olá baobeis!
Mano eu to sacando algo e uma leitora tbm me apontou. O imperador parecer ter um certo interesse meio sus no tio hmmm? Sinto um leve cheiro de sentimentos não fraternais cof cof
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.