Imperial Uncle - Capítulo 8
Finalmente, a procissão de Sua Majestade está voltando para o palácio. Eu me despeço respeitosamente nos portões e, quando volto para dentro, me encontro um pouco instável em meus pés.
Faço uma pausa do lado de fora dos aposentos onde a princesa Huai é mantida, hesitando. Quero entrar, mas tenho medo de que, se ela me vir, fique ainda mais descontrolada, então me afasto para dar uma volta até o quartinho no pátio dos fundos onde He Zhong é mantido. Mas no momento em que chego à beira da galeria, me ocorre que algumas das empregadas da minha propriedade vieram a meu serviço através do meu casamento com a princesa Huai, e elas são bastante leais a ela; é difícil dizer qual delas pode ir dizer a ela amanhã, ‘Sua Alteza não veio vê-lo ontem à noite, mas ele foi ao quarto de He Zhong.’ Pode fazer as coisas ficarem ainda mais fora de controle.
Então eu me viro e começo a voltar, quando de repente me ocorre o pensamento: bem, então é melhor eu não ver nenhum deles.
Mas com toda a probabilidade, He Zhong foi acusado injustamente pela princesa Huai. Ouvi dizer que ele está trabalhando até os ossos desde que se juntou a nós, e não tem ganhado tanto assim. Agora ele está recorrendo a medidas tão drásticas como se jogar nas paredes e morder a língua – seria pouco caridoso da minha parte não o ver.
Se vou ver He Zhong, primeiro devo ir ver a princesa Huai.
Chego à porta da princesa Huai, e aí me ocorre outro pensamento: parece que se uma empregada lhe disser amanhã que ‘ontem à noite, depois que sua alteza veio vê-lo, ele foi imediatamente ver He Zhong,’ também seria bastante arriscado.
Eu estou diante da porta da princesa Huai, em pontas soltas. Ao meu lado, o mordomo-chefe Cao fala: “Vossa Alteza esteve pensando na princesa Huai todo esse tempo, posso dizer. Que as coisas entre você e ela chegaram a isso, realmente me faz sentir… — ele para e enxuga os olhos com a manga.
“É realmente. Dizem que ter a sorte de ser marido e mulher é um destino cultivado em um ciclo anterior de reencarnação. Mas, infelizmente, parece que nenhum de nós conseguiu boas ações suficientes em nossas vidas passadas.” Faço um gesto para a porta e digo ao mordomo-chefe Cao: “Vá então, abra a porta”.
Eu entro. A princesa Huai está deitada na cama, de frente para dentro. Na frente da cama, quatro empregadas estão vigiando para que ela não tente se matar novamente em um ataque de desespero.
As empregadas me cumprimentam e se retiram com muito tato, então o mordomo-chefe Cao gentilmente fecha a porta para mim.
Olho para a princesa Huai e não quero fazer nada além de suspirar. Eu não tenho ideia do que eu deveria dizer, mas não seria apropriado para mim não dizer nada também. Levo séculos para pesar minhas palavras. “Princesa Huai, você já desabafou o suficiente hoje, não?”
A princesa Huai zomba e se senta na cama. “Sua alteza, você não vai me perguntar exatamente quem foi o pai da criança?” Não digo nada. Ela me dá outra risada desdenhosa. “Vossa Alteza é muitas vezes propenso a assumir ares, mas agora eu acho que quando você está enfrentando uma crise você se transforma em uma tartaruga de ossos moles(corno)! Eu morreria antes de dizer quem é o pai da criança.”
“Isso é tão bom quanto me dizer que você incriminou He Zhong.”
A expressão da princesa Huai muda, mas então ela levanta a cabeça. “Você e eu somos os únicos aqui, não é como se estivéssemos no grande salão de julgamento do Ministério do Clã Imperial. E daí se eu te disser agora que mesmo que eu morra, vou arrastar He Zhong para isso?”
“Desde que meu coração saiba a verdade, isso é o suficiente.”
“E você até disse que não foi impuro com aquele He Zhong. Veja como você se preocupa com ele, alteza.”
“Se você insiste em pensar isso de mim, não há nada que eu possa fazer para mudar sua mente. Mas por que você deve fazer isso consigo mesma?
A princesa Huai se afasta sem dizer uma palavra.
Viro as costas para ela. “Sua majestade já me concedeu graciosamente permissão para decidir seu destino.”
Quando abro a porta, a voz da princesa Huai se eleva atrás de mim: “Vossa Alteza, a verdade é que eu te odiava desde antes de me casar com você, e ainda te odeio agora. Só fiz isso porque me recuso a aceitar minha sorte. Por que esse deve ser o meu destino?”
Abro a porta e, antes de sair, pergunto a ela: “É por isso que você partiu para piorar ainda mais o seu destino?” Com ela nesta condição, não há realmente nada que eu possa dizer a ela, então eu cruzo a soleira novamente.
Uma vez que estou do lado de fora, apesar de minhas dúvidas, decido ir para o quarto onde He Zhong está sendo mantido.
He Zhong também está deitado em uma cama. Alguns servos o vigiam de perto e, quando chego, eles se retiram depois de alguns cumprimentos. O mordomo-chefe Cao fecha a porta para mim mais uma vez.
Não tenho ideia se He Zhong está acordado ou inconsciente quando paro na frente de sua cama. ” Eu sei que isso não tem nada a ver com você – a princesa Huai incriminou você. Você sofreu uma injustiça. Eu sinto muito.”
A cabeça de He Zhong está envolta em camadas e camadas de gaze branca. Há um lampejo de movimento, e duas linhas de lágrimas escorrem lentamente dos cantos de seus olhos.
“Embora ainda não tenha provas, com certeza lhe darei uma explicação até amanhã.”
O mordomo-chefe Cao me pergunta depois que eu saio da sala: “Vossa Alteza, o que você acha… qual é a melhor maneira de investigar este caso?”
“Pegue aquelas empregadas pessoais que vieram com a princesa Huai da casa de seus pais e as tranque individualmente em salas de meditação. Diga a elas que, se nos disserem quem é o amante da princesa Huai, eu apenas matarei aquele homem, e não matarei a princesa. Se elas não nos contarem, então eu verei a princesa Huai partir em sua jornada para o submundo até amanhã.”
O mordomo-chefe Cao vai cumprir minhas instruções imediatamente. Antes de partir, não se esquece de acrescentar, brilhante, Vossa Alteza.
No dia seguinte, toda a verdade vem à tona: o amante da princesa Huai era um guarda em minha propriedade. Ele costumava ser um guarda na propriedade de Li Yue; depois que me casei, Li Yue me recomendou. Suspeitei que ele fosse um informante que a imperatriz encarregou Li Yue de plantar em minha casa, então aceitei a recomendação, deixando-o ficar aqui como guarda.
Ele já se foi quando enviamos pessoas para prendê-lo. Depois que a princesa Huai percebeu que estava grávida, ela foi até ele, implorando para que a levasse e fugisse. Em vez disso, ele deu a ela um pacote de ervas para aborto. Em outras palavras, ela estava chateada com ele, mas ela não queria colocar a culpa em seu amante, e então primeiro ela culpou seu destino, que foi o destino que fez ela e seu amante diferentes classes sociais para que eles não pudessem ter um final feliz. Então ela transferiu seu ódio para mim, aquele que a casou à força, selando assim seu destino.
Esses fatos me deixam um pouco azedo. A princípio, pensei que a princesa Huai pudesse ter mudado de ideia e se apaixonado por mim há muito tempo; um homem como eu deveria ser alguém com quem ela pudesse facilmente descansar suas afeições. Mas porque ela é uma jovem digna de uma casa nobre, ela achou muito embaraçoso para me dizer, e como eu detestava estar ciente de seus sentimentos, seu amor acabou se transformando em ódio. O ódio de ranger os dentes que ela me mostrou no dia anterior, e a maneira como ela persistiu em incriminar He Zhong, significava que ela estava com ciúmes, para ser franco. Sem o amor mais profundo, de onde vem esse ódio excruciante?
Nunca se poderia imaginar que a verdade é assim — além do espanto, não posso deixar de me sentir desanimado.
Mas por que ela deve arrastar He Zhong para isso?
Depois de ouvir que o guarda fugiu, a princesa Huai fica histérica novamente, mas um tipo diferente de histeria de ontem. Ela está chorando e rindo, apontando o dedo para mim e gritando. “É tudo culpa sua! Eu estava planejando terminar com ele depois de me casar com você! Pensei em me entregar a você, mas sua manga está cortada! Se sua manga está cortada, por que você se casou comigo? Te odeio! Eu queria que você estivesse morto! Vou dificultar a vida de cada pessoa de quem você gostar!”
Portanto, depois de toda aquela volta, tudo ainda é minha culpa no final.
Mas agora estou cansado demais para discutir com a princesa Huai, então apenas concordo com o que ela está dizendo. “Mm. É tudo culpa minha. Você comete adultério com um guarda, mancha o bom nome de outro, concebe um filho ilegítimo, além disso, prejudica a reputação da minha propriedade e arruína meu nome – mesmo que meu nome não precise da sua ajuda para arruiná-lo. Como você acha que eu deveria puni-la?”
A princesa Huai morde o lábio e, sem nenhum aviso, explode em lágrimas amargas e de coração partido.
Eu suspiro. ” Eu vou encontrar um convento budista para você então. Você pode ir comer um pouco de comida vegetariana e recitar alguns sutras, acalmar alguns, deixar o fardo de sua alma e enquanto estiver lá, esperar que a criança nasça, sã e salva.” Digo a ela com benevolência: “Não importa o que aconteça, a criança não fez nada de errado”.
Nesta fração de segundo, acho que mesmo que eu tenha me tornado uma tartaruga, sou uma tartaruga com uma auréola em volta da cabeça.
Depois do meio-dia, o Chefe Yun vem visitar. Ainda vestido com o traje da corte, ele está sentado em um pavilhão nos jardins, sorrindo de orelha a orelha. “Vossa Alteza é realmente uma tartaruga sábia. Sua magnanimidade não conhece limites.”
Quase perco a compostura de vergonha. “Chefe Yun, de repente fui assediado por uma calamidade na família, meu coração foi gravemente ferido. Eu deveria esperar um pouco de empatia de você.”
“Sem danos causados. Precisamos apenas encontrar alguns jovens bonitos para consolar Vossa Alteza por um tempo, e essas suas feridas graves serão curadas na segunda metade da noite. Yun Yu muda de assunto e me pergunta: “Isso me lembra – ouvi dizer que sua majestade veio visitá-lo pessoalmente na noite passada?”
“Ele fez. Eu tinha ido ver antiguidades com o príncipe Dai e o chanceler Liu, então não pude cumprimentá-lo quando ele chegou. Mesmo agora eu penso no evento com apreensão. Falando nisso, lembrei-me de algo que estava planejando dizer a você. Ontem, sua majestade… me perguntou algumas coisas, e a conversa tocou… na relação entre você e eu, Chefe Yun.”
Yun Yu levanta uma sobrancelha e diz: “Oh?” e apoia o braço no corrimão. Seus olhos estão brilhando, mas sua expressão não mudou; seu tom permanece tão leve quanto antes quando ele me pergunta: “E o que Sua Majestade disse sobre meu relacionamento com Vossa Alteza?”
“Sua majestade suspeita… que meu relacionamento com você também é esse tipo de relacionamento. Esta minha predileção é conhecida de todos; para sua majestade trazer isso à tona, sugere que outros estão prestando atenção. Agora é a hora de…” deixando algumas coisas não ditas, eu continuo, “Chefe Yun, por que você não fica longe de mim por um tempo? Temo que possa prejudicar seu bom nome.”
Sem dizer nada, Yun Yu simplesmente me encara, e depois de um momento ele abre um sorriso. “Acho que não há nada que valha a pena evitar. Minha reputação é como filho de um grande vilão, um vilão menor, não melhor que a sua. Este é o jeito que eu sou – quem se importa com o tipo de momento, eu farei o que eu quiser. A menos que… Vossa Alteza esteja preocupada que eu a arraste para baixo e deseje me evitar. Se for esse o caso, não vou mais ficar por aqui.”
Encontrando seu olhar, não posso fazer nada além de rir. “Chefe Yun, suas palavras são sempre impossíveis de refutar. Eu nunca poderia pedir para você não visitar. Já que você não está incomodado, continuaremos como antes.”
Para minha surpresa, Yun Yu não continua a conversa como costumava fazer; ele simplesmente se levanta para olhar as peônias do lado de fora do pavilhão. E logo, ele vira a cabeça e me encara de soslaio. “Sua majestade não estava errada. Em assuntos que podem ser considerados menos que castos, Vossa Alteza e eu compartilhamos alguns”.
Suas palavras me sacudiram para a xícara de chá sacudida na minha mão. “Chefe Yun, eu pedi desculpas a você dez mil vezes, e vou me desculpar novamente hoje. Aquela vez foi porque eu bebi demais e te confundi com outra pessoa. Espero que você seja tão generoso a ponto de me perdoar.”
Falando nisso, esse realmente foi meu único passo em falso em todos os meus anos de flor em flor. Lembro que começou com um convite para um banquete de Qili, que disse que tinha algo para mostrar a todos. Naquele dia, Qitan veio à minha propriedade para me fazer emprestar dinheiro, e então o mensageiro com o convite veio até aqui. Mas o convite foi feito apenas para Qitan – parecia que eu era o único que ficou sem ser convidado.
Eu disse a Qitan em tom de brincadeira, eu me pergunto em que raridade Qili conseguiu colocar as mãos, que ele não suportava deixar seu tio ver, e capitalizando o status que veio com a idade, eu fui junto com Qitan. Após nossa chegada à propriedade de Qili, meus outros sobrinhos, bem como aqueles jovens frequentemente em sua companhia, como Yun Yu e Wang Xuan, estavam todos presentes. Perguntei a Qili, o que você não poderia mostrar ao seu tio? Qili me olhou em silêncio, ergueu as mãos e bateu palmas.
Em pouco tempo, uma série de belas dançarinas loiras e de olhos azuis em roupas reveladoras graciosamente vieram diante de nossos assentos e começaram a dançar, balançando seus quadris com movimentos muito diferentes dos dançarinos de nossos estilos sino-turcos; com o tremor de seios macios, coxas expostas, fendas nas laterais de suas saias e bainhas subindo a cada movimento. Meus sobrinhos e os outros jovens estavam todos olhando fixos, enfeitiçados além da medida.
Não posso deixar de lamentar o quão rigorosa foi a educação dessas crianças; eles têm tão pouca experiência.
Qili me viu parecendo cansado. ” Tio, agora você sabe porque eu não te convidei, certo?”
Felizmente Qifei sabia como mostrar piedade filial, e ele pediu a um servo que trouxesse alguns pajens bonitos para servir para mim. Infelizmente, a maioria deles era muito jovem; Não gosto muito de meninos que ainda não atingiram a maturidade. Apenas um entre os pagens era um pouco mais velho, mal o suficiente para se adequar ao meu gosto. Sentei-me por um tempo, segurando sua mão. O balanço daquelas dançarinas estrangeiras estava me deixando tonto, então achei melhor me retirar para o pavilhão do jardim e beber em paz, com apenas um pagem ao meu gosto como companhia. Na tarde ensolarada, com algumas xícaras dentro de mim, comecei a sentir sono, então respirei um pouco no pavilhão.
Enquanto eu dormia, em transe, ouvi uma voz perto de mim chamando, sua alteza, sua alteza. A voz abriu caminho em meu ouvido, provocando-me até a distração; Eu apenas pensei que era o jovem me fazendo companhia, e pescando uma manga nas proximidades, eu o puxei contra mim para um beijo.
Perto, uma voz exclamou: “Aiyoh, oh não – o tio está segurando a pessoa errada!”
Só quando abri os olhos percebi a gravidade do meu erro. Aquele que foi arrastado para o meu colo acabou sendo Yun Yu.
Por mais sem vergonha que eu tenha sido, minhas bochechas ainda queimavam. Ainda bem que Yun Yu foi receptivo a tais provações. Ele se levantou, jogou o cabelo de volta no lugar e sorriu para mim. “Parece que você ficou confuso em seu sono, alteza. Você me confundiu com alguma beleza?”
Eu me levantei e corri para me desculpar. “Eu sinto Muito. Sinto muito.”
Yun Yu disse com um sorriso: “Nenhum mal foi feito. Foi minha culpa ter chegado tão perto mais cedo.”
Qili ficou na beira do pavilhão e bateu na palma da mão com um leque. ” Tio , da próxima vez que você arrastar alguém, não se esqueça de abrir os olhos antes de começar a arrastar.”
Com uma boca barulhenta como Qili como testemunha, tenho certeza de que aqueles que souberam dessa história e riram em particular não foram poucos. Pensando bem, até o jeito que Qizhe olhou para mim parecia um pouco estranho na época. É provável que ele também soubesse, e é por isso que ele disse o que disse ontem.
Lenta e deliberadamente, Yun Yu diz: “Parando para pensar, eu deveria ter agradecido a Vossa Alteza por mostrar tanta consideração por mim.”
Eu tusso, levando a xícara de chá aos meus lábios para uma bebida.
Yun Yu fica lá olhando para as flores. “Você está enviando a princesa Huai para um convento budista para uma reflexão tranquila, mas e He Zhong?”
“Ele sofreu uma injustiça e deve ser amplamente compensado. Pedi a Qili para arranjar um posto em uma academia de clássicos de algum tipo, e vou mandá-lo para lá assim que ele se recuperar de seus ferimentos. Agora é o momento de aproveitar a oportunidade para acrescentar algumas boas ações e benevolência ao meu nome. Será benéfico para o futuro.”
Yun Yu se vira para mim. “A conduta de Vossa Alteza está se tornando cada vez mais parecida com a de alguém que já está sentado naquele assento mais alto.” Minha mão faz uma pausa no ar e coloco minha xícara. Ele continua: “Não há motivo para preocupação, alteza. Ninguém mais está aqui.”
“Chefe Yun, algumas palavras são inapropriadas e não devem ser ditas.”
Yun Yu me dá um sorriso. “Certamente, alteza. Mas você não acha que deve haver algo por trás dessa coisa toda com a princesa Huai? Ela tornou o assunto público, como se quisesse minar sua reputação ao custo de sua vida. Pode até ser porque alguém lhe deu orientação. Quanto a He Zhong…”
“Eu sei. De qualquer forma, vou lidar com a situação em constante mudança com uma adesão constante aos meus princípios fundamentais.”
“Está ficando tarde. Bem, então, eu deveria estar a caminho.” Yun Yu começa a ir, então faz uma pausa enquanto passa por mim e abaixa sua voz para dizer: “Até a próxima noite no Pavilhão do Luar. Vossa Alteza, por favor, não hesite em vir devido a dúvidas sobre sua reputação – meu pai e Lorde Wang me encarregaram de passar essa mensagem. Além disso, você deve manter alguma distância de Liu Tongyi. Sei que Vossa Alteza não se aproximaria dele sem um plano, mas acho muito difícil lidar com ele e provavelmente será um obstáculo para você.”
“Sim, eu sei. Vou ser mais cuidadoso.”
Então Yun Yu sai; Sento-me observando sua silhueta se afastando até que ela desapareça em uma curva do caminho.
Yun Yu, Yun Yu: sucesso inicial, alta posição, poder na mão. Como uma peônia em plena flor, ele é praticamente inigualável. Tudo o que ele possui em sua idade já é raro para qualquer um ter.
O que poderia estar o atormentando tanto, para ele decidir conspirar em uma rebelião com seu pai?
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.