Imperial Uncle - Capítulo 16
Tradução e Revisão: ArTheoDor
Postagem: Vick_Queen
❛ ━━━━━━・❪ ❁ ❫ ・━━━━━━ ❜
No dia seguinte, finalmente tenho um dia livre para mim. Nem Sua Majestade me convoca, nem recebo visitantes.
Pode-se questionar o que está conosco às vezes; quando a agenda de alguém pensar é suficiente de coisas uma após a outra, tende-se a que nenhuma quantidade de sono é suficiente. À medida que se aproxima a hora de levantar, o desejo de voltar para a cama deitar-se um pouco mais que o tempo que dura para os servos trazer a água para lavagem é fundamental.
Mas em um dia como hoje, quando não há realmente nada para fazer, sem ninguém para perturbar meu sono, tento um pouco mais e permanente até o meio-dia e não consigo dormir mais, então eu saio da cama sem ninguém solicitar.
Depois do almoço, dou um passeio sozinho pelo pátio para digerir a comida. Sentindo-se um pouco solitário, coloco roupas casuais para passar meu tempo onde é mais provável que me encontre alguma diversão.
Há uma miríade(1) de torres e pavilhões em pequenas vielas, porém aqueles que alguém eu podem ir, com interesse específico, são poucos.
Isso porque minha preferência particular não é comum; os mais preferidos são homens mais jovens com vozes ternas e feições delicadas, mas para mim preferem um pouco mais velho. No entanto, eles chegaram à idade que eu prefiro, não há muitos que ainda não tinham um cliente.
Na verdade, realmente não me importo se alguém é virgem ou não. Porém, daqueles que são virgens, a menos que sejam especialmente renomados, a maioria não se atreverá a me fazer companhia. Isso pode ser por causa daqueles rumores de que eu sou extremamente difícil de agradar.
Não há nada que eu possa fazer sobre isso, mas não pense que sou uma pessoa exigente. Talvez eu possa ser um pouco exigente com a aparência e, dentro da Capital, quantos cortesãos, de alto nível pode haver? Mesmo quando vou ao bordel, sou mais solitário do que outras pessoas.
Vou à Casa do Crepúsculo, onde jogo Go com Chu Xun por algum tempo enquanto tomo algumas xícaras de chá.
Pode-se dizer que Chu Xun se tornou-se alguém que visitei muitas vezes nos últimos dois anos. Ele tem feições elegantes e delicadas, conversa bem e possui um temperamento agradável. Sempre sabe o que dizer e quando é apropriado falar, nunca adicionaria nada quando não é prudente falar. Mesmo entre os funcionários do Tribunal Imperial, aqueles que são capazes de tal já podem ser considerados bastante realizados.
Embora eu geralmente goste dele de qualquer maneira, no momento estou achando sua natureza particularmente valiosa. Pode ser porque estou me sentindo um pouco solitário hoje.
Na cama, acho Chu Xun ainda mais do meu agrado enquanto o seguro em meus braços. Afasto o cabelo de sua testa, úmido do suor de antes, e meio sério, meio provocante, pergunto a ele: “Por que você não volta para a propriedade comigo?
Chu Xun ri alto; sua voz ainda é um pouco lânguida. “Sua alteza, não é verdade que você nunca traz ninguém de volta para casa?”
“Isso é o que eu costumava fazer. Não é uma regra, em todo caso.” Sento-me na cama, observando-o. “Venha de volta comigo.”
Levantando-se, Chu Xun se aproxima de manto interno e um manto casual para colocar sobre seus ombros, e ele murmura seu consentimento.
Realmente vou levar Chu Xun de volta para minha casa. Em todos esses anos de idas e vindas a esse estabelecimento de quarto de prazeres, esta é a primeira vez que levo alguém comigo. Percebendo isso, de repente me sinto um pouco desamparado.
Ainda é de tarde, há algum tempo antes do anoitecer. Não queria chamar muita atenção, então vim em um pequeno palanquim. Agora que estou levando Chu Xun de volta comigo, parece um pouco apertado. Mas espremer assim com alguém, tem seu próprio apelo.
Chu Xun senta-se pressionado a mim. Ele me seguiu assim que terminou de tomar banho. Uma fragrância mal imperceptível de um banho fresco emana dele a cada sacudida do palanquim.
Com alguém ao meu lado, a quem posso tocar sempre que estendo a mão, a quem posso abraçar se desejar fazê-lo, alguém que me responderia se eu falasse, meu coração se sente mais cheio – nem um pouco como o jeito que me senti da última vez noite e durante toda esta manhã.
Tomando a mão de Chu Xun na minha, estou prestes a fazer algo mais quando o palanquim sacode e reduz, então para completamente.
Espero um momento antes de perguntar: “Qual é o problema?”
Lá fora, um dos meus atendentes responde: “Alteza, o caminho a seguir está bloqueado. Não temos certeza do motivo e já enviamos alguém para fazer perguntas.”
Logo, nosso batedor retorna. “O caminho está bloqueado porque o palanquim oficial do Grande Chanceler Liu parou bem à frente. Parece que alguém está lamentando sobre suas queixas contra o Tribunal na rua e parou o caminho do palanquim dele. A estrada inteira está congestionada”.
Imediatamente, empurro a cortina de lado. “É assim mesmo? Vou dar uma olhada.”
A Rua da Prosperidade é uma das ruas mais largas da capital e é um dos caminhos que muitos funcionários devem tomar na ida e na volta da assembleia do Tribunal. Nas raras ocasiões em que sua majestade acompanha a imperatriz viúva em seus passeios aos templos, para acender um incenso e oferecer orações ao Buda e assim por diante, eles também tomarão esse caminho precisamente por causa de sua largura. Pode-se espalhar ambas as procissões imperiais na estrada com espaço de sobra sem estar lotado.
E, no entanto, depois que desço do meu palanquim, meus olhos se deparam com um mar de cabelos negros. Homens, mulheres, jovens e velhos, todos plebeus, empurrados e amontoados em uma rua, completamente tomada, que pode estar a prova d’água.
A cacofonia da multidão é misturada com gritos de ‘por favor, não empurre’ e ‘por favor, fique longe do palanquim do Chanceler’ pela guarda da propriedade de Liu Tongyi. Mas se erguendo acima de tudo, ouve-se o clamor de um choro triste, não é mais do que as pessoas reclamando.
Ando em direção à multidão, e alguns dos meus atendentes gritam à frente: “Abra caminho para Sua Alteza, príncipe Huai!”
O barulho dos amontoados diminui bastante, e as partes da multidão revelam um caminho. Avanço um pouco mais e encontro Liu Togyi para diante de um palanquim. No espaço a frente, não muito longe dele, algumas pessoas com cabelos bagunçados, cobertos de sujeira e vestidos com trapos estão clamando muito, relatando suas amargas histórias de injustiça.
“… Chanceler, contando todas as cinco pessoas da minha família, nosso rancor pode encher um oceano! Meu pai continua na prisão, sua vida por um fio – Chanceler, por favor, você deve apelar em meu nome. O Magistrado do Condado de Quanzhou não tem respeito pelas vidas do povo sob sua jurisdição, a ordem natural proíbe…”
O homem que lidera este grupo rasteja alguns passos à frente, levantando um rolo de algo acima de sua cabeça. “Senhor Chanceler, aqui está minha queixa escrita, por favor, aceite e apele pela minha família!”
Sangue está escorrendo em fio pelo seu resto, fluindo livremente para baixo dos contornos incrustados de sujeira em seu rosto. O rolo de pano branco que ele está segurando está manchado de vermelho. É provável que seja uma carta escrita com sangue.
Não consigo evitar me intrometer: “Todos os dias às três horas e meia depois do meio-dia , o juiz Zhang Bing, do Tribunal de Revisão Judicial deve passar pela rua Auspiciosa. Em vez de fazer exigências sobre sua suposta alegação de injustiça ao Grande Chanceler Liu aqui, é melhor você se levantar agora e correr para essa outra rua para que possam parar o palanquim do juiz”
O homem olha para mim tremendo. Liu Tongyi se vira levemente para mim para fazer uma reverência. “Sua Alteza.”
Imediatamente digo a ele: “Não há necessidade disso, chanceler Liu. Acabei de passar por aqui e vim ver o que está acontecendo por mera curiosidade.”
Paro ao lado de Liu Tongyi. Ele diz ao homem: “Sua Alteza fala a verdade. Em vez de me entregar sua reclamação por escrito, você deve ir ao Tribunal de Revisão Judicial. Tenho uma ideia geral sobre as queixas de que fala. Uma vez que o tribunal aceite este caso, vou me certificar de ficar de olho e garantir que o Ministério da Justiça e o Tribunal façam uma investigação completa.”
O olhar do homem de repente se torna mais amargo, e ele ataca: “Chanceler Liu, como você pode fechar os olhos para essa injustiça? Pretende nos ignorar? Olhe para o povo de Sua Majestade, estamos sendo abertamente oprimidos por esses funcionários corruptos, para que burocratas imundos tratem nossas vidas como sujeito!”
“Dizer para você ir ao Tribunal de Revisão Judicial não é ignorá-lo. Você deve saber que os negócios do Tribunal Imperial devem ser conduzidos de acordo com as regras. Chanceler Liu compartilha o fardo de Sua Majestade em lidar com assuntos do Estado e, embora tanto o Ministério da Justiça quanto o Tribunal de Revisão Judicial estejam sob sua jurisdição, ele apenas supervisiona – ele geralmente não investiga os casos sozinho. Se ele aceitar a sua queixa agora, então esta queixa deve esperar até amanhã de manhã para passar pelas mãos de muitos administradores, documentos adicionais precisarão ser escritos e podem exigir vários carimbos oficiais. Mesmo na sua forma mais conveniente, demorará até amanhã ou depois de amanhã, podendo ser arquivado, aguardando uma investigação do Tribunal de Revisão Judicial. Você diz que seu pai está na prisão neste momento, com a vida por um fio; cada dia que isso se arrasta é mais um dia de perigo para ele. Então, por que não correr para a Rua Auspiciosa para parar o juiz Zhang antes das três? Uma vez que ele aceitar a queixa, o Chanceler Liu deixa claro que estará de olho no cado.”
Atordoado, o homem encara Liu Tongyi e em seguida se prostra violentamente novamente. “Obrigado pelo seu conselho, eu nunca vou esquecer essa grande bondade.” Ele levanta a cabeça ligeiramente e me encara com bastante gratidão. “Senhor Chanceler Liu, ouvi você chamar esse nobre de ‘Sua Alteza’. Eu me pergunto qual de alteza ele pode ser?”
Que raios ele está fazendo tentando descobrir qual é o meu título ao invés de correr para bloquear o palanquim de Zhang Bing?
Liu Tongyi responde a ele: “Este é Sua Alteza Príncipe Huai.”
Mais uma vez ele olha para mim, atordoado, seu olhar cintilando antes de voltar a se curvar: “Obrigado, Sua Alteza. Obrigado, Sua Alteza.”
Um homem e uma mulher atrás dele se prostram junto com ele. A reverência acabou, mas ele ainda não está com pressa de ir embora. Rastejando mais dois passos à frente, ele ergue a carta de sangue enrolada novamente. “Eu irei para a Rua Auspiciosa imediatamente, mas ainda assim gostaria que você lesse minha carta – eu imploro, Chanceler Liu, você deve apelar por justiça em meu nome!”
Liu Tongyi acena com a cabeça. “Eu irei”, e dizendo isso, ele dá um passo à frente.
De repente, estou achando tudo isso meio suspeito – já vi muitos casos de pessoas exigindo reparação em público e embora os detalhes dessa injustiça não sejam muito importantes, essas pessoas estão gritando por algo feroz, elas parecem bastante equilibrado; não fugiram para a rua em que o juiz aparecerá, em vez disso, continuam aqui. Eles não parecem preocupados em perder muito tempo aqui e perder Zhang Bing.
Será que eles acreditam que o caso certamente será anulado agora, já que o Grande Chanceler Liu já descobriu sobre isso?
Liu Tongyi já está se abaixando para pegar a carta de sangue. O homem ainda está olhando para baixo, ajoelhado. “Grande Chanceler Liu, sempre o considerei virtuoso, uma pessoa pública adequada, assim como o Lorde Liu.”
Uma de suas mãos segurando a carta se move abruptamente.
Com um sobressalto, percebo que algo está errado. Antes que eu possa pensar sobre isso, eu me joguei para frente, agarrando Liu Tongyi, eu grito: “Ransi, volte!”
No espaço de um raio, vejo um flash de luz fria correndo para o lado esquerdo do peito de Liu Tongyi. Só tenho tempo suficiente para protegê-lo com meu braço. Em um instante, algo atravessa o tecido e atinge meu braço direito.
O pandemônio se instala em nosso ambiente geral, mas realmente não estou pensando em nada disso. Liu Tongyi está firmemente protegido por mim, só não sei se foi ferido. Em uma torrente de emoções, pergunto a ele: “Ransi, ele atingiu você? Você está ferido em algum lugar?”
Liu Tongyi não me responde, está segurando meu braço direito. “O braço de Sua Alteza está ferido! Depressa, alguém venha fazer um curativo na ferida! Chame um médico!”
Há muito barulho ao nosso redor. Por sua vez, eu o seguro e insisto: “Ransi, você foi ferido ou não?”
Ele suspira levemente. “Sua Alteza, estou bem.”
Depois dele se mover e dizer essas palavras, volto lentamente a mim mesmo.
E uma vez que estou de volta a mim mesmo, chego à conclusão da impropriedade da situação; Liu Tongyi e eu tão próximos. Quando eu estava protegendo ele mais cedo, eu o protegi com força demais, e agora ele está segurando meu braço direito, é como se estivéssemos nos abraçando em público no meio da rua.
Quando percebo isso, de forma bastante lasciva, na verdade, encontro uma espécie de prazer arrepiante crescendo antes de solta-lo e me afastar dele.
Veja, meus atendentes têm mais tato do que a maioria – eles esperaram até agora para vir me apoiar , um de cada lado. Liu Tongyi também solta meu braço. Observo-o cuidadosamente; sua expressão pode ser serena, mas ele também parece profundamente preocupado.
Aiya! Em um momento de desespero, anteriormente, deixei escapar “Ransi” algumas vezes. Eu me pergunto o que ele vai pensar depois de ouvir isso.
Os três arruaceiros já foram amarrados pelos muitos atendentes ao redor, jogados prostrados no chão. O homem que é o líder está uivando no chão: “Liu Tongyi, e pensar que você atualmente conspira com um traidor como o príncipe Huai! Você herdou o nome Liu para nada! Você desonrou a reputação de sua família!”
Que absurdo!
Dou uma olhada nele: “Não é como se eu pegasse essa estrada todos os dias. Estava aqui por perto e aconteceu de eu passar. Você está dizendo que, de alguma forma, sabia que isso aconteceria e preparou uma faca com antecedência?”
O irmão assassino luta um pouco mais, mas não diz mais nada.
“Não precisa mais manter sua atenção. Quanto quem te incitou e o por que de ter vindo matar o Chanceler Liu, certamente alguém está esperando para ouvir seu relato no corredor do Ministério da Justiça”. Eu levanto meu braço esquerdo para os guardas. “Levem-os embora.”
Um dos meus atendentes que me apoiam fala imediatamente: “Sua Alteza é brilhante, de fato. Como um verme pequeno como esse espera enganá-lo?”
Eu rio modestamente. “Como você pode me lisonjear assim na frente do Chanceler Liu – é embaraçoso.”
Suspirando baixo, Liu Tongyi me diz: “É melhor você voltar para casa e chamar um médico para cuidar de suas lesões, Sua Alteza. Não fique mais aqui para se preocupar comigo. O que aconteceu hoje aconteceu porque eu fui descuidado, o que te causou–”
Interrompo suas palavras: “Chanceler Liu, se você quer realmente me agradecer, por favor, pare de falar assim agora mesmo.”
Nunca ousei criar esperanças tão extravagantes como ter a chance de segurar Liu Tongyi em meus braços. Hoje, de alguma forma consegui segurá-lo – mesmo que eu receba alguns golpes espetado, ainda vale a pena.
Liu Tongyi olha para mim; eu volto meu olhar para ele, e por um segundo, acho difícil descrever o que estou sentindo: “Mas… provavelmente você sofreu um susto ao ser barrado e o pânico o deixou um pouco confuso. A adaga ainda está em meu braço e você já chamou alguém para cuidar disso. É meio difícil tratar este ferimento”
Um pequeno sorriso finalmente se revela na expressão dele: “Dizem que perder a inteligência no campo de batalha nos causa pânico – eu entrei completamente em pânico.”
Alguns dos meus servos já foram atrás de um médico imperial, deixando apenas alguns para me apoiar de volta ao meu palanquim. Liu Tongyi e eu estamos caminhando juntos.
Eu digo a ele: “Chanceler Liu, você deveria ir para casa descansar. Eu vou ficar bem. Esta adaga é curta, só perfurou um pouco – veja, o antebraço e a mão estão bem. Assim que eu chegar em casa, terei um médico para retirar isso e adicionar um cataplasma e alguns curativos. Provavelmente estará curado em no máximo dez dias. É apenas uma ferida superficial.”
Ele está olhando para minha manga encharcada de sangue, e suas sobrancelhas se levantam: “Agora você é quem está sendo educado demais, Sua Alteza. Não importa, eu devo… devo ir com você, não pode haver mais atrasos. Por favor, apresse-se e embarque em seu palanquim.”
Quando estou prestes a assentir com a cabeça, meu atendente abre a cortina e o olhar de Liu Tongyi cai no interior.
Não posso fazer nada enquanto Liu Tongyi calmamente desvia os olhos calmamente. Desajeitadamente, começo: “…Chanceler Liu… eu …”
Liu Tongyi levanta as mangas em uma reverência: “…Mas como é inadequado para um estranho estar presente como eu estar presente enquanto Sua Alteza está recebendo tratamento de sua ferida, é melhor eu me resguardar. Sua Alteza, por favor, apresse-se para sua casa.
Tenho pouca escolha a não ser assentir com firmeza. “Então, já estou indo. Chanceler Liu, seria bom que você voltasse e descansasse um pouco também.”
Uma brisa fresca levanta a cortina, revelando uma pequena abertura por onde eu consigo ver o outro palanquim desaparecendo pela estrada.
Esta é a primeira vez que levo alguém de tal estabelecimento para minha propriedade. No caminho dessa brisa fresca, sinto-me terrivelmente desamparado.
* ♢.✰.♢ ═══
NOTAS:
1- Miríade: equivale a dez mil; número grande e indeterminado; quantidade exagerada e excessiva de algo.
Notas da Tradutora:
Chocada com esse final aqui… o que vocês acham?
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.