Fei Pin Ying Qiang - Capítulo 2 - Príncipe Chun
O pátio interno parecia completamente diferente do lado de fora. O grupo de mulheres que havia seguido Qi Yunruo anteriormente não o seguiu. Na verdade, além de Liusu e Xiao Siqing, as únicas pessoas que viajavam com ele eram um eunuco de baixa patente e duas criadas de primeira classe. Esses servos pararam quando o grupo estava em frente ao pátio. A residência em que Qi Niqun viveria de agora em diante. Suas especificações eram um pouco menos grandiosas do que as da residência do Príncipe, o pátio lótus.
Parado na entrada estava o mordomo, Eunuco Gao. Quando ele começou a andar, Eunuco Gao disse: “Pelas regras da propriedade, a princesa consorte terá sua própria residência. As duas consortes secundárias vivem juntos no oeste no pátio outono gelado, e as quatro consortes terciárias[1] vivem na residência dos fundos, no pátio ensolarado. Há também três concubinas regulares que moram juntas na Casa Tinglan. Além do príncipe, a princesa consorte tem o maior poder e a maior residência. Você também vai morar lá. “
Embora Eunuco Gao tenha dito isso, na realidade Qi Yunruo estaria morando no Pátio da ameixa de inverno por um pequeno detalhe técnico. Um pequeno jardim separava sua suíte[2] de duas casas no lado sul da câmara principal de Qi Niqun.
Qi Yunruo não prestou muita atenção, apenas ouvindo mas não prestando atenção a Eunuco Gao falando. O quanto ele realmente tinha ouvido era uma incógnita.
Por causa disso, Liusu lançou-lhe um olhar. Ela caminhou até o Eunuco Gao. “Nosso jovem mestre é jovem e descuidado. Que o Eunuco Gao, por favor, o aconselhe no futuro. ” Terminado de falar, Liusu tirou uma peça de prata de suas mangas e a entregou ao mordomo eunuco.
Depois de receber a prata, Eunuco Gao a guardou descuidadamente. “O jovem mestre terá duas pessoas cuidando de você em sua suíte. Incluindo a senhorita Liusu, haverá três servos. Já está tudo preparado. Este velho escravo[3] não irá mais acompanhá-lo. “
Qi Yunruo não viveria aqui por muito tempo. Seu nome havia sido adicionado à lista de dotes apenas recentemente. Como tal, não era incomum que a propriedade do príncipe não tivesse um lugar adequado para ele. Assim que sua irmã, Qi Niqun, se familiarizasse com a vida aqui, Qi Yunruo seria expulso de sua residência.
“Tenha uma boa viagem, Eunuco Gao,” Liusu disse enquanto ela o mandava embora.
Enquanto isso, Xiao Siqing examinou a primeira casinha. Duas criadas os saudaram por dentro. “Saudações ao jovem mestre.”
Exausto, Qi Yunruo sentou-se na cama fornecida para ele. Ele varreu seu olhar através dos servos sem dizer uma palavra. Então ele perguntou: “Quais serão minhas funções mais tarde?”
Xiao Siqing desenrolou o pergaminho programado e olhou: “Hoje não há muito o que fazer. No entanto, o jovem mestre deve acordar muito cedo amanhã para atender o príncipe e a senhorita mais velha pela manhã. E o seu eu honrado também deve usar uma roupa nova. “
Qi Yunruo perguntou: “Quando a senhorita mais velha entrará na propriedade do príncipe?”
“Em breve.”
Qi Yunruo não disse nada. Em seu coração se escondia uma espécie de medo e uma tristeza que ele não sabia como expressar em palavras. A cerca de um mês atrás, ao acordar todos os dias, ele seria bombardeado por essas duas emoções. Sua vida foi inexplicavelmente interrompida, ele agora não tinha certeza de como seguir em frente.
Os recém-casados logo chegariam ao pátio da ameixa de inverno, à câmara principal na frente. Qi Yunruo abriu a janela e olhou para fora.
E ele viu o Segundo Príncipe Imperial.
Depois que Li Chen entregou sua noiva na casa, ele fechou a porta atrás de si. Enquanto girava sobre os calcanhares, a caminho do banquete de comemoração, Li Chen sentiu como se alguém estivesse olhando em sua direção. Ele se virou novamente a tempo de avistar Qi Yunruo.
No momento em que seus olhos se encontraram, Qi Yunruo fechou a janela com força.
O banquete se estendeu, sons de alegria e risos permeando até mesmo as paredes da pequena suíte de Qi Yunruo. Ainda assim, ele foi capaz de dormir nos momentos mais barulhentos. Antes do amanhecer, Liusu o acordou. Já era hora de entrar na câmara principal.
Como ele havia dormido com suas roupas, o cabelo de Qi Yunruo estava levemente bagunçado, alguns fios soltos aqui e ali. Liusu o ajudou a escovar os cabelos. Ajudou-o a vestir uma nova roupa verde antes de partir.
Qi Niqun trouxe para a propriedade quatro criadas pessoais que a serviram desde a infância. Seus nomes eram Liubai, Liufang, Liuyue e Liuling. As quatro pareciam impressionantes, paradas do lado de fora da câmara principal. Assim que Liusu trouxe Qi Yunruo antes da entrada, ela o instruiu a pegar a bacia de água das mãos de Liubai.
Uma tosse suave pode ser ouvida de dentro da sala. Duas criadas altas abriram as portas por dentro. Entraram Liubai e as três outras criadas, com Qi Yunruo seguindo atrás. Liusu estava atrás dele.
Uma das criadas altas fechou as cortinas das janelas. Em seguida, ela manobrou em torno de uma tela divisória para o quarto principal. As cortinas vermelhas penduradas na cama, que serviam como mosquiteiros, ainda estavam fechadas. Podia ser vista a silhueta de uma única pessoa sentada ereta.
Liubai e as outras três criadas já tinham visto essa pessoa antes. Elas saudaram e disseram: “Prestando respeito a Vossa Alteza”.
Li Chen acenou com a cabeça. Vendo que Qi Yunruo não se mexia, Liusu o cutucou. Ele perdeu o equilíbrio. Jogou um pouco da água da bacia nos dois servos à sua frente. Qi Yunruo hesitantemente ergueu os olhos, então se lembrou de seus deveres. Rapidamente, ele deu alguns passos à frente e se ajoelhou ao lado da cama. Ele ergueu a bacia de água.
Li Chen não disse nada.
Se o mestre não falasse, ninguém mais ousaria. Os ombros de Qi Yunruo começaram a ficar rígidos e cansados. No entanto, Li Chen ainda não havia usado a bacia. Como tal, Qi Yunruo só podia cerrar os dentes e resistir.
Nesse momento tenso, Qi Yunruo ponderou desamparadamente sobre as ações de seu mestre. Ou melhor, a falta. Na opinião de Qi Yunruo, ele já havia cumprido seus deveres adequadamente. Ele deu uma espiada em Li Chen. Viu Li Chen abaixando a cabeça para olhar para ele. Em pânico, Qi Yunro baixou rapidamente o olhar.
“Quem é você?”
Essas palavras chocaram Qi Yunruo profundamente. Mais uma vez, ele ergueu o olhar, olhando atordoado para o homem diante dele. Esse homem tinha vinte anos, era bonito de uma maneira heróica e justa e tinha nariz alto. Seu olhar estava sério enquanto olhava para Qi Yunruo. Qi Yunruo ficou sem palavras.
Lu Xuan, uma serva que cuidava do príncipe desde a infância, ofereceu chá a Li Chen. Ela disse: “Este é o jovem mestre da família da princesa consorte.”
Li Chen acenou com a cabeça. “Todos vão embora. Não incomode a princesa consorte. “
Com certeza, o resto das pessoas na sala seguiram Li Chen para fora. Franzindo a testa, Liusu puxou Qi Yunruo para ficar de pé. Finalmente ele percebeu que todos haviam partido. Ele seguiu o exemplo. Por outro lado, Liubai e Liusu ficaram para trás, esperando Qi Niqun acordar do sono.
Manobrando para contornar o divisor de tela, Li Chen se sentou no pequeno sofá logo adiante. Desta vez, Qi Yunruo foi rápido no desempenho de suas funções, imediatamente ajoelhando-se diante do príncipe, a bacia de água erguida alto. Enquanto Li Chen lavava o rosto, os outros servos entregaram bacias de sal e enxaguatório bucal a Qi Yunruo para presentear Li Chen. Seus braços começaram a doer novamente. Depois que Li Chen terminou de escovar os dentes, ele olhou para Qi Yunruo mais uma vez.
Naturalmente, Li Chen o reconheceria. Levou apenas um olhar de ontem. Separado por cerca de dez metros, ele avistou um jovem adolescente rodeado por várias criadas. Essa visão era muito evidente.
Se uma acompanhante de dote fosse mulher, como irmã ou sobrinha da dona da casa[4], ela tinha a chance de se tornar uma consorte paralela no futuro. Por outro lado, como os homens não podiam dar à luz, as famílias aristocráticas freqüentemente enviavam alguns para a casa de suas filhas recém-casadas como parte de seu dote. Geralmente, esses homens eram deixados sem título. Sem mencionar que seus futuros estavam praticamente arruinados, apenas uma quantidade minúscula deles era apreciada por mestres poderosos. Embora seja possível que eles adquiram o oficialismo no futuro, as chances eram mínimas. Era difícil conseguir respeito, mesmo na chance ímpar de se tornarem oficiais.
Enquanto Li Chen sentia seus próprios pensamentos estranhos, quando pôs os olhos em Qi Yunruo pela primeira vez, sua impressão imediata foi a seguinte: Qi Yunruo não parecia esse tipo de pessoa.
Na propriedade de Li Chen, já havia um Ji Huan, um “convidado” da Consorte Secundária Ji. E que era gentil e cortês com os outros. Originalmente, Li Chen pensara em mandá-lo para fora da propriedade depois de algum tempo. O tempo gasto aqui não teria sido perdido se Ji Huan pudesse comprar alguns títulos e abrir algumas indústrias.
“Vossa Alteza, a princesa consorte despertou.”
Qi Yunruo pôs-se de pé, dando tapinhas nos joelhos para aliviar a tensão. Ele foi ficar ao lado. Então, em um momento fluido, Qi Niqun saiu lentamente de trás do divisor de tela.
Ela se transformou em uma pessoa diferente durante a noite. Ontem, enquanto ela usava uma grande coroa de fênix[5], embora parecesse bonita e requintada, o traje de noiva de uma princesa consorte parecia muito pesado e complicado para ela. Ela ainda tinha o comportamento de uma donzela. Agora seu cabelo estava penteado em um coque nuvem[6], um grampo longo inserido para manter o penteado junto. No final do grampo de cabelo balançavam três fios de pequenas pérolas. A gentileza de uma mulher casada substituiu o comportamento de uma donzela.
Li Chen ajudou pessoalmente Qi Niqun a se sentar. Então, o resto dos servos a saudaram. “Prestando respeito a Sua Alteza.”
A voz suave de Qi Yunruo não podia ser distinguida das outras.
Ele esperou que o casal terminasse de tomar o café da manhã. Terminada a refeição, como acompanhante de dote, ele os seguiria até o palácio imperial para prestar homenagem aos mais velhos. Antes que isso acontecesse, porém, Liusu o empurrou de volta para sua pequena suíte. Assim que eles entraram pela porta, ela disse: “O que aconteceu esta manhã?”
Sua voz traiu uma pitada de estranheza. “Não sei.”
Liusu se sentou. Ela sentiu que a maneira como o príncipe olhou para Qi Yunruo tinha sido estranha. Ela passou um momento pensando. “Não vamos nos preocupar com isso por enquanto. Primeiro, precisamos ajudar a senhorita mais velha a garantir uma posição segura na propriedade. Como tal, o Terceiro Jovem Mestre deve observar a expressão do príncipe cuidadosamente ao cumprir seu dever. “
Liusu, Liubai e as outras eram servas que a condessa Ziyang nutria por muito tempo. A propriedade do conde ainda tinha três: Liushang, Liuyue e Liugui. As quatro que acompanharam Qi Niqun já eram os melhores do grupo, embora não pudessem ser considerados bonitas. Dessas servas, Liusu era a mais jovem, e seu status era o mais baixo, de acordo com isso. O resto eram servas de primeiro escalão, treinadas pessoalmente pela condessa Ziyang.
Pensando-se como a mais talentosa do grupo, Liusu pretendia ser vista como muito leal à condessa Ziyang e a Qi Niqun. Por esse motivo, ela também era muito fria com Qi Yunruo e acreditava que poderia usá-lo para obter benefícios para si mesma.
Todos os pertences de Qi Yunruo caberia em uma carruagem. Além de Liusu e Xiao Siqing, ele também tinha dois baús, nem grande nem pequeno. O menor continha itens deixados por sua mãe. O maior foi dado pelo conde e continha roupas íntimas e pequenos enfeites.
Qi Yunruo sentiu como se não fosse morar aqui por muito tempo, então ainda não desempacotou as malas.
Suas duas casas estavam conectadas uma à outra. Eles não eram muito pequenos. Eunuco Gao convocou Xiao Siqing lá fora hoje, então havia apenas Liusu e duas servas em sua suíte. Ele agora tinha tempo para falar com elas.
Com os cabelos arrumados em dois coques pequenos, as criadas pareciam ter cerca de onze a doze anos. Eles saudaram Qi Yunruo. Em seguida, perguntou-lhes seus nomes e suas aspirações futuras.
Uma delas respondeu que seu nome era Xiao Shan. A outra revelou que seu nome era Xiao Jiu. Elas foram trazidos para a propriedade há dois anos e nunca haviam atendido os senhores antes. Ambas eram muito ágeis com as mãos. Xiao Shan mostrou a Qi Yunruo seu bordado de patinho, e Xiao Jiu estendeu o braço para mostrar a manga. Ela disse que estava aprendendo a costurar roupas.
Li Chen e Qi Niqun foram mantidos no palácio até o final do almoço. Na propriedade do príncipe, Eunuco Gao instruiu as pessoas a servirem sua refeição a Qi Yunruo. Dois pratos de carne e dois pratos de vegetais. Assim que a comida chegou, Qi Yunruo gesticulou para que as duas servas compartilhassem a refeição com ele. Essa ação levou Liusu a lhes dar uma olhada.
Os três devoraram a comida, sem deixar um grão de arroz para trás. Posteriormente, Qi Yunruo perguntou a Xiao Shan e Xiao Jiu sobre os assuntos da propriedade. Na propriedade do conde, já era difícil para notícias de fora entrarem no pátio da senhorita mais velha. Foi ainda mais difícil para ele. Portanto, Qi Yunruo ignorava completamente a situação aqui.
As duas criadas não sabiam muito. No entanto, elas ainda sabiam mais do que Qi Yunruo.
Segundo elas, Li Chen era o atual segundo príncipe do império. Ele nasceu da imperatriz e recebeu o título de Príncipe Chun e seu próprio palácio aos quinze anos de idade. Ele tinha vinte anos este ano. Três anos atrás, a filha mais velha do assistente de direito do ministro da Guerra, Ji Ru, casou-se em sua propriedade como consorte secundária. Há um ano, a filha do Especialista em Vinho do Sacrifício da Academia Imperial[7], Wei Qiang, também se casou na propriedade como consorte secundária.
O palácio imperial também concedeu quatro consortes terciárias de nascimento inferior. Dois da imperatriz viúva e dois da imperatriz. Além disso, havia três concubinas regulares, que o príncipe trouxera do palácio depois de receber sua propriedade.
Depois que Xiao Shan terminou de falar, ela fez uma pausa. Então, ela disse lentamente: “Este é apenas o pátio interno da propriedade, mas há outro lugar no pátio. É onde Ji Huan, um jovem mestre da família Ji, fica. “
“Hm?”
Liusu se aproximou, seu tom sério. “Não é o irmão mais novo da Consorte Secundária Ji?”
Xiao Shan acenou com a cabeça. “Uma vez, quanda babá[8] Cheng me mandou para a frente para entregar algo, eu o vi. Aparentemente, ele é o irmão ilegítimo mais novo da Consorte Ji, e está hospedado aqui nos últimos dois anos. “
Xiao Jiu balançou a cabeça. “Na verdade, é o irmão ilegítimo mais velho.”
“O que?” Xiao Shan não conseguia entender a implicação por trás das palavras de ua colega.
Embora Xiao Jiu fosse jovem, ela viu a situação claramente e tossiu uma vez. “O jovem mestre Ji veio aqui quando Consorte Ji engravidou. O pequeno mestre está agora com um ano e meio de idade. “
Uma carranca deslizou pelos lábios de Liusu, sua voz apenas um sussurro. “O filho mais velho do príncipe já é tão grande. A senhorita mais velha deve dar à luz um filho em breve. “
•——◤✧◥——•
Notas Explicativas:
[1]: 庶 妃. Shufei ou consortes terciários, uma categoria abaixo de ce fei, ou consortes secundários.
[2]: É como uma suíte nos tempos modernos, exceto sem cozinha e banheiro todos juntos. Na China antiga, para cada pátio, a sala de jantar, o quarto e a sala de estar ficavam em um único cômodo. Lembre-se de que cada dono da propriedade (marido, esposas, filhos e às vezes concubinas) terá seu próprio quintal na propriedade. Já que Yunruo não é um mestre, ele só consegue uma pequena suíte que faz parte do pátio de sua irmã. Muito provavelmente, é uma sala originalmente destinada a empregados.
[3]: 老奴. Lǎo nú. Como os servos mais velhos se referiam a si mesmos quando se dirigiam a um superior.
[4]: Na maioria das vezes, uma acompanhante dote seria a irmã ou sobrinha da noiva.
[5]: 凤冠. Fèngguān. É como uma coroa que as noivas usavam no dia do casamento na China antiga.
[6]:
[7]: A Academia Imperial é a instituição nacional central de ensino superior nas dinastias chinesas após o Sui. Foi a mais alta instituição de pesquisa e aprendizagem acadêmica no sistema educacional tradicional da China, com a função de administração da educação. O trabalho do especialista em vinho sacrificial era servir vinho durante os sacrifícios durante a China antiga.
[8]: Nem sempre literalmente uma babá, mas um termo usado para empregadas mais velhas.
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.