Love Is More Than A Word - Cap.01 - Pt.02: O Novo Magistrado
- Início
- Todos Projetos
- Love Is More Than A Word
- Cap.01 - Pt.02: O Novo Magistrado
°
°
°
O suor frio em Cui Jiong escorreu em um instante.
Desde o tempo em que o ex-magistrado estava em posse até o momento em que entregou os assuntos do yamen do condado a Cui Jiong com plena autoridade, ele estava acostumado a entrar e sair do yamen do condado, como se estivesse pisando em seu próprio quintal. Como ele poderia pensar em algo como reportar antes de entrar? Cui Jiong estava com pressa esta manhã e ele realmente esqueceu que havia um novo magistrado. Até o porteiro também não se lembrava disso. Que azar. Ele acabou de ser pego em flagrante pelo novo magistrado!
Ele se curvou e inúmeros pensamentos passaram por sua mente. Por fim, ajoelhou-se e disse: “Excelência, por favor, castigue este servo por ultrapassar seus limites.”
Tao Mo ficou chocado com isso. Quando ele estava prestes a perguntar por que Cui Jiong se ajoelhara, ele viu Lao Tao e alguns outros chegando. Tao Mo imediatamente o chamou e perguntou: “Lao Tao, onde você esteve tão cedo pela manhã?”
Cui Jiong viu que Tao Mo não estava nem um pouco preocupado com ele. Em vez disso, ele se concentrou em seu servo pessoal e, por causa disso, Cui Jiong imediatamente se sentiu muito desconfortável. Suas qualificações e registros de serviço no condado de Tan Yang eram ainda maiores do que alguns dos magistrados anteriores do condado. Ele era o verdadeiro tirano local. Todo novo magistrado do condado que assumisse o cargo e não se esforçasse para conquistá-lo teria medo de causar problemas e tornar sua posição instável. Isso foi exatamente um espinho na carne. Este magistrado recém-nomeado queria mostrar sua autoridade em seu primeiro encontro.
Muito bem, desde que você já fez isso no primeiro dia, então não me culpe por fazer um movimento 15 dias depois!
Ele já havia começado a planejar como dar uma lição a Tao Mo.
Quando o Élder Lao Tao entrou no salão, ele viu o homem ajoelhado. Ele não pôde deixar de ficar surpreso e perguntou: “Quem é esse?”
Tao Mo respondeu: “Ele é o atual funcionário do condado, Cui Jiong.”
Cui Jiong sentiu-se bastante envergonhado. Ele tinha sido o funcionário oficial do condado por um longo tempo, e esta foi a primeira vez que ele se ajoelhou no chão e foi encarado pelas pessoas.
Lao Tao perguntou então, espantado: “Por que ele está ajoelhado no chão?”
Tao Mo honestamente sacudiu a cabeça e respondeu: “Eu também não sei.”
Por causa disso, Cui Jiong secretamente bufou com frieza.
Lao Tao sabia com certeza que devia haver uma razão para isso, mas não era bom perguntar sobre isso diretamente. Ele só disse: “Você ainda não ajudou o funcionário a se levantar.”
Tao Mo inclinou-se para ajudá-lo. Sua mão mal tocou as mangas de Cui Jiong, pois Cui Jiong se levantou sozinho.
Tao Mo virou-se para os outros que Lao Tao trouxe hoje com ele. Ele apontou para eles e perguntou: “Quem são eles?”
“Os novos servos.” Lao Tao disse: “O yamen também precisará de pessoas para limpar sua fachada.”
Cui Jiong originalmente veio ao yamen esta manhã cedo para cuidar deste assunto, mas agora que Lao Tao cuidou disso, ele poderia deixá-los fazer o trabalho sozinhos.
Tao Mo perguntou ansiosamente: “Por que tantos?”
Lao Tao respondeu: “Será muito mais trabalho se contratarmos menos.”
Tao Mo suspirou: “Ainda não sabemos quando posso receber meu salário.”
Falando em salário, Cui Jiong ficou enfurecido em seu coração.
Tradicionalmente, a Corte Imperial emitia prata todos os anos para os oficiais, o que equivalia ao envelope vermelho do Ano Novo. No entanto, como o ex-magistrado havia morrido no começo do ano, e Tao Mo ainda não havia sido nomeado oficialmente, eles não conseguiram nada disso. Cui Jiong perguntou aos funcionários oficiais dos condados vizinhos e eles disseram que sua prata havia sido emitida há alguns dias. Ficou claro que havia prata, mas foi para as bolsas da família de outras pessoas.
Lao Tao levou os servos dali, deixando tanto Tao Mo como Cui Jiong no salão principal. Eles, impotentes, olharam um para o outro.
Depois de alguns momentos, Tao Mo começou a falar primeiro: “Você já comeu?”
Cui Jiong respondeu: “Sim, eu já fiz minha refeição.”
Tao Mo soltou um suspiro e disse: “Eu ainda não fiz. Que tal comermos juntos?”
Cui Jiong franziu os lábios e disse: “Eu disse que já comi.”
Tao Mo perguntou novamente: “E o almoço?”
“…”
Cui Jiong respondeu desamparado: “Ainda não.”
“Vamos comer juntos.”
Eles comeram arroz mole com picles. Cui Jiong bebeu devagar, e o leite de soja estava tão bom que ele tomou todo o espaço em sua barriga.
Tao Mo ficou satisfeito.
“Jovem Mestre, é delicioso?” A cabeça de Hao Guozi subitamente saiu de fora da janela.
Tao Mo respondeu: “Pergunte ao funcionário oficial Cui.”
Cui Jiong estava completamente cheio. Com muita dificuldade, ele disse: “Sim, o gosto é muito bom.”
Hao Guozi ficou contente ao ouvir isso e depois disso, fechou a janela.
Cui Jiong perguntou: “A pessoa agora é…”
“Meu servo pessoal.” Tao Mo respondeu.
“Vossa Excelência, você deve ter vindo de uma família de estudiosos pertencentes a uma família altamente culta”, comentou Cui Jiong.
“Você está falando sobre caligrafia e pintura?” Tao Mo perguntou.
Cui Jiong: “Oh? Você é bom em caligrafia e pintura?” Cui Jiong respondeu com uma pergunta.
“Não, eu não sou”, Tao Mo respondeu.
“Você está sendo modesto, Excelência.” Claro, Cui Jiong sabia que ele comprou sua posição como magistrado do condado.
“Entre tantos versos famosos dos antigos, só me lembro de um.”
“Qual?”
“Além de ler, um estudioso não é bom em outra coisa.”
Cui Jiong aceitou isso de bom grado. Ele veio de uma família com formação em artes marciais, mas como não teve bom desempenho durante o exame provincial imperial, ele foi transferido para trabalhar como funcionário oficial do condado. Era o mesmo que comprar um cargo oficial, mas ele sentia que ele era realmente um homem capaz de gerenciar esse papel, então ele geralmente não gostava daqueles que usavam o arcaísmo o tempo todo e pensavam em si mesmos como eruditos nobres e virtuosos. Acima de tudo, havia apenas alguns estudiosos no condado de Tan Yang. No entanto, cada um desses estudiosos tinham línguas mais afiadas do que uma faca.
Quando Tao Mo viu que Cui Jiong de repente não falou, ele não pôde deixar de perguntar: “Há algo de errado?”
“Nada, acabei de me lembrar de um caso”, respondeu Cui Jiong.
“Caso?” O humor de Tao Mo foi agitado, “Que caso?”
Originalmente, Cui Jiong estava falando bobagem. Agora, desde que ele estava sendo perguntado assim, que caso ele apresentaria? Ele tinha que responder a essa pergunta. Ele pensou sobre isso e finalmente disse: “Foi um caso de alguns anos atrás. Uma mulher cometeu adultério e matou o marido.”
Tao Mo ficou intrigado e perguntou: “Por que razão você se lembra desse caso?”
Cui Jiong respondeu: “O marido daquela mulher era açougueiro. O adúltero era um estudioso local. Após o incidente, alguns amigos do estudioso o defenderam. No final, apenas a mulher foi condenada e o acadêmico permaneceu impune pela lei.”
Tao Mo franziu a testa: “Será porque o estudioso não sabia do incidente?”
“Como uma mulher pode matar um açougueiro sozinha? Era claramente um sofisma escapar e colocar a culpa nela.” Cui Jiong bufou friamente e acrescentou: “Esses litigantes pensaram que leram alguns anos de escritos e não tiveram problemas em discutir, então ficaram enfurecidos. Era realmente irritante ver como eles tratavam a corte como um lugar para brincar, confiando em suas línguas eloquentes para virar de um lado para o outro e enganar os ignorantes.”
Tao Mo o ouviu falando indignado sobre a injustiça, mas estava confuso. “De quem você está falando?”
Cui Jiong desajeitadamente fechou a boca. “Vossa Excelência, você os conhecerá depois de ficar no Condado de Tan Yang por alguns dias.” Depois de dizer isso, ele tomou um gole de mingau de arroz. Então ele soltou o que lhe veio à mente e não esperou que Tao Mo insistisse que ele ficasse, depois saiu apressadamente.
Depois que ele saiu, Lao Tao bateu na porta e entrou.
“Jovem Mestre, eu verifiquei o magistrado assistente do condado e os postos de registradores oficiais, estão todos vagos. Por enquanto, o funcionário oficial mantém esses dois postos simultaneamente.” Lao Tao olhou para a tigela vazia sobre a mesa e disse: “Jovem Mestre, agora mesmo, por que ele se ajoelhou na sua frente?”
“Eu também não sei.” Então Tao Mo contou ao Élder Lao Tao todas as coisas que conversou com Cui Jion depois que ele o conheceu, uma por uma.
Lao Tao franziu as sobrancelhas ao ouvi-lo, e então disse: “Temo que ele possa ter entendido você errado.”
“O que ele entendeu errado?”
“Não importa.” Ele acenou com a mão. “Ele não é tão importante aqui. Os mais importantes são os litigantes de que ele falou.”
“Litigantes?”
Lao Tao respondeu: “Isso mesmo.Os dois litigantes mais famosos do mundo, o Mestre Lin Zhengyong e o Mestre Yi Chui, ambos viviam em reclusão em um distrito pesqueiro sob a jurisdição do Condado de Tan Yang.”
Os olhos de Tao Mo brilharam.
Lao Tao balançou a cabeça e disse: “Jovem Mestre, você não deve esquecer o que o Mestre disse a você antes de sua morte. Se você puder ser um bom oficial a quem todos louvam, essa será a melhor recompensa para o espírito do Mestre no céu.”
Ao ouvir isso, os olhos de Tao Mo que estavam cheios de luz escureceram lentamente.
“Depois que os dois litigantes famosos viveram em reclusão, eles atraíram um número de litigantes que vieram pedir para serem seus discípulos. Com o passar do tempo, esse lugar se tornou o maior ponto de encontro para todos os litigantes do mundo.”
Lao Tao também franziu a testa quando ouviu a notícia. Isso explicava por que Tao Mo não tinha visitas de pessoas que queriam construir conexões sociais com ele. Obviamente, para ser designado para um condado tão rico e próspero, era realmente um problema que ninguém se atrevia a tocar.
Tao Mo então perguntou: “Então, esses litigantes são contra as autoridades locais?”
“Não devemos agrupar questões diferentes.” Lao Tao disse imediatamente: “Os bons litigantes obviamente estarão na mesma linha que os bons oficiais.”
Tao Mo sorriu com alegria e disse: “Sim. Então, vamos falar sobre isso, tê-los aqui é uma bênção para o condado de Tan Yang.”
Lao Tao queria dizer alguma coisa, mas, no final, não teve coragem de enfraquecer o entusiasmo de Tao Mo.
Embora os bons litigantes estivessem na mesma linha dos bons oficiais, antes que Tao Mo se tornasse um bom oficial que fosse verdadeiramente respeitado e reconhecido pelo povo, era muito provável que não apenas bons litigantes não o ajudassem, mas também aqueles litigantes com as más intenções o suprimam em todos os aspectos.
Dizia-se que o motivo da morte prematura de Zhang Jingyuan não estava relacionado à depressão prolongada.
Tendo essas coisas em mente, o Élder Lao Tao suspirou. “Este assunto termina aqui.” Eles só podiam dar um passo de cada vez.
Depois de apresentar Tao Mo aos novos servos e deixar que Hao Guozi organizasse suas tarefas diárias, Lao Tao convidou Tao Mo para uma caminhada.
Como magistrado do condado, ele precisava ficar familiarizado com cada folha de grama e cada árvore em sua jurisdição.
Eles se familiarizaram primeiro com as ruas e andaram pela estrada de leste a oeste.
Quando terminaram de caminhar, o céu já estava escuro.
Assim que Lao Tao notou que a pele de Tao Mo estava pálida, ele de repente se lembrou de que Tao Mo acabara de se recuperar da doença, por isso se culpou secretamente por ser radical demais. Ele então sujeriu: “Que tal se procurarmos uma casa de chá primeiro e voltarmos depois de jantar?”
Tao Mo, cuja barriga faminta estava resmungando como um tambor, imediatamente concordou com sua oferta.
Eles se aproximaram de uma casa de chá com uma fachada florescente.
Assim que entraram pela porta, ouviram um sujeito com uma voz alta. Ele ficou no meio do corredor e gritou: “Por apenas três moedas de cobre, você pode descobrir como o novo magistrado se parece agora!”
Publicado por:

- Nahmin Park
- Hi baobeis, aqui é a Nahmin, a cadelinha N°1 do Hua Cheng, Au au! 🐶 Gosto de traduzir Danmei (BL) histórico com dois machos cabeludos se pegando e tendo bebês. Espero que curtam os meus trabalhos. Meus trabalhos são atualizados primeiramente no meu perfil do wattpad, por último mas não menos importante será aqui. Então para os sem paciência de esperar podem me procurar no Wattpad @NahMin_Park
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.