Joyful Reunion - Capítulo 12
Ao cair da noite, o crepúsculo atrai a sombra de Lang Junxia em uma longa, longa linha; a pouca luz do sol que sobrou flui de fora das paredes, parecendo um farol de fogo além das fronteiras, manchando os tijolos pretos.
“Lang Junxia! Lang Junxia-! ” Duan Ling corre pelo corredor em direção a Lang Junxia, gritando: “Meu pai está de volta!”
Lang Junxia dá um leve sorriso, voltando-se para Duan Ling. Ele concorda.
“Ele…” Duan Ling tem corrido tanto que está sem fôlego, e fica parado ofegante.
“Eu sei.”
“Mas ele disse que seu sobrenome é Li e o meu também. O nome dele não é Duan Sheng. ” Duan Ling franze a testa.
“Você cresceu, Duan Ling.”
Duan Ling olha para Lang Junxia, perplexo.
“Tenho que sair hoje à noite para trabalhar um pouco”, diz Lang Junxia.
“Você não acabou de voltar? Você tem que sair de novo? “
Lang Junxia não explica. Ele apenas estende a mão para Duan Ling. Parecendo intrigado, Duan Ling vai até ele e Lang Junxia o envolve em seus braços.
“Isso é maravilhoso”, diz Lang Junxia.
Depois de abraçar Duan Ling, ele se afasta dele e o faz se levantar adequadamente. Depois disso, ele abre as pontas de seu vestido e se ajoelha na frente de Duan Ling em ambos os joelhos.
‘Ei!” Duan Ling quer ajudá-lo a se levantar, mas Lang Junxia gesticula para que ele fique parado. Curvando-se na cintura, ele se curva.
“Adeus”, diz Lang Junxia.
“Espere um segundo!” Ocorre a Duan Ling que algo está acontecendo. “Você tem que ir? Onde você está indo? Pai! Pai!”
“Sim.” Lang Junxia ainda está ajoelhado no chão. Ele ergue os olhos; ele não solta a mão de Duan Ling enquanto o encara. “A razão pela qual fui a Runan foi para encontrar você. Felizmente não falhei em meu dever. Agora que você e seu pai estão reunidos, minha missão também está concluída e meu trabalho em Shangjing pode chegar ao fim. “
“Não… não vá! Você prometeu que ficaria comigo, não é? “
“Talvez em um ano ou alguns meses nos encontraremos novamente. Mas você tem o barato dele – você tem seu pai para cuidar de você, e mesmo que você queira todo o território da planície central, ele pode dar isso a você. Para você, eu já … ainda tenho coisas mais importantes que devo fazer. “
“Não vá, Lang Junxia!” As bordas dos olhos de Duan Ling imediatamente ficam vermelhas, mas Lang Junxia já está se levantando com um sorriso.
“Duan Ling”, diz Lang Junxia, ”Não sou nada mais do que um viajante passageiro em sua vida. Você deve fazer o que seu pai mandar de agora em diante. Se alguém puder cuidar de você de todo o coração, nunca mentir para você ou esconder coisas de você, salvá-lo quando você estiver em perigo, independentemente de isso lhe custar a própria vida, pensar no que é melhor para você em cada situação – se tal pessoa existe no mundo, então além dela, não haveria mais ninguém. “
Duan Ling agarra a mão de Lang Junxia com firmeza, recusando-se a soltá-lo, puxando-o em direção à casa. “Não! De jeito nenhum! Você tem que me explicar para onde está indo primeiro e quantos dias vai demorar antes de você voltar! “
Lang Junxia está ali como uma cadeia de montanhas, sem se mover um centímetro, e a voz de Li Jianhong ressoa atrás deles.
“Estou mandando-o embora para verificar algo para mim. Seu pai não pode ter um dia de paz até que este assunto seja investigado completamente. “
Lang Junxia tenta se ajoelhar, mas Li Jianhong estende a mão para sinalizar que pode dispensar as formalidades.
Duan Ling se sente péssimo. Lang Junxia fala novamente com seriedade: “Duan Ling, seja bom. Eu voltarei.”
Duan Ling não tem escolha a não ser lentamente soltar sua mão.
“Depois que você voltar para o sul, não precisará mais me mencionar”, diz Li Jianhong.
“Certamente”, responde Lang Junxia.
Duan Ling ainda tem coisas a dizer, mas não sabe como dizê-las. Li Jianhong já está dizendo: “Bem, vá em frente, saia enquanto os portões da cidade ainda estão abertos.”
Lang Junxia faz uma reverência. “Por favor, desculpe -me .”
“Ele não pode ir amanhã?” Duan Ling diz mal-humorado. Mas Lang Junxia já se virou, desaparecendo no final do corredor, trazendo uma rajada de vento em seu rastro.
“Espere!” Duan Ling diz: “Deixe-me ajudá-lo a embalar alguns…”
Duan Ling entra, agitado, querendo empacotar algo para Lang Junxia, mas ouve-se o som de ferraduras batendo no chão; Lang Junxia realmente não se detém depois que decide ir. Duan Ling sai correndo da sala com um embrulho pela metade, as pontas de seu vestido esvoaçando na brisa da noite de primavera.
Ainda não atingiu Duan Ling como Lang Junxia pode ter partido assim. Tudo o que aconteceu hoje aconteceu rápido demais, mais do que tudo o que ele experimentou nos últimos cinco anos somados. Ele o persegue, perturbado, gritando: “Lang Junxia! Lang Junxia! “
Não há mais nenhum sinal de Lang Junxia à distância, mas Duan Ling está lá olhando fixamente para ele de qualquer maneira. Li Jianhong está aqui, mas Lang Junxia se foi; como como o sol viaja pelo céu, como a lua aumenta e diminui, como a maré sobe e a maré baixa, tudo veio tão de repente.
Li Jianhong observa Duan Ling com um sulco profundo entre as sobrancelhas; ele quer abraçá-lo, mas Duan Ling está inconsolável, respirando fundo enquanto fica parado trabalhando tanto para conter as lágrimas que seu rosto fica vermelho, quase chorando. Li Jianhong pode resolver qualquer coisa – a única coisa que ele não pode resolver são as lágrimas de seu próprio filho. Ele fica imediatamente desconcertado, sem saber o que fazer.
“Seu pai realmente tem um trabalho que precisa que ele faça…” Li Jianhong diz, tudo no mar. “Então devo adiar por alguns dias? Deixa pra lá… “
“Você não tem que fazer isso.” Duan Ling enxuga suas lágrimas, soluços audivelmente presos em sua garganta, “Eu entendo.”
“Não chore.” Li Jianhong disse: “Essas suas lágrimas estão deixando seu pai com uma dor de cabeça latejante”.
Duan Ling imediatamente fica entre risos e lágrimas. Li Jianhong o pega de lado e o leva de volta para casa.
No final, a tristeza de Duan Ling se acumula dentro de seu coração em uma melancolia persistente, então Li Jianhong só pode continuar inventando novas maneiras de fazê-lo sorrir e falar com ele até que logo seus pensamentos sejam gradualmente distraídos – mas apenas porque enquanto eles jantando, Li Jianhong promete a Duan Ling que, assim que terminar o trabalho de Lang Junxia, ele o fará voltar e servir Duan Ling exclusivamente.
Duan Ling pergunta: “Sério?”
“Se é isso que você quer, naturalmente, você terá a palavra final.”
Mas Duan Ling afirma que algo não está certo nisso, como se a palavra ‘servir’ fosse demais. Essa não deveria ser a relação entre Lang Junxia e ele mesmo.
Duan Ling está acostumado a ver os herdeiros de casas nobres no Salão Ilustre mandando nas pessoas; eles geralmente têm um ou mais servos para quem gritar ordens. Mesmo que Lang Junxia uma vez tenha declarado que ele era um ’empregado’, o relacionamento deles não é como o dessas pessoas.
“Mesmo que eu o tenha feito vir buscá-lo e cuidar de você, eu realmente não quero ver meu filho se tornar um pequeno Lang Junxia.”
Duan Ling diz: “Lang Junxia é uma pessoa realmente maravilhosa.”
“Sim.” Li Jianhong disse casualmente: “Uma pessoa realmente maravilhosa, além das três ou cinco vezes que ele quase enfiou uma faca limpa em seu pai e tirou uma vermelha. De um modo geral, ele não é ruim. “
Duan Ling está bastante sem palavras.
“Em sua vida você ainda encontrará muito mais pessoas além dele. Você precisa aprender a distinguir entre as intenções das pessoas para você, se são sinceras ou se estão apenas ansiosas para agradar a você. “
“Não entendo, mas sei que ele é sincero.”
“Julgue uma pessoa pelos olhos.” Li Jianhong responde: “Aqueles que estão sinceramente ali para serem seus amigos costumam falar antes de pensar quando estão na sua frente. Eles sempre revelam sua verdadeira natureza para você, e não mantêm quaisquer reservas. “
“Você não pode conhecer alguém apenas por quem ele é agora.” Li Jianhong continua: “Ele tem um passado. Ele tem um histórico de vida. “
Duan Ling diz: “Mas o diretor diz que a formação de uma pessoa não pode decidir muito.”
“Não estou falando sobre antecedentes familiares. Não importa de que casa vem um herói; a origem da família não importa. Estou falando sobre o que ele viveu. Que tipo de pessoa seu amigo é, é meio decidido por sua história. “
Agora que Li Jianhong explicou isso a ele, Duan Ling de repente percebe isso também; Lang Junxia nunca lhe disse que tipo de pessoa ele era antes de se conhecerem. Duan Ling sempre lhe perguntava, mas os lábios de Lang Junxia estão selados como uma jarra com rolha, e ele nunca falou sobre seu passado.
“Mas Lang Junxia me trata muito, muito bem.” Duan Ling finaliza, “Sua história não deveria ser tão ruim. Ele é uma… sim, para mim, ele é uma boa pessoa. “
Embora Duan Ling esteja muito triste por ter se separado de Lang Junxia, ele está se acostumando com a chegada de Li Jianhong rapidamente. Lang Junxia sempre o fez estudar e cuidar de suas necessidades diárias, mas nunca ensinou Duan Ling a se comportar e a lidar com as pessoas; em comparação, Li Jianhong fala demais. No jantar, ele diz a Duan Ling para não falar e mastigar ao mesmo tempo e esperar até engolir; ele pacientemente responde a qualquer pergunta que Duan Ling lhe faça, sempre pensando na pergunta desde o início, e as responde também desde o início, nunca adiando sua pergunta com um mero ‘não pergunte, você entenderá no futuro’.
Depois do jantar, Li Jianhong se senta ao lado do poço na casa de Lang Junxia, para tirar água e lavar a louça, e ele até lava a roupa de Duan Ling como se fosse uma coisa natural, exatamente o que ele deveria estar fazendo. Duan Ling descansa um pouco e faz chá para Li Jianhong. De repente, ocorre a ele que Li Jianhong pode precisar se banhar, então ele recolhe melocustada de saboneteira e outros itens de banho, encontra um novo manto que Lang Junxia ainda não usou e espera Li Jianhong terminar para que eles possam ir juntos ao balneário.
❛ ━━━━━━・❪ ❁ ❫ ・━━━━━━ ❜
As casas de banho de Shangjing estão abertas durante a noite. Não é fácil preparar um banho no inverno, então Lang Junxia trazia Duan Ling aqui com frequência. Há frutas secas para comer, arroz glutinoso fermentado[1] para beber e um contador de histórias no andar de baixo. Duan Ling conhece bem o lugar; ele entra na casa de banhos segurando a mão de Li Jianhong, conta o dinheiro de que precisam no balcão na ponta dos pés e ordena que alguns trabalhadores o esfreguem mais tarde. Li Jianhong apenas o observa alguns passos para trás com olhos sorridentes.
Li Jianhong ergue os olhos para um corredor bem iluminado. “Seu pai não precisa ser esfregado – você não precisa mandar ninguém.”
Pensando que talvez Li Jianhong não esteja acostumado a ter outros esperando por ele, Duan Ling se prepara para esfregá-lo ele mesmo, mas enquanto Li Jianhong se despe e revela seu corpo nu, Duan Ling não consegue evitar a sensação de choque.
Li Jianhong está coberto de cicatrizes – cortes de facas, pontas de flechas. Uma longa cicatriz de espada corta seu abdômen bem definido, uma cicatriz de flecha pontilha seu peito e um pequeno pedaço de suas costas largas mostra sinais de ter sido queimado.
Li Jianhong solta um longo suspiro enquanto se reclina na piscina aquecida. Eles são os únicos nele. Segurando uma toalha áspera nas mãos, Duan Ling não sabe como começar, mas Li Jianhong diz a ele: “Seu pai briga muito com as pessoas, então é por isso que houve tantos ferimentos. Não precisa ter medo, meu filho. “
“Como você conseguiu isso?” Duan Ling coloca a mão sob as costelas de Li Jianhong.
“Esse corte de sabre foi deixado para trás na tentativa de assassinato de Nayantuo.”
“Quem é Nayantuo?”
“Dizem que ele é o melhor espadachim de Xiyu, mas agora ele é apenas um homem morto.” Li Jianhong casualmente diz: “Uma espada para seu sabre; ele me apunhalou nas costelas, eu apunhalei-o na garganta. Muito justo.”
“Então e essa aqui?”
Li Jianhong se vira para o lado. “Combate corpo a corpo com soldados mongóis sob Yubiguan. Jebe [2] atirou uma flecha direto na minha armadura e deixou esta marca “
“O que aconteceu com Jebe?” Duan Ling pergunta.
“Fugiu. Continua vivo. Mas ele não viverá muito mais. Aquele remendo nas minhas costas foi queimado com óleo cru[3], você pode esfregar com tanta força quanto quiser, não vai descascar.”
Duan Ling conta todas as cicatrizes no corpo de Li Jianhong silenciosamente enquanto o esfrega. A pele nua de Li Jianhong parece estar unida por muitas manchas, mas isso não deixa Duan Ling com medo, como se cada cicatriz, quando combinada com seu físico robusto e viril, simplesmente completasse uma estética especial de força.
“Você vê isso, meu filho?” Li Jianhong vira o rosto para mostrar a Duan Ling o canto do olho. Li Jianhong tem uma ponte nasal alta e reta – um nariz lindo e sua pele é de um cobre saudável, mas há uma cicatriz tênue no canto do olho como se já tivesse sido ferida antes.
Duan Ling passa os dedos pelo canto do olho de Li Jianhong. “Como você conseguiu isso?”
“Uma coisa excelente que sua mãe fez”, disse Li Jianhong com um sorriso, pegando uma fatia de manteiga na bandeja de chá colocada ao lado da banheira e dando-a para Duan Ling. Puxando Duan Ling para si com um braço, ele toca suas testas e esfrega a cabeça contra ele.
Duan Ling acha que é bom; Li Jianhong envolve um braço ao redor de Duan Ling para segurá-lo perto e eles mergulham na água, pele com pele.
“Pelo que?” Duan Ling pergunta.
“Eu disse a ela para ir embora, e ela não quis. Ela me bateu no rosto naquela noite com um vaso da tenda do rei Xiongnu Ke’ersu – ela foi seriamente implacável. Você não acha que você e sua mãe são um pouco parecidos? Normalmente completamente inofensivo, mas quando empurrado para um canto, você é capaz de praticamente qualquer coisa. “
Duan Ling fica quieto por um momento antes de pressionar, “E depois? Você bateu nela de volta?
“Claro que não. Como eu poderia suportar bater nela? “
Li Jianhong soltou um suspiro, segurando Duan Ling como se estivesse segurando seu mundo inteiro em seus braços.
“Você já a viu, meu filho?” Li Jianhong pergunta.
“Eu não vi.” Duan Ling se vira, descansando a cabeça no peito de Li Jianhong.
❛ ━━━━━━・❪ ❁ ❫ ・━━━━━━ ❜
Após o banho, Li Jianhong veste um manto da cor da grama da primavera, de Lang Junxia; eles parecem um pouco pequenos nele. O casal pai e filho vão para casa na brisa da primavera que serpenteia por pequenas ruas. Li Jianhong carrega o filho nas costas e caminha lentamente pelos caminhos pavimentados com lajes. Neste radiante dia de primavera tardio, Shangjing se assemelha a uma jovem recém-acordada, desabrochando languidamente do sono.
Flores de pera flutuam de um lado para o outro sob o luar, caindo em uma trilha vazia e silenciosa.
“Pai.” Duan Ling está ficando com um pouco de sono enrolado nas costas de Li Jianhong.
“Sim.” Li Jianhong parece perdido em pensamentos.
Hoje é o primeiro dia em que Duan Ling conheceu Li Jianhong, e para conhecê-lo, mas estranhamente ele percebe que eles parecem já se conhecerem. É um tipo de familiaridade em que nenhuma palavra precisa ser trocada; uma intimidade suave e contínua, uma conexão profunda que parece marcada em suas almas. Eles nunca precisaram se apresentar e nunca precisaram questionar o outro, como se nos últimos treze anos Li Jianhong estivesse ao lado de Duan Ling todo esse tempo. É como se ele não estivesse lá quando Duan Ling se levantou de manhã, mas isso significa apenas que ele saiu para comprar mantimentos, e quando a noite chega, lá está ele.
E a razão pela qual todos os seus problemas parecem tê-lo deixado para trás é porque ele se sente muito seguro agora – é uma certeza saber que, uma vez que Li Jianhong o encontrar, ele nunca mais o deixará, como se em todo este vasto mundo, no momento em que Duan Ling nasceu, Li Jianhong teve que segui-lo e viver dentro de seu mundo.
“Pai, quantos anos você tem?” Duan Ling pergunta sem pensar.
“Vinte e nove. No ano em que conheci sua mãe, eu não era muito mais velho do que você agora. Eu tinha acabado de fazer dezesseis anos. “
“Minha mãe era linda?”
Li Jianhong disse gentilmente: “É claro que ela era muito bonita. Quando ela sorria, até a neve derretia; toda a vastidão de um deserto vazio se transformou em Jiangnan. Naquele ano abaixo do Qixue Spring[4] , apaixonei-me por ela à primeira vista. Caso contrário, por que haveria você? “
“Então …”
“Hm?”
Duan Ling não o pressiona por mais. Ele tem a sensação de que não deveria mais perguntar; seu pai pode ficar triste.
“Os Duans trataram você mal quando você estava em Runan?” Li Jianhong pergunta.
Duan Ling fica quieto, então ele conta uma mentira. “Não, eles sabiam que você estava vindo. Eles foram muito bons para mim. “
Li Jianhong mostra que o ouviu com um hm antes de dizer: “Lang Junxia me traiu três vezes e indiretamente matou várias dezenas de milhares de pessoas. Durante toda a sua vida ele esteve sobrecarregado por sua própria natureza – ele muito prontamente faz o que quer, sem considerar as consequências. Quando tudo estiver dito e feito, se não fosse por uma noção passageira dele, de sua mãe e eu, e de você também, não teríamos nos separado por tantos anos. “
Duan Ling escuta em silêncio.
“Felizmente ele ainda tem sua humanidade e, finalmente, tirou você de Runan – suponho que essa cadeia de carma é para existir. Eu prometi a ele que se ele mantivesse você segura, isso o redimiria. Caso contrário, minha espada sem nome o perseguirá até os confins da terra. Ele nunca seria capaz de mostrar seu rosto novamente. “
Duan Ling sente que acabou de ouvir sobre uma Lang Junxia que nunca conheceu antes e pressiona: “O que ele fez?”
“É uma longa história.” Li Jianhong pensa sobre isso. “Eu vou te contar toda a história quando tivermos tempo. Se você ainda o considerar seu confidente depois de descobrir toda a sua história, é claro que não vou forçá-lo a não o fazer. Quer ouvir agora? “
Sinceramente, Duan Ling não ousa acreditar, mas acredita que seu pai não vai mentir para ele, então ele só pode acenar com a cabeça.
“Você deve estar muito cansado hoje”, disse Li Jianhong. “Durma.”
Uma vez em casa, Li Jianhong o coloca no sofá-cama, mas Duan Ling ainda está segurando sua manga, olhando para ele com firmeza.
Li Jianhong pensa por um segundo e percebe o que Duan Ling não está dizendo em voz alta, então ele sorri, desamarra seu vestido e, nu até a cintura, vestido apenas com uma cueca que chega aos joelhos, ele se deita ao lado de Duan Ling .
Duan Ling envolve os braços em volta da cintura de Li Jianhong, descansa a cabeça em seu braço e cai no sono.
O vento sopra através das florestas de pinheiros, o som trazendo à mente a aura assassina de um exército e a devastação que eles causam; à meia-noite, o campo de batalha distante, os respingos de sangue fresco e os grunhidos tristes de seu camarada de armas momentos antes da morte mais uma vez se materializam em um pesadelo sem fim que de repente o assola.
Li Jianhong dá um grito alto ao acordar com um sobressalto violento e se sentar.
“Pai!” Assustado, o coração de Duan Ling bate loucamente enquanto ele se levanta freneticamente para encontrar Li Jianhong coberto de suor, sentado na cama hiperventilando.
“Pai?” Duan Ling pergunta preocupado. “Você está bem?”
“Tive um pesadelo.” Li Jianhong ainda pode sentir isso. “Estou bem. Eu assustei você?”
“Com o que você sonhou?” Duan Ling costumava ter pesadelos frequentes quando era pequeno também; ele sonhava em apanhar. Mas à medida que ele envelheceu, a sombra do que ele experimentou em Runan se desvaneceu.
“Matança.” Os olhos de Li Jianhong estão fechados. “E eu sonhei com meus subordinados mortos.”
Duan Ling pressiona os dedos no meridiano do triplo aquecedor de Li Jianhong para ajudá-lo a se acalmar antes que ele seja capaz de se deitar lentamente, mantendo os olhos abertos, perdido em pensamentos.
E Duan Ling se aninha em seus braços, a cabeça apoiada no peito de Li Jianhong, brincando com o arco de jade pendurado em seu pescoço.
“Vai melhorar com o tempo”, diz Duan Ling.
“Você tem pesadelos com frequência também?” Li Jianhong já se recuperou.
“Antes.” Duan Ling brinca com o arco de jade, seus olhos fixos nele.
“Com o que você sonhou?”
Duan Ling hesita, sem saber se deveria contar a Li Jianhong sobre sua derrota em Runan. Afinal, está tudo no passado.
“Eu sonhei com a mamãe”, diz Duan Ling, finalmente.
“Você nunca viu sua mãe, então provavelmente estava sonhando com a dor do parto. Nascimento, envelhecimento, doença e morte são todos sofrimento. Todos eles vão desaparecer com o tempo. “
“Eu não tenho mais pesadelos. Amanhã comprarei alguns ingredientes medicinais para acalmar seu coração. Você se sentirá melhor depois de tomar uma decocção. “
“Pensar que alguém da nossa família é, na verdade, um especialista em artes medicinais.” Li Jianhong começa a sorrir e, virando-se para o lado, puxa Duan Ling em seus braços e, descansando-os nariz com nariz, pergunta: “O que você quer fazer quando crescer? Quer ser médico? “
“Não sei. Lang Junxia disse… “
Duan Ling ia dizer que Lang Junxia disse que ele precisava levar seus estudos a sério e realizar grandes coisas no futuro, não deve desapontar seu pai, mas Li Jianhong diz: “Meu filho, você não precisa se preocupar com o que qualquer outra pessoa diz. Você pode fazer o que quiser quando crescer. “
Esta é a primeira vez que Duan Ling ouve algo assim. Antes, quando ele estava no Salão Ilustre, desde o diretor até os servos acreditavam que a água flui para os lugares baixos e as pessoas vão para os lugares altos; dominar as habilidades literárias e marciais é para beneficiar a família imperial . Já que temos a sorte de encarnar como seres humanos, devemos ter grandes ambições.
Li Jianhong alisa a franja do filho e olha em seus olhos. “Meu filho, se você quer praticar medicina ou aprender artes marciais ou mesmo se você simplesmente quer se dedicar ao budismo e se tornar um monge, implorar por esmolas, está tudo bem, desde que você esteja feliz.”
Duan Ling começa a rir. Ninguém nunca disse a ele que ele poderia se tornar um monge se quisesse.
Parecendo perfeitamente sério sobre isso, Li Jianhong diz a ele: “Pelo que você me disse à tarde, parecia que você sabia do que estava falando, então presumo que você prefira se divertir. Você não quer ir para a escola? “
“A questão não é se eu quero ou não.” Duan Ling pensa sobre isso. “Tenho que estudar, mas gosto mais de jardinagem.”
Li Jianhong acena com a cabeça. “Bem, se você se tornar um jardineiro, tudo bem também.”
“O diretor disse que todas as ocupações são básicas, exceto para o aprendizado de livros. [5]“
“Aprender livros é bom.” Li Jianhong dá um suspiro. “Mas se você realmente não quiser, papai não vai forçar você. Papai só quer que você viva uma vida feliz. “
“Então, mudarei de profissão amanhã e me tornarei jardineiro.” Sorrindo, Duan Ling fecha os olhos, colocando o arco de jade pendurado no pescoço de seu pai em sua pálpebra, quente da pele de Li Jianhong.
Li Jianhong dá-lhe um pequeno sorriso e, segurando Duan Ling, fecha os olhos, abaixando a cabeça para sentir o cheiro fresco de melocust em seu cabelo.
Duan Ling adormece antes que perceba, e já é de manhã quando ele abre os olhos novamente. Li Jianhong está treinando do lado de fora, no pátio, sem cobertura, empunhando um longo bastão tão rápido que assobia no ar, formando redemoinhos de pétalas de pêssego que voam mais uma vez em um instante.
Duan Ling sai bocejando. Li Jianhong guarda o longo bastão e começa a fazer uma série de movimentos de palma: cruze no pulso, empurre para frente, gire as duas palmas para cima e para baixo novamente. Sua expressão concentrada parece extremamente bonita.
Depois que Duan Ling observou por um tempo, Li Jianhong puxou as palmas das mãos de volta para o centro. “Você quer aprender?”
Duan Ling acena com a cabeça, então Li Jianhong começa a ensiná-lo um movimento, uma forma de cada vez. Duan Ling diz: “Mas eu nunca pratiquei a postura do cavalo antes. Eu não tenho nenhum fundamento. “
“Oh, não se preocupe com nada disso – contanto que você esteja se divertindo.”
Duan Ling não sabe o que dizer.
Duan Ling emula Li Jianhong e faz todo o conjunto de movimentos; Li Jianhong também não diz se ele está certo, apenas o enche de alguns conhecimentos básicos e diz: “Isso é o suficiente. Aprenda um pouco e, se estiver interessado, voltaremos para ele em breve. Isso é chamado de ‘o profundo explicado em termos simples’. “
Duan Ling ri alto – ele apenas acha a personalidade de seu pai muito do seu agrado. Um pouco cansado da prática, Li Jianhong sabe que deveriam começar o café da manhã. Depois do café da manhã, Duan Ling costuma esperar por aquela frase para estudar como sempre faz, mas Li Jianhong parece totalmente relutante em apressá-lo.
“Pai, eu quero ir cuidar das flores.”
Li Jianhong sinaliza que ele pode ir em frente, e Duan Ling vai até o canteiro de flores para mexer em suas plantas. E Li Jianhong corta um pouco de bambu para fazer um canal de bambu para regar suas plantas.
Sem ninguém para pressioná-lo, Duan Ling ainda se sente um pouco inquieto. Ele se ocupa um pouco com a cabeça nas nuvens, mas depois sai correndo para estudar novamente.
“Não consegue passar pela sua consciência?” Li Jianhong está sentado do lado de fora do escritório com uma xícara de chá na mão, olhando para as nuvens brancas que passam.
“Sim, eu só me sinto inquieto”, Duan Ling só pode dizer.
“Parece que estudar é o que você quer fazer, afinal.”
Duan Ling se sente um pouco envergonhado. E assim Li Jianhong começou a morar na propriedade e os dias foram passando. Ele nunca força Duan Ling a fazer isso ou aquilo – ele pode fazer o que quiser, mesmo que o que ele queira fazer seja apenas sentar-se e tomar um chá. Mas é assim que Duan Ling sempre foi – se você o pressiona e o faz fazer coisas, ele não fará, mas sem ninguém para incentivá-lo ele fica entediado. Portanto, sem que Li Jianhong tenha que estimulá-lo, ele estuda voluntariamente todos os dias de qualquer maneira. De vez em quando, ele também imita Li Jianhong e aprende alguns movimentos de palma.
Li Jianhong, por outro lado, parece incapaz de deixar o lado de Duan Ling; mesmo que ele apenas saia para fazer compras, ele tem que manter Duan Ling ao seu lado, quase nunca o perdendo de vista, sempre dormindo juntos à noite e sempre no mesmo quarto durante o dia.
E Li Jianhong está sempre refletindo. Um dia, Duan Ling finalmente não consegue evitar perguntar a ele sobre isso.
“Pai”, diz Duan Ling. “O que você está pensando?”
“Pensando em você, meu filho.”
Duan Ling ri e, largando seus livros, vai se agarrar a ele. Entre as sobrancelhas de Li Jianhong parece haver um nó que não pode ser desatado, cheio de problemas que ele não consegue resolver. Mas quando ele olha para Duan Ling, seus olhos são muito gentis.
“Você está infeliz.” Duan Ling coloca as mãos nas bochechas de Li Jianhong e vira a cabeça para a esquerda e para a direita. “Tem algo em mente?”
Ele pode sentir isso. Além dos primeiros dias depois de se conhecerem, Li Jianhong parece sempre ter algo em mente.
“Sim. Seu pai tem se preocupado com o que ele pode lhe dar. “
Duan Ling diz sorrindo: “Eu quero comer os bolinhos de jasper nos Cinco Rios ao Mar”.
“Bem, então é claro que temos que ir.” Li Jianhong se prepara para levar Duan Ling para uma boa comida. Ele pega a mão de Duan Ling. “Mas lanches não são tudo que tenho em mente.”
Duan Ling olha para Li Jianhong com perplexidade.
“Você quer ir para casa, meu filho?” Li Jianhong pergunta isso a Duan Ling.
Duan Ling entende agora. Assim como o que ele ouviu no Salão Ilustre antes, todos os Han querem voltar para casa.
“Papai quer dar a você algo que deveria ter sido seu em primeiro lugar.”
“Já estou bastante satisfeito. Devemos estar felizes com nossa sorte. Lang… “
De frente para o pátio, Duan Ling quase chamou Lang Junxia, mas então se lembrou de que já havia saído, então só pode dizer desanimado: “Oh, ele ainda não voltou.”
Já faz muito tempo que Lang Junxia foi embora, mas Duan Ling está acostumado a pensar que ele ainda está em casa. O que ele foi enviado para fazer? Já faz tanto tempo então por que ele ainda não voltou? Ele pode sentir que seu pai realmente não gosta quando ele fica falando sobre Lang Junxia.
Cada vez que Duan Ling o menciona, Li Jianhong não fica sem ciúme.
“Quando Lang Junxia vai voltar?” A pergunta diária de Duan Ling mudou de ‘quando meu pai vai voltar’, mas Li Jianhong responde: “Ele está preparando uma nova casa, para que possa recebê-lo de volta.”
❛ ━━━━━━・❪ ❁ ❫ ・━━━━━━ ❜
Notas da Vick:
[1]: Em Taiwan, o arroz glutinoso fermentado, ou Jiuniang , é um alimento para o café da manhã comido como mingau. Também é ligeiramente alcoólico, muito doce e um pouco azedo, e muito delicioso
[2]: Jebe foi um dos generais mais famosos de Genghis Khan.
[3]: A palavra 火油 / “óleo de fogo” em termos modernos significa querosene, mas durante grande parte da história imperial ela se referia ao petróleo bruto e era usado como arma. Na época de Northern Song, já havia registros dele sendo refinado em uma forma mais pura e forte, mas ainda era registrado apenas como sendo usado para a guerra.
[4]: Literalmente “a poça que chorou sangue”. Não é um local real, mas apareceu em Yingnu, um dos outros livros neste universo.
[5]: Esta frase vem da “Poesia Prodigy”, compilada durante a dinastia Song do Norte. É realmente fácil de ler, e muitos provérbios comuns e expressões idiomáticas de cinco caracteres vieram dele.
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.