Imperial Uncle - Capítulo 6
Liu Tongyi está vestido com suas roupas do tribunal, então ele precisa ir para casa e se trocar.
Tanto Qitan quanto a mim viemos ao tribunal em roupas casuais. Nos portões da Cidade Imperial, eu digo a Qitan, “Se você está ansioso para que alguém possa apreender o item nesse meio tempo, você pode ir na nossa frente e reservar um lugar, enquanto eu acompanho o Chanceler Liu até a casa para se trocar. Você deve esperar a nossa chegada antes de fazer sua compra.”
Com gratidão escrita em seu rosto, Qitan diz: “Ótimo! Então eu estarei a caminho, tio – você deve se lembrar de trazer notas(dinheiro)!” E pulando no lombo de um cavalo, ele galopa como uma rajada de vento.
Eu dou um pequeno sorriso a Liu Tongyi. “Esse meu sobrinho é muito impaciente. Ele tende a ser descuidado em tudo o que faz.”
“Sua alteza é rápida e decisiva como uma tempestade. Certamente, quando atingir a idade de Vossa Alteza, será tão discreto em pensamentos e ações quanto você.
Isso é para me elogiar ou me insultar? Ransi deve ter alguns equívocos sobre mim ainda, mas desde que essas palavras saíram de sua boca, eu adoro ouvi-las, mesmo que sejam insultuosas. Que ele me insultasse na minha cara é uma evidência de seu caráter moral adequado e inflexível.
Dou outro sorriso a Liu Tongyi. “Chanceler Liu, você é muito gentil. Embora seja verdade que já cheguei a essa idade, ainda me vejo um pouco descuidado e carente de lidar com os assuntos. É por isso que meus sobrinhos pensam em mim como um par de sua própria geração. Eu nunca posso me comportar como um tio na frente deles.”
De onde estamos no portão da cidade, ainda estamos a alguma distância do palanquim de Liu Tongyi; Eu intencionalmente permito que meus passos diminuam, tomando meu tempo para caminhar e conversar.
Felizmente, Liu Tongyi não é excessivamente cauteloso ao falar comigo. Ele contesta minha afirmação com: “A diferença de idade entre Vossa Alteza e os outros príncipes nunca foi tão grande para começar. Eles provavelmente pensam em você de maneira bem diferente do príncipe Shou e de seus colegas.”
Dos meus primos mais velhos, como o príncipe Shou e o príncipe Xiang, o mais velho já está na casa dos cinquenta. Se meu pai ainda estivesse vivo hoje, ele teria mais ou menos a mesma idade. Pensando nisso, realmente não parece que eu sou da mesma geração que eles. E então eu digo a ele: “Chanceler Liu, essas suas palavras tiveram o efeito imediato de me fazer sentir renovado, como se eu fosse um jovem novamente”.
Liu Tongyi sorri. “Vossa Alteza é muito gentil.”
Pego minha carruagem e chego à residência oficial do grão-chanceler [1] ao lado do Palanquim de Liu Tongyi. Antes de subir em seu palanquim, ele me pergunta: “Vossa Alteza não irá para casa para recuperar suas notas?”
“Eu não acredito nem por um momento que a taça de vinho que Qitan fala realmente foi usada pelo Rei Wen de Zhou. É mais provável que seja uma farsa. Vamos dar uma olhada primeiro; haverá muito tempo para as notas depois que o item for identificado como o verdadeiro negócio.”
Liu Tongyi acena com a cabeça, “Isso é verdade. E presumivelmente o antiquário não temeria que dois príncipes pegassem sua taça de vinho e não pagassem por ela.”
“Naturalmente. Sem falar que também temos o chanceler Liu como fiador.”
As sobrancelhas de Liu Tongyi arqueiam um pouco. “Ah, então essa é a razão pela qual Vossa Alteza insistiu em me arrastar .”
Eu suspiro. “Aiyoh, isso não é bom. O chanceler Liu me descobriu.”
Liu Tongyi sorri com seu jeito calmo e desaparece em seu palanquim. Eu devolvo seu sorriso e subo em minha carruagem.
A ocasião de minha carruagem entrar na residência do grão-chanceler está causando uma agitação apropriada entre a casa; saindo da carruagem, conto um mordomo e quatro pajens mudando de cor ao me ver. Mas o chanceler Liu se destaca na administração de sua casa, então, além desses poucos, o resto que me olha de relance só ousa fazê-lo escondido nos cantos. Enquanto estou sentado no salão principal, posso discernir uma ligeira curiosidade nos olhos das empregadas e pajens que me trazem chá, mas suas expressões permanecem respeitosas e comuns.
Liu Tongyi ainda não se casou, mas sua residência é decorada com muito bom gosto, nada inferior à minha – aquela que tem uma esposa.
Falando em esposa, lembro-me mais uma vez da princesa e minha cabeça começa a latejar novamente.
Felizmente é quando Liu Tongyi aparece, tendo terminado de se vestir casualmente. Ele vestiu uma roupa de seda cor de jade[2] , e substituiu o chapéu de seda preto de seu cargo oficial por um laço de cabelo para combinar com sua camisa; perdendo um pouco de implacabilidade, ganhando alguns graus de graça natural. Encontro-me mais uma vez capaz de esquecer a princesa por um momento.
Ele fica no corredor. “Vossa alteza, estamos saindo agora?”
Eu me instigo: “Com certeza. Vamos lá.”
Aquele comerciante de taças de vinho Qitan falava de obras de um grande pavilhão flutuante[3] em um rio nos arredores da capital. Quando Liu Tongyi e eu chegamos lá, a noite já escureceu; as lanternas do pavilhão já foram acesas.
Encontro Qitan sentado no salão de recepção de convidados luxuosamente equipado, taça de vinho na mão, olhando para algumas garotas dançando em trajes que lembram a rota da seda[4] .
Há mais algumas pessoas aqui além dele; alguns dos quais acredito reconhecer, todos provavelmente filhos de famílias aristocráticas da capital. Qitan se levanta e corre para mim, agindo como se fosse um alto oficial à paisana em uma missão de emissário, e puxa minha manga enquanto sussurra: “Você finalmente está aqui. Oh, Chanceler Liu, você também está aqui. Tio, nenhuma dessas pessoas aqui sabe quem somos. Não estrague nosso disfarce.”
Faço um barulho de concordância, pensando comigo mesmo: com você desfilando pela capital o dia todo, quantas pessoas não reconheceriam essa sua cara? Eles não estão apenas fingindo não te conhecer?
Qitan leva Liu Tongyi e eu para nossos lugares. E embora os que já estão sentados pareçam realmente imóveis, seus olhares vagam incessantemente em nossa direção.
Príncipe Huai, Chanceler Liu e Príncipe Dai em uma excursão a um pavilhão flutuante juntos; até amanhã, toda a corte imperial certamente saberá dessa maravilha.
Eu pergunto a Qitan: “Onde está esta taça de vinho que você queria comprar? Não pode ser o que você está segurando, pode?
Qitan ri. “Como pode ser o que estou segurando? Eu só estava esperando pelo tio… esperando por você, tio, e o jovem senhor Tong, e é por isso que não dei permissão ao comerciante Xu para trazê-lo. Então ele se vira para alguém sentado ao lado, “Mercador Xu[5] , aqueles que eu estava esperando chegaram. Você pode trazer o item agora.”
Aquele Mercador Xu parece estar na casa dos quarenta, com um rosto cor de sândalo vermelho. Ligeiramente rechonchudo e vestido com roupas que não são nem muito novas nem muito usadas, ele parece bastante inocente na verdade. De frente para o nosso grupo, ele responde afirmativamente, e fazendo uma reverência, ele se vira, desaparecendo atrás de uma porta lateral, saindo agora com uma caixa de madeira.
Ele coloca a caixa de madeira em cima da mesa diante de nós e, com muito cuidado, abre lentamente a tampa. Acontece que há outra caixa dentro, e uma vez que ele abre essa, há outra caixa dentro dela. Não é até que ele abre a quinta caixa que a seda carmesim é revelada.
Essa bugiganga realmente é embrulhada com um pouco de cerimônia.
O mercador Xu levanta o embrulho embrulhado em seda vermelha e, como se estivesse rebocando uma delicada gema de ovo crua, e o apresenta a Qitan.
Qitan esfrega as mãos, tira-o dele e o abre camada por camada.
Uma taça de vinho de cobre manchado repousa sobre a seda vermelha, contando a passagem de eras e a mudança que testemunhou.
Vendo como está corroído, pode não ser tão estranho se realmente foi usado pelo Rei Wen de Zhou.
Como se estivesse com medo de manchá-lo com suas impressões digitais, Qitan o examina, virando-o várias vezes em suas mãos com o pano. Então eu pego dele para dar uma olhada. Qitan me guia do meu lado, “Tio, olhe para a forma desta taça de vinho! Então olhe para este padrão! Não há dúvida de que é uma relíquia da era Shang-Zhou! Agora dê uma olhada nesta corrosão – uma camada verde tão espessa de pátina não pode ter se acumulado em menos de mil anos.”
Seu olhar brilhante e ardente parece prestes a atravessar minha mão e meu manto, explorando a localização exata das minhas notas para retirá-las.
Sem dizer uma palavra, passo a taça de vinho para Liu Tongyi.
Liu Tongyi segura o copo em suas mãos, dá uma olhada. “Comerciante Xu, pelo que posso ver, esta taça de vinho parece não ser das dinastias Shang ou Zhou.”
Eu já havia previsto isso; então eu sorrio.
O comerciante Xu parece atordoado. “Jovem senhor, por favor, não fale sem pensar. Sempre fiz negócios honestos. Como eu poderia ousar produzir uma falsificação para enganar vocês, meus convidados de honra?
Qitan parece ainda mais atordoado. “Liu – jovem senhor Tong, dê uma olhada mais cuidadosa. Fica claro à primeira vista que esta relíquia é bastante antiga e cheia de história. Se não é do período Shang-Zhou, então de que período veio?”
Liu Tongyi coloca a taça de vinho de volta na mesa e transmite suavemente: “Até onde posso dizer, foi feita no ano passado”.
A noite caiu agora, escura e profunda; com a luz das estrelas acima de mim, volto para minha propriedade.
Qitan sentiu-se extremamente abatido; Liu Tongyi determinou que a taça de vinho era de fato uma farsa, e uma farsa de má qualidade. Ele disse que fazer uma falsificação como essa é extremamente fácil de fazer. Primeiro faça um molde de acordo com a relíquia que se deseja copiar, derreta um pote de cobre e você pode moldar quantos quiser. Em seguida, jogue-o em um pouco de graxa e alterne enterrá-lo no lodo e secá-lo ao sol por alguns dias de cada vez. No final, depois de oito meses enterrado na terra e encharcado de água, acabará coberto de manchas de pátina, dando-lhe a aparência de ser primitivo e ter visto muitos anos.
É bem sabido de todos que, além dos três grandes cânceres, a corte imperial também reivindica duas vantagens marcantes; o primeiro sendo o olho afiado do Chanceler Liu, o segundo sendo a língua afiada do Chefe Yun.
Qitan sentiu-se particularmente dilacerado pelos olhos do Chanceler Liu fazendo tal julgamento. Então, um outro presente à nossa mesa chamou as autoridades, e elas arrastaram o Mercador Xu até o yamen[6] e confiscaram sua mercadoria.
Liu Tongyi foi observar os procedimentos com grande interesse; dos vários grandes baús de mercadorias pertencentes ao Mercador Xu, além das caixas de madeira — que eram genuínas — quase todas eram falsificações.
Os oficiais de justiça do yamen jogaram as falsificações por todo o barco. Ouro, prata, cobre, ferro, jade e lápis-lazúli [7] , brilhando sob a luz de velas e muito bonitos; é uma pena que o olhar no rosto do meu sobrinho Qitan não era nada bonito.
Eu disse a ele, você é um jovem – você deve experimentar alguns contratempos. Nós só podemos ganhar experiência nos queimando.
Agindo como se nada disso tivesse a ver com ele, Liu Tongyi ficou de lado, pegou uma coisinha e começou a brincar com ela.
Dei uma volta para olhar e o encontrei brincando com uma pedra de jade redonda e lisa; jade branco, impregnado com um padrão escarlate semelhante a uma nuvem, cristalino, adorável. Suspeito que seja matéria-prima que o Mercador Xu guardou para fazer suas relíquias falsas. Ele tinha um pouco de vermelho para começar, e com um pouco de corante ele poderia tê-lo transformado em uma pedra de sangue, esculpido em um selo pertencente a algum luminar de uma dinastia anterior.
Liu Tongyi olhou para ele, então ele rapidamente o devolveu; os oficiais de justiça provavelmente teriam que levar tudo de volta ao yamen mais tarde, para apresentar tudo como prova.
Qitan foi profundamente ferido pela taça de vinho. Assim que saímos do pavilhão flutuante, ele disse que ainda tinha algumas coisas para fazer e foi embora. Ele provavelmente tinha ido beber em algum lugar.
Para evitar parecer muito chamativo, Liu Tongyi e eu dividimos uma carruagem de sua residência no caminho. Aquela carruagem está me levando de volta à minha propriedade primeiro. Desço da carruagem em frente aos portões e agradeço a Liu Tongyi: “Obrigado, chanceler Liu – você teve muitos problemas em nosso nome esta noite”.
Liu Tongyi também desce da carruagem e, ao lado dela, sorri para mim. “De nada, alteza.” Na brisa noturna, o leve movimento de sua roupa cor de jade lembra as ondulações de um lago.
Eu tiro algo da minha manga e seguro na frente dele. “Espero que você aceite gentilmente esta pequena oferta.”
Liu Tongyi olha para o objeto com um leve olhar de espanto.
Eu ri. “Isso é o que se chama ‘presentear o Buda com flores roubadas’; Eu só posso esperar que você feche os olhos e não notifique o yamen do Tribunal de Revisão Judicial e me prenda. Uma pedrinha tão pequena – tenho a sensação de que não faria diferença se estivesse faltando naquela pilha de itens falsificados ou não.”
Há uma curva quase imperceptível no final dos olhos de Liu Tongyi. “Vossa Alteza, você não está apenas me pedindo para fechar os olhos. Você está me pedindo para aceitar bens roubados.”
Soando desamparado, pergunto a ele: “Você não vai aceitar, chanceler Liu?”
A curva no final dos olhos de Liu Tongyi se aprofunda. Ele pega a pedra da minha mão e levanta a manga em um gesto de agradecimento. “Obrigado, alteza. Estarei a caminho.”
Eu observo enquanto ele sobe em sua carruagem, e enquanto ela se afasta na noite. Esta única noite é quase equivalente aos últimos dez anos que vivi.
Assim, a imagem normalmente austera e pedante de Liu Tongyi parece não ser inteiramente genuína.
Eu não o julguei errado, afinal.
Se ele realmente era um pedante, no entanto, ele poderia ter se tornado Grão-Chanceler em uma idade tão jovem?
Entro em minha propriedade pisando no ar quente da noite e, assim que passo pela soleira, sinto imediatamente que algo não está certo.
Por uma pequena porta lateral, alguém está batendo os pés. “Aiyoh, Príncipe Huai, você finalmente está em casa.”
A presença dessa pessoa me assusta por um segundo.
Você não pode estar falando sério. É o meio da noite. Como isso é possível…
Eu corro em direção ao salão de recepção principal, e a exibição da cerimônia pela qual passo me diz que é de fato bem possível.
Eu tomo um momento para arrumar minhas roupas antes de caminhar para o salão principal. Quando estou prestes a dobrar meu joelho, uma voz familiar do assento de honra me interrompe: ” Tio , você finalmente voltou para casa. Não se preocupe com as formalidades – não há necessidade de ser tão correto quando você está me encontrando em casa.”
Eu me curvo. “Saudações, majestade. Eu não tinha ideia de que você viria. Por favor, perdoe-me pela descortesia de não estar lá para me ajoelhar e cumprimentá-lo.”
No assento mais central da fileira de assentos do salão principal, reservada para os convidados mais honrados, meu sobrinho imperador diz impacientemente: ” Tio , endireite sua língua e fale comigo corretamente”.
Não tenho escolha a não ser me levantar e, com um sorriso no rosto, pergunto a ele: “Vossa majestade, estamos no meio da noite. O que você está fazendo aqui?”
Isso parece ter satisfeito sua majestade. Recostando-se na cadeira, ele toma o chá enquanto um jovem eunuco lhe oferece. “Esta noite ouvi dizer que a divisão em sua família se tornou um grande cataclismo. A princesa Huai tentou se enforcar, e o outro suspeito se jogou de cabeça na parede e tentou morder a própria língua. Mamãe não está se sentindo bem e não tem energia para se envolver, e me disseram que ninguém o viu desde que você chegou ao palácio. Com problemas de tal magnitude, senti-me obrigado a vir pessoalmente à sua propriedade e cuidar de algumas dessas tarefas domésticas em seu lugar. Será que você vai me invejar por me intrometer em seus negócios?
Então parece que os assuntos internos de minha casa foram levados a este estado no curto espaço de tempo entre minha ida ao palácio e minha volta aqui.
Antes que outro momento possa passar, digo: ” Estou muito envergonhado que meus assuntos domésticos tenham alarmado sua majestade. Que sua majestade mostre tal favor para mim me leva às lágrimas.”
Olhos abatidos, Qizhe empurra as folhas de chá flutuantes em seu chá para o lado com a tampa da xícara. “Você está tendo que estar ao mesmo tempo ‘muito envergonhado’ e ‘comovido às lágrimas’, você trabalha tanto, tio, você deve cuidar melhor de si mesmo. Ouvi dizer que você passou esta noite ouvindo música em um pavilhão flutuante com o chanceler Liu. Por acaso você ainda está ansiando por mais?”
═───────◇───────═
Notas:
[1]: A residência oficial do grão-chanceler soa como uma casa, ou no máximo um siheyuan, mas tradicionalmente são propriedades extensas; a Casa do Chanceler Huangcheng está em 25 acres.
[2]: Assim, o tio imperial ocorre em uma dinastia imaginária sem nome algum tempo depois de Tang e antes de Qing. Isso é tudo que sabemos, e o DFGG não entra em detalhes sobre o que as pessoas vestem, e eu também não quero me limitar a nada. Às vezes, as descrições das roupas parecerão meio vagas.
[3]: Tradicionalmente, essas coisas são traduzidas como barcos pintados. Essa é a tradução literal, mas eles estão muito mais próximos de uma barcaça com um pavilhão construído em cima. Os restaurantes flutuantes são uma espécie de ‘barco pintado’.
[4]: Xiyu, na verdade, que era meio que sinônimo de rota da seda, eu usei principalmente a rota da seda porque me lembra ‘deserto’ enquanto a palavra ‘Xiyu’ não me lembra nada.
[5]: (chefe); é um título usado para comerciantes. Não ‘lojista/gerente’ que é 掌櫃. É importante ter em mente que o comerciante é geralmente considerado a mais baixa das quatro ocupações.
[6]: Yamen – é definido como “a sede ou residência de um funcionário ou departamento do governo chinês”.
[7]: Liuli é geralmente definido como ‘provavelmente’ lápis-lazúli. Ou pelo menos, provavelmente o que chamamos de lápis-lazúli pré-dinastia Song
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.