Imperial Uncle - Capítulo 5
À meia-luz da noite, saio pelo portão leste do jardim imperial. Antes que eu possa dar dois passos, ouço o som de alguém atrás de mim chamando sem parar: ” Tio Jun, tio Jun …”
Eu paro e me viro para encontrar um dos meus sobrinhos, o Príncipe Dai – Qitan – dando passos rápidos em minha direção. Ele é todo sorrisos quando para diante de mim. ” Tio Jun, como é maravilhoso ter encontrado você no palácio. Estou no meio de uma emergência terrível e realmente preciso da sua ajuda “.
Em qualquer outro dia, certamente dificultaria as coisas para Qitan, faria com que ele me chamasse de tio mais algumas vezes antes de perguntar o que ele quer, mas realmente não estou com humor hoje. Então, pergunto a ele sem alarde: “Para que você precisa de dinheiro desta vez?”
Com o rosto se dividindo em um largo sorriso, Qitan esfrega as mãos. ” Tio Jun, você sempre me estragou tanto. Você nem esperou eu perguntar e já sabe o que eu quero. ” Ele se aproxima, move uma distância entre dois dedos. “Seis mil taéis [1]. “
Eu suspiro. “Qitan, você pode muito bem pegar uma tocha agora e queimar minha propriedade.”
Esse garoto, o Príncipe Dai, tornou-se obcecado por antiguidades e pinturas antigas. Ele colecionou incontáveis peças, perdeu dez mil sequências de Dinheiro [2] . No entanto, quando se trata de relíquias, ele é, na verdade, um amador; só um amador teria tanto zelo e coragem – a ousadia de comprar e a ousadia de queimar dinheiro.
Depois que ele queimou todo o dinheiro que tinha em mãos, ele começou a confiar em seu tio – eu, aproveitando o fato de que eu o idolatrava desde que ele era criança, descaradamente vindo a mim repetidamente para pedir emprestado, pedir emprestado mais e mais a cada vez – não que eu esperasse que ele me pagasse de volta.
O príncipe Dai diz, esfregando as mãos: ” Tio Jun, na verdade são apenas seis mil taéis. Só os seis mil taéis – sabe o que consegui encontrar hoje? Uma taça de vinho usada pelo Rei Wen de Zhou! O preço pedido pelo vendedor é de apenas oito mil taéis de prata. Há muitas pessoas lutando por isso. Se eu esperar mais, alguém pode comprá-lo antes que eu tenha a chance. “
“A última vez que soube que você conseguiu prender uma palheta supostamente usada pelo rei Zhou de Shang. Isso parece ser uma farsa. Do que eu posso dizer, você não tem nenhuma sorte com as dinastias Shang e Zhou. Você também pode esquecer este. “
Eu me viro, continuando no meu caminho. Qitan mantém o ritmo atrás de mim. ” Tio Jun tio , maravilhoso tio , tio Jun é diferente desta vez. Tendo sido aproveitado uma vez, como poderia não ter aprendido minha lição? É realmente o artigo genuíno desta vez! Além disso, o aniversário do irmão mais velho é em alguns dias. Eu queria dar este item a ele como um presente de aniversário. Tio Jun, pense nisso como uma ajuda para seu sobrinho a atingir essa meta! Que tal eu colocar o seu nome na lista de presentes e fazer esta taça de vinho um presente de nós dois, para que você também participe dela. Isso vai servir? “
Você não diz. A coisa custa oito mil taéis, eu, como seu tio, coloquei seis mil, então, quando você escreve uma lista de presentes, você não deveria realmente escrever seu nome muito, muito atrás do meu?
Digo a Qitan com toda a seriedade: “Se você puder resolver este seu problema e parar de coletar relíquias aleatórias, sua majestade o achará incomensuravelmente reconfortante. Ele ficaria mais feliz do que se tivesse recebido dez caldeirões gigantes que o rei Wen de Zhou costumava usar para oferecer sacrifícios aos céus. “
E ainda, obstinadamente, Qitan permanece impenitente; minhas palavras entram por um ouvido e saem pelo outro. Ele segura minha manga. – Tio Jun, pense nisso como um pedido meu então. Que tal cinco mil taéis? Você pode me emprestar cinco mil taéis? “
Eu solto outro suspiro. “Por que eu simplesmente não me viro agora, faço um pedido formal a sua majestade e peço a ele para converter uma área da prefeitura de Hunan em seu feudo. Supostamente, existem muitas ruínas e tumbas deixadas para trás pelas dinastias Zhou e Shang naquela região. Posso arranjar mais vinte homens saudáveis e uma carruagem cheia de enxadas e pás de ferro. Você pode passar seus dias vigiando a escavação. Você com certeza desenterrará algo precioso. Definitivamente eclipsaria o que você está fazendo agora. “
Qitan ignora tudo, exceto por seu aperto em minha manga. Ele sorri, mostrando todos os dentes. ” Tio Jun, quatro mil taéis. Que tal quatro mil taéis? “
Ainda esta manhã fui traído e agora à tarde sou tratado como um alvo fácil [3] . Quando se trata das circunstâncias atuais, estou me sentindo bastante desanimado. Como se sua boca tivesse sido untada com mel, Qitan disse docemente: “Eu sei que você definitivamente vai me emprestar, tio Jun. De todos, eu sei que você sempre foi aquele que mais me ama.”
Eu suspiro novamente e novamente; Não sei como lidar com ele. A razão pela qual Qitan se atreve a agir assim provavelmente tem algo a ver com a maneira como o agrado desde que ele era criança.
Venha para pensar sobre isso, sejam eles os filhos do ex-imperador ou os filhos dos meus primos mais velhos, incluindo Qizhe, como Qitan, Qifei e Qili – todos jovens imperiais da mesma idade – eu joguei com todos eles quando eles eram crianças pequenas.
Entre eles, os filhos do ex-imperador, Qitan e Qifei, e os filhos dos príncipes, Qili, Qizheng e Qiqian, adoravam passar o tempo em minha propriedade. Qitan é brilhante, ousado e encantador. Havia apenas diferenças de sangue entre ele e o jovem imperador, mas era como se eles não fossem irmãos. Qizhe era calado quando criança, quieto e mantinha toda a sua inquietação por dentro; se ele queria algo, ou não queria algo, ele nunca disse nada sobre isso. Quando Qitan queria ou não queria algo, ele garantia que você soubesse, e tudo o que ele queria, ele tinha que ter. Devido a esse forte terno dele, ele foi capaz de expulsar muitas coisas boas de minha propriedade. É também por essa razão que parece que sempre amei mais o Qitan.
Foi alegado que a imperatriz uma vez pensou que eu mudaria de ideia para apoiar Qitan e ameaçar o lugar de Qizhe no trono. Mais tarde, quando soube disso, achei um pouco absurdo.
Deixando de lado o fato de que eu não tenho o poder para ir ao redor escolher ou destituir o príncipe-herdeiro, mesmo se formos pelo personagem de Qitan sozinho, que seria melhor se ele nunca chega a ser imperador. Se ele fosse o único sentado no trono agora, com toda probabilidade nosso tesouro já estaria vazio e a queda do império não estaria longe.
Qitan agarra minha manga e me olha tão alegre quanto antes. Suponho que, se não concordar em dar o dinheiro a ele, não terei esperança de receber minha algema de volta.
Por falta de opções melhores, preparo-me para assentir. Quando penso na grande soma prestes a ser riscada do registro da propriedade, sinto uma leve pontada de dor no peito.
Exatamente naquele momento, na periferia de minha visão, vejo uma figura azul-tinta ao virar a esquina ao longo do caminho.
De repente, meu coração fica exultante sem razão aparente.
Talvez o céu sinta pena de mim, por isso está me concedendo essa chance inesperada e imerecida.
Fingindo que minha atenção não foi desviada, eu digo a Qitan: “Tudo bem. Mas eu realmente não estou me sentindo seguro se aquela taça de vinho é autêntica ou não. Do contrário, dar a você a prata não seria o mesmo que desculpar seu comportamento? Acho melhor ir com você e adiar minha decisão para depois de ter verificado que é realmente genuíno. “
“Mas tio Jun, você não parece ser mais especialista do que eu quando se trata de relíquias. Estou supondo que, se parece genuíno para mim, com certeza também parece genuíno para você. Por que fazer você sair do seu caminho? “
Eu balancei minha cabeça. “Fora de questão. Se não o tivermos avaliado, continuarei a sentir-me inquieto. ” Eu permito que minha fala diminua, arrastando minha entonação para que minha frase termine enquanto aquela figura azul tinta se aproxima de nós. Eu olho para cima e agindo como se só agora o tivesse notado, digo: “Que coincidência, estávamos apenas conversando sobre como a autenticação pode ser difícil, e aí vem um especialista.”
Com um sorriso, Liu Tongyi cumprimenta formalmente Qitan e eu . ” Este parecem ter interrompido o espírito de conversa das suas altezas.”
Por fim, Qitan libera minha manga e retorna a saudação com um aceno de cabeça. “Chanceler Liu, você está voltando para casa?”
Liu Tongyi diz, cortês: “É isso mesmo”, e ele começa a se afastar.
Eu reúno minha coragem. “Chanceler Liu, por favor, espere.”
Liu Tongyi para seus passos e uma nota de descrença surge em sua expressão. Qitan se vira para mim, totalmente pasmo.
Dentro da corte imperial, o caminho de Liu Tongyi e o meu raramente se cruzam; sempre que nos encontrarmos cara a cara, no máximo trocaremos algumas gentilezas. Todos sabem que não há amizade nem rancores pessoais entre nós, mas de acordo com nossa reputação, sou um príncipe traiçoeiro e ele um chanceler sábio, somos tão diferentes quanto preto e branco em um tabuleiro de jogo. Da perspectiva dos espectadores, seria razoável presumir que somos diametralmente opostos.
Por isso, quando clamo por Liu Tongyi, impedindo-o, ele não é o único a mostrar descrença. Até meu sobrinho , o príncipe Dai, passa um momento parecendo surpreso.
Eu aparento uma facilidade sem esforço. ” Posso ter alguns negócios que precisariam de sua ajuda, Chanceler Liu.” Qitan está olhando para mim com espanto chocado estampado em seu rosto; Eu sorrio para ele. “O Chanceler Liu é conhecido como um dos principais estudiosos da corte imperial, e me disseram que ele é um mestre na identificação de relíquias e caligrafia – você não diria que ele é apenas o especialista enviado do céu de que precisávamos?”
A expressão de Qitan é extremamente complicada. ” Tio Jun, você …”
Eu coloco minhas mãos em súplica para Liu Tongyi. “Chanceler Liu, meu sobrinho está gastando muito dinheiro na compra de uma taça de vinho. Ele diz que foi usado pelo Rei Wen de Zhou; Estou preocupado que ele acabe comprando uma farsa. Se você está livre agora, me pergunto se é possível convidá-lo para que fique de olho no príncipe Dai e eu. No mínimo, você seria capaz de nos impedir de desperdiçar milhares de taéis de prata em um artigo falsificado e dar boas risadas a todos. “
Eu olho diretamente para Liu Tongyi. Todos esses anos no tribunal, posso contar quantas vezes tive a chance de vê-lo cara a cara com uma mão; então, enquanto estou de pé nesta brisa de primavera, meu coração está todo agitado.
Liu Tongyi sempre foi cauteloso e autodisciplinado; ele provavelmente não vai querer ser contaminado pelo meu miasma asqueroso. Com toda a probabilidade, ele encontrará alguma desculpa para me afastar.
Seus traços lembram uma pintura a tinta; cores tranquilas, difusas, refinadas. Parece que meu coração vai se acalmar e se difundir ao longo da mesma veia – Princesa Huai, fenda familiar, sendo traído, todas essas coisas me deixaram por enquanto, tendo voado muito acima da camada mais alta dos céus.
Um traço de sorriso surge em seu rosto e ele me diz: “Obrigado pelo seu convite, Vossa Alteza. Naturalmente, não vou recusar. Eu estou ao seu serviço.”
Naquele instante, flores desabrochando enchem a brisa da primavera, e meu coração bate ainda mais forte.
****
[1]: Ele está falando sobre taéis de prata .
[2]:. Sem entrar em detalhes, eles são moedas de cobre em cordas, e 1.000 cobre formam uma corda.
[3]: Um corno é uma “tartaruga” em chinês, e uma marca fácil, uma “ovelha gorda”. O pobre Chengjun não se sente muito humano no momento
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.