Imperial Uncle - Capítulo 12
Tradução e Revisão: ArTheoDor
Postagem: Vick_Queen
●❯────────「⊙」────────❮●
Liu Tongyi levantou as mangas, abaixou a cabeça. “Saudações, alteza.”
Ouvi minha própria voz dizer: “Você pode dispensar as formalidades, diretor graduado Liu.” E foi nesse exato instante que as palavras brincalhonas que eu planejava dizer a ele ficaram trancadas atrás dos meus lábios para sempre.
As pessoas são assim, passando de forma estranha; Fui considerado por todos como um vilão, sendo perpetuamente e falsamente acusado, mas sempre acreditando ser uma pessoa dedicada e boa. Mas no momento em que vi Liu Tongyi, percebi imediatamente que ele e eu estávamos destinados a ser tipos diferentes de pessoas. Era como se uma linha clara e simples tivesse sido traçada bem diante dos meus olhos – ele estava de um lado, nas águas de um lago que não poderia ser mais claro sob a luz do sol; Eu estava do outro lado, em uma panela de caldo de macarrão escuro. Em todos os lugares, existem sombras na luz e há luz dentro das sombras, mas nada é tão puro azul quanto o pedaço de céu pendurado acima de sua cabeça.
Yun Tang me disse baixinho: “Em alguns anos, ele será outro Liu Xian.”
“Talvez,” eu respondi. “o mais provável é que ele seja superior a Liu Xian.” No mínimo, ele definitivamente não teria o rosto de Liu Xian.
Então, há pouco mais de um ano atrás, ele recebeu recentemente a posse do selo de Chanceler, Liu Tongyi estava na Assembleia do Tribunal em seu azul cortês. Nunca ninguém havia assumido o cargo de Grande Chanceler antes de completar trinta anos. Em duzentos anos, ele é a pessoa mais jovem a se levantar naquele local portando este manto oficial.
Yun Tang me disse: “O julgamento de Vossa Alteza sobre as pessoas é realmente preciso.”
“Basta”, respondi modestamente.
Aquele único exemplar de Épico de Barba Ruiva, lido por uma galeria sinuosa no jardim de um palácio, sob uma lanterna ornamental – Eu me pergunto, em que canto ele foi empilhado? Sob pilhas de ensaios de sábios e estratégias de gestão do Estado? É possível também que há muito tempo tenha se transformado em um punhado de cinzas, varrido e espanado.
Mas, naquele mesmo jardim do palácio durante o banquete de Qionlin, e no salão principal do palácio, pela primeira vez ele pisou serenamente em suas vestes de Chanceler. Ajeitei alguns fragmentos da minha alma e os fixei em minhas roupas. Como um burro conduzido pelo nariz, sabendo muito bem que andar em círculos é uma coisa tola de se fazer, ainda não pude evitar.
Os antigos diziam certa vez que quando o sofrimento por amor atinge um certo estado, pode-se tornar um sábio.
Eu me pergunto se a situação em que estou agora me torna um sábio maior ou um sábio menor.
Lanço outro olhar para o Liu Tongyi andando ao meu lado, se ele se acostumasse a se vestir com cores mais vibrantes como Yun Yu, sua aparência seria melhorada, e com o cabelo meio solto, ele ficaria ainda melhor.
Se no futuro eu realmente pudesse realizar algum feito de grande lealdade, o suficiente para levar o céu e a terra às lágrimas, talvez essa linha pudesse desaparecer. Se a essa altura eu pedisse para ele andar comigo, lado a lado, ele iria querer?
Embora eu não consiga parar de pensar em Liu Tongyi, nunca pensei em nós realmente fazendo isso ou aquilo. No máximo eu apenas imaginei o que eu mencionei acima se tornando realidade, nada mais. E talvez também pudéssemos jogar Go de vez em quando, conversar, compartilhar um bule de chá e assim por diante.
É o suficiente.
Tocado pelo estado de sofrimento que alcancei, eu viro meu olhar com tristeza para o sol se pondo.
Uma voz ressentida perto de mim diz fracamente: “Tio…”
De uma só vez, minha alma corre de volta para dentro de sua concha mortal. Viro minha cabeça para encontrar o rosto ressentido de Qitan bem ali.
Atônito, pergunto: “Como você apareceu assim de repente?”
Qitan me encara, seu olhar caído: “Tio, eu te segui por tanto tempo, te chamei tantas vezes, e você nem olhou para mim.”
“Oh, hum… eu estava perdido em pensamentos, então não estava prestando atenção.” Minha mente estava seriamente vagando agora. Eu me pergunto se esqueci minhas maneiras na frente de Liu Tongyi.
Aparentemente por acaso, deixei meu olhar varrer Liu Tongyi mais uma vez. Felizmente, sua expressão parece normal, com uma pequena sugestão de sorriso em seus lábios. Ele provavelmente não percebeu nada.
Quando estou prestes a falar novamente, uma voz calma diz atrás de mim: “Príncipe Dai, eu estava certo, não é? Eu lhe disse que a mente do príncipe Huai certamente vagará até chegarmos aos portões da Cidade Imperial. Você perdeu a aposta.”
O orador chega ao lado de Qitan. Eu pergunto: “Chefe Yun, o que você está fazendo com Qitan?”
Yun Yu me dá um sorriso rápido. Qitan se apressa em falar primeiro “Enquanto eu estava perseguindo você e o Chanceler Liu, eu encontrei o Chefe Yun. Não entenda mal.”
O que isso de ‘Não entenda mal’ significa exatamente?
Yun Yu sorri. “Parece que sua alteza e o chanceler Liu se encontraram de novo?”
“Ah, isso mesmo. Também é uma coincidência. Uma coincidência, só isso.”, respondo.
Liu Tongyi para de andar. “Príncipe Huai, parece que o Príncipe Dai tem algo importante sobre o qual gostaria de falar com Sua Alteza. Eu deveria ir.”
“Por favor, fique”, eu peço.
“Chanceler Liu, por favor, fique”, Qitan também pede.
Yun Yu fica de lado, nos observando.
Liu Tongyi diz: “Suas Altezas precisam de algo de mim?”
“Oh, eu não preciso de nada, mas o príncipe Dai pode não estar aqui apenas para me ver. Talvez ele tem algo para falar com você, e é por isso que ele pediu para que você ficasse por enquanto.”
Yun Yu interrompe: “Sim. Como o príncipe Huai falou em uma tentativa de manter o Chanceler Liu pouco antes do príncipe Dai pedir para ele ficar, parece que o príncipe Dai realmente tem algo importante para falar com o chanceler Liu.”
Parece que Yun Yu está tentando superar meu sobrinho Qitan hoje – o que eles estão dizendo é cada vez mais incoerente. Ainda bem que Liu Tongyi não parece se importar com o que foi dito nas entrelinhas.
Qitan devidamente acrescenta: “É assim: graças à sua ajuda e de meu tio anteontem para identificar um pedaço falso de antiguidade, fui poupado de uma enorme despesa inútil. Preparei um banquete em minha casa e devo insistir que você e o tio tenham a honra de me agraciar com sua presença esta noite.”
Qitan, meu rapaz. Eu não o admirei em toda a sua vida em vão; ele está se tornando cada vez mais capaz nos dias de hoje.
Liu Tongyi aceita o convite com bastante facilidade, sem muita objeção; “Eu não tenho nenhum motivo para recusar.”
“Parece que sou o único que não tem negócios aqui. Eu deveria ir.” Yun Yu faz a volta como se estivesse prestes a sair.
Então Qitan acrescenta: “Gostaria que você me honrasse com sua presença também, Chefe Yun. Perdi uma aposta mais cedo, então devo oferecer-lhe um jantar. Ele se vira para mim. “Não é mesmo, tio?”
Por que Qitan está falando de uma maneira tão estranha hoje?
Não tenho escolha a não ser assentir. “É assim, é assim. Essa é a questão, claro”
Yun Yu olha para Qitan, então olha para mim. “Bem, então levarei seu convite a sério. É melhor Vossa Alteza não estar escondendo seu melhor vinho.”
Qitan imediatamente abre um sorriso. “É claro. Se eu tivesse a audácia de escondê-lo, o tio certamente não me deixaria.”
Quando estamos chegando aos portões da cidade imperial, Qitan de repente agarra minha manga e me arrasta alguns passos para trás, revelando um sorriso bastante sugestivo. Ele se aproxima e diz baixinho no meu ouvido: “Chefe Yun e eu seguimos você por eras. Vimos que o tempo todo você estava absorto enquanto caminhava perto do Chanceler Liu. Quando estivermos jantando mais tarde, deixe-me lidar com o chanceler Liu. Sinta-se à vontade para falar apenas com o Chefe Yun.”
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.