Epifanias do Renascimento. - Capítulo 01
Todo mês de março, chovia na cidade de Liyun. O tamborilar das gotas de chuva e o ar úmido exclusivo das terras do sul envolveram o corpo em uma suave carícia. Muitos anos atrás, ele saiu de casa, mas Lin Jingze ainda não conseguia esquecer esse sentimento.
Ele sofria de insônia e não dormia bem desde a morte de seu pai naquele ano, quando tinha 29 anos. Quando o som da chuva o acordou às 4 da manhã, ele se sentou na porta e observou a montanha Liyun à distância, obscurecida por garoa e neblina. Em 1990, os recursos minerais enterrados nas profundezas do solo da montanha ainda não haviam sido descobertos, e ainda era lindo e grandioso – drasticamente diferente da devastação na memória de Lin Jingzhe.
A entrada estava uma bagunça. O vento havia derrubado a coroa branca com as palavras “Descanse em paz”, uma suona acabou deitada em um canto, salpicada de lama, e as sobras úmidas de fogos de artifício vermelhos explodidos cobriram o chão …
Ele se virou e seus olhos pousaram no caixão de abeto chinês solitário na sala de estar. Óleo de tungue aquecido revestia a madeira crua, tornando-a suave como a seda e brilhante. Também caro; era o material favorito dos ricos patronos da cidade de Liyun.
Lá dentro estava Jiang Jiping, o avô materno de Lin Jingzhe, para quem ele havia feito a última cerimônia, chorando muito, há mais de vinte anos.
O calendário pendurado na parede tinha a foto de um cavalo galopando. Em letras grandes e gritantes, mostrava a data, ‘6 de março de 1990’. Lin Jingzhe foi pego em um transe de sonho. Ele sabia que em quatro dias, o velho que ele nunca deixou de sentir falta seria enterrado no cemitério da cidade de Liyun, expulso pelo som de gongos e tambores. A partir de então, a família Jiang se desenvolveria e se tornaria cada vez mais bem-sucedida, e sua lápide se tornaria o local de adoração onde os oficiais da cidade de Liyun deveriam prestar homenagem todos os anos no Dia dos Ancestrais.
O que Lin Jingzhe conseguia se lembrar era de levar um pote de vinho ao cemitério e ficar completamente bêbado. Ele estava exausto naquele dia; ele não dormiu por mais de quarenta horas. Depois de terminar seu treinamento no exterior, ele pegou um voo de volta para Yan City. Quando ele chegou, a notícia chocante da execução iminente de seu amigo Gao Sheng o fez correr para a cidade de Liyun. Então, mentalmente e fisicamente exausto, ele chorou até dormir no cemitério, encostado na lápide de seu avô.
Quando ele acordou, ele havia voltado para o dia de seu aniversário de dezoito anos, vinte e cinco anos atrás.
“Jingzhe!” A preguiçosa sinfonia de gotas de chuva caindo foi interrompida pelo barulho de uma corrente. Uma bicicleta não muito nova apareceu e parou na frente de Lin Jingzhe. Seu dono colocou suas longas pernas no chão para evitar que tombasse, então abriu um guarda-chuva com uma das mãos e gorjeou: “Vejo que você ainda não saiu. Venha, vou te levar para a escola! “
O cabelo de Gao Sheng, de 18 anos, estava raspado em um corte curto e, por baixo de seu uniforme grande e surrado, mas limpo, ele usava uma blusa de gola alta tricotada à mão e cheia de manchas. Esse traje parecia lamentavelmente simples em comparação com os ternos cada vez mais caros que ele vestiu depois de entrar para a gangue, mas Lin Jingzhe não se importou; ele não via aquele sorriso despreocupado e inocente há mais de dez anos.
Por um longo tempo, ele não conseguiu falar. Gao Sheng o viu pálido e atordoado, mas pensou que a dor ainda o dominava por causa da morte de seu avô. Ele não queria piorar sua condição, então não ofereceu consolos vazios. Em vez disso, ele deu um tapinha em sua velha bicicleta de 28 polegadas como se nada estivesse errado e gritou: “Depressa! Se chegarmos atrasados, teremos que ficar para as aulas de maquiagem! “
A reação de Lin Jingzhe atrasou alguns segundos, mas ele se levantou. “Espere um momento.”
Ele se virou e entrou. Em vez de pegar a mochila escolar embalada na noite anterior, ele se aproximou do caixão e olhou para o pequeno e frágil velho deitado com os olhos fechados.
Esta foi a pessoa que acompanhou Lin Jingzhe por mais tempo, o membro da família que ele mais amava e o único em quem confiava.
“Vovô.” Por que você não me deixou voltar alguns dias antes? Sempre desejei ouvir sua voz gentil e solene novamente. Lin Jingzhe estendeu a mão para pentear o cabelo levemente bagunçado do velho e seus olhos pousaram nos dedos firmes e finos, sem sinais de idade. Depois de um momento de estupor, a mão fechada ao lado do caixão afrouxou o aperto. Ele engoliu um soluço e um sorriso nostálgico e lacrimoso apareceu em seu rosto. “Estou saindo para a escola.”
Na cidade de Liyun de 1990, o desenvolvimento urbano não era sistemático. Depois de deixar o “bairro rico” onde Lin Jingzhe e seu avô moravam, a estrada estava cheia de buracos. Lin Jinzhe sentou-se no banco de trás e segurou o guarda-chuva para Gao Sheng. A bicicleta sacudia de vez em quando, fazendo sua bunda pressionar desconfortavelmente contra o assento antiquado. Seus ouvidos foram agredidos pela tagarelice interminável de seu amigo de infância: “Estamos condenados, os resultados dos exames simulados serão divulgados hoje. Você provavelmente se saiu mal também. A professora responsável pela nossa turma nos desprezou por um tempo, acho que ela vai nos fazer escrever uma autoavaliação. Você tem que me ajudar a implorar por misericórdia com minha mãe … “
Foi o início da era do desenvolvimento econômico. Embora a cidade de Liyun fosse apenas uma cidade pequena, alguns “novos ricos” surgiram lá também. Às vezes, um carro passava por eles nas estradas mais espaçosas, geralmente um Volkswagen Santana de aparência quadrada. Depois de ser engolfado por uma nuvem de areia e fumaça de escapamento quando um deles passou rugindo, Lin Jingzhe parou de se sentir irreal, como se estivesse embrulhado em uma folha de papel-bolha. As queixas chorosas de seu amigo genuíno do terceiro ano do ensino médio evocaram memórias de seu passado, e ele não conseguiu evitar que o sorriso amargo aparecesse em seus lábios.
Uma autoavaliação? Como se fosse tão simples.
1990 pode ser considerado o ano decisivo da vida de Lin Jingzhe. Ele se formou no colégio e estava prestes a começar uma nova vida, mas a morte de seu avô e a série de acidentes que se seguiram jogaram tudo no caos.
Se as memórias fossem verdadeiras para o que ele experimentou em sua vida anterior, então, durante a primeira aula, seu professor Li Yurong anunciaria que os alunos cujo desempenho no exame não foi promissor serão transferidos para a Classe 5. Infelizmente, Lin Jingzhe e Gao Sheng, e seu outro amigo Zhou Haitang, estavam entre eles.
As notas de Gao Sheng e Zhou Haitang não eram boas, então sempre foram um espinho para Li Yurong. Lin Jingzhe costumava ser um excelente aluno, mas a doença e a morte de seu avô o afetaram muito e ele não conseguia se concentrar nos estudos. O problema era que o último ano do ensino médio foi um período de alta pressão, repleto de cursos e exames. Embora Lin Jingzhe tenha ficado ausente por menos de meio mês, seus resultados acadêmicos foram bastante prejudicados – ele caiu do top 10 de toda a escola para o top 30 da classe 1. O exame de admissão à faculdade estava relacionado com o próximo professor avaliações pelo conselho de educação. Como a mãe de Gao Sheng também era professora, Li Yurong teve que suportá-lo, mas agora ela não iria se conter mais.
Durante o último ano, as classes foram ordenadas por desempenho, sendo a Classe 1 a melhor. Em sua vida anterior, abandonar a classe 1 para a classe 5 tão perto do vestibular foi uma humilhação esmagadora para Lin Jingzhe que, além de sua dor avassaladora, o fez desmoronar. Como resultado, seu desempenho nos exames foi péssimo.
Isso desencadeou uma reação em cadeia de desastres e impactou indiretamente a trajetória de vida de Lin Jingzhe. Sua formação educacional inferior fez com que outros duvidassem de sua capacidade e limitou a possibilidade de uma promoção. Ele flutuou atordoado até os trinta. Então, relembrando os arrependimentos e experiências dolorosas de sua vida, ele começou os estudos no meio de sua carreira, tentando escapar do atoleiro da desesperança. No entanto, era tarde demais – ele havia perdido muito por causa de sua inércia.
Seus amigos Gao Sheng e Zhou Haitang não entraram em uma faculdade pública e não tinham dinheiro para pagar as mensalidades em faculdades particulares, então simplesmente desistiram de estudar e se juntaram à gangue de Liyun Town. Na época, gangues locais dominavam suas áreas correspondentes, mas eram apenas peixes grandes em um pequeno lago. Alguns anos depois, quando os verdadeiros figurões chegaram, eles passaram por cima dessas crias. Os patrões fugiram, deixando os subordinados com a culpa. E assim, um dos amigos de Lin Jingzhe foi condenado à prisão perpétua, o outro foi executado. Suas famílias foram arruinadas e morreram ou fugiram.
E meu…
Lin Jingzhe de repente se lembrou de seu pai deitado em seu leito de morte, seu rosto envelhecido transbordando de lágrimas e seu peito apertou tanto que por um longo momento ele não conseguia respirar. Foi só depois que Gao Sheng parou em frente ao portão da escola e a bicicleta sacudiu de lado que ele acordou assustado.
“…O que você acha?” Gao Sheng perguntou.
Lin Jingzhe não tinha ouvido uma palavra do que ele disse.
“Deixa para lá.” Diante de seu olhar vazio, Gao Sheng pensou que estava sofrendo novamente. Ele tirou uma lancheira de lata de sua sacola costurada à mão e disse: “Quase esqueci – você ainda não comeu, certo? Minha mãe fez panquecas de cebola especiais para ela e me pediu para trazê-las para você. “
A mãe de Gao Sheng, Hu Yu, era a professora encarregada da 5ª classe, e ela também ensinava matemática. Era amplamente conhecido na escola que Lin Jingzhe não tinha pais e foi criado por seu avô. Por causa disso, Hu Yu cuidou dele como uma mãe e frequentemente enviava Gao Sheng com uma refeição para ele.
Lin Jingzhe agradeceu e comeu. Sentindo o gosto nostálgico, ele quase se desmanchou em lágrimas.
Quando Gao Sheng foi preso, Hu Yu envelheceu durante a noite e morreu logo após o veredicto de execução. Em seu leito de morte, ela ainda se preocupava com a insônia de Lin Jingzhe. Lin Jingzhe a tratou como sua própria mãe e mandá-la embora esgotou suas últimas forças. E ainda, quando ele visitou Gao Sheng na prisão, ele teve que fingir ser imperturbável e esconder de seu amigo.
Mas desta vez … Nesta vida …
Ele engoliu a perfumada panqueca de cebola com o nó na garganta, curvando a cabeça para deixar a longa franja esconder as lágrimas que brilhavam em seus olhos. Eles dobraram a esquina e uma zombaria veio da classe 1: “Lin Jingzhe? O resultado do seu exame é assim e você ousa vir para a aula? “
O coração de Lin Jingzhe deu um pulo. Ele ergueu a cabeça – com certeza, era um velho conhecido: seu primo Jiang Run.
Jiang Run era o único filho da tia materna de Lin Jingzhe, e Lin Jingzhe nunca se deu bem com ele. Infelizmente, eles moravam em uma cidade pequena e eram da mesma idade. Eles foram colegas de classe desde pequenos, e sua animosidade nunca terminou.
Quando eram crianças, era porque Jiang Run não gostava de Lin Jingzhe, que não tinha pais e, no entanto, suas notas eram sempre melhores. Quando eles cresceram, os motivos se complicaram.
O avô materno de Lin Jingzhe, Jiang Jiping, tinha alguns pequenos negócios na cidade de Liyun. Seu testamento os dividiu entre os filhos, mas deixou a casa em que morava, junto com a coleção de antiguidades no interior, para Lin Jingzhe.
O arranjo do velho era astuto. Ele sabia que seus filhos não eram magnânimos e Lin Jingzhe tinha apenas dezoito anos. Diante daquela matilha de lobos, ele nunca poderia manter uma empresa em suas mãos – para garantir sua vida, era melhor deixar dinheiro para ele. Embora as peças de bronze em sua coleção fossem extremamente raras, os residentes da cidade de Liyun tinham pouco interesse em antiguidades e poucas pessoas sabiam seu valor.
Essa decisão, no entanto, causou alvoroço na família de Jiang.
Mesmo Jiang Jiping não achava que, quando ele acabara de ficar doente, seus filhos já haviam determinado o destino de seus tesouros. Embora na cidade de Liyun ninguém se importasse com eles, no mundo exterior não faltavam conhecedores.
Havia um funcionário do governo na capital provincial que gostava de colecionar antiguidades; algum tempo antes, a tia de Lin Jingzhe cobrou alguns favores e o conheceu, depois prometeu-lhe a coleção de seu pai. Agora, graças à sua ajuda, o negócio prosperava. A única coisa que restou foi esperar que o velho morresse e cumprir sua parte do trato.
Quem poderia imaginar que seu pai deixaria essas coisas para Lin Jingzhe, uma criança com um sobrenome diferente! Não havia necessidade de ser tão imparcial! Isso complicou tudo. Tia Jiang ficou tão irada que amaldiçoou Lin Jingzhe em casa todos os dias, desejando-lhe uma morte repentina e violenta. Jiang Run logo soube que sua família perderia a boa sorte por causa de seu primo, e sua antipatia se transformou em ódio. Quando os resultados do exame simulado foram divulgados, e ele ouviu Lin Jingzhe não apenas ter falhado, mas sua pontuação estava cem pontos abaixo da sua, ele ficou fora de si de alegria. Então, ele chegou cedo e esperou na frente da sala de aula por Lin Jingzhe só para zombar dele.
Lin Jingzhe não reagiu, mas essa observação indignou Gao Sheng. Ele saltou para a frente e gritou: “O que você disse ?! Diga isso de novo!”
“Isso é da sua conta? Oh, esqueci, você é aquele perdedor que está sempre em último lugar, o bajulador de Lin Jingzhe. O que, quer me bater? ” Jiang Run lançou um olhar de desprezo para os braços delgados de Lin Jingzhe. Ele tinha vários amigos esperando por perto. Se Lin Jingzhe colocasse um dedo nele, eles iriam ajudá-lo a descarregar sua raiva. Mesmo que a escola investigasse a briga mais tarde, eles simplesmente diriam que não foram eles que a iniciaram.
Foi um estratagema tão infantil que Lin Jingzhe percebeu de relance. Ele parou Gao Sheng, cujo rosto estava vermelho de raiva, e terminou a panqueca. Embora essa provocação não o irritasse, seu coração não estava imperturbável.
Era porque a sombra que Jiang Run, ou melhor, toda a família Jiang, lançada em sua vida era muito sombria e abrangente.
Lin Jingzhe não entendeu o que essas antiguidades significavam para a família Jiang até muito tempo depois. Nessa idade, em sua vida anterior, ele era apenas um jovem ignorante e inexperiente que via pouco do mundo. A louça de bronze tinha valor sentimental, era algo que seu avô lhe confiava. Ele não estava disposto a desistir … mas a família Jiang precisava disso.
No início dos anos 90, o estado de direito em uma pequena cidade como Liyun Town existia apenas no nome. Os Jiangs foram ousados. Quando a persuasão falhou, eles entraram na velha casa em plena luz do dia e simplesmente removeram as antiguidades. Isso deixou Lin Jingzhe furioso. Ele queria investigar o assunto, mas então sua mãe, que morava na distante capital da província desde que ele era pequeno e nunca o contatou, deu um telefonema solícito.
Lin Jingzhe estava em seu momento mais vulnerável. Sem recursos financeiros e sem fonte de renda, seu dia a dia era repleto de adversidades. Ele não tinha resistência contra a imagem afetuosa de sua mãe. Persuadido pela voz gentil que lembra a de uma Santa Mãe, ele tolerou “sua família”. Ela também o convenceu a desistir da faculdade pública na cidade de Yan e se matricular na faculdade particular da capital provincial proposta por ela.
Demorou muito até que ele finalmente percebesse que tudo isso não passava de uma farsa. A essa altura, já era tarde demais – graças ao presente de antiguidades, Jiangs havia se tornado a família mais rica e poderosa da cidade de Liyun.
Com o canto do olho, Lin Jingzhe viu duas figuras correndo para a cena e um leve sorriso apareceu em seu rosto. Ele largou Gao Sheng e se aproximou de Jiang Run e riu baixinho: “E os resultados dos meus exames? O que isso tem a ver com você? Em vez de mim, você deveria se preocupar mais com sua mãe. Ela está furiosa ultimamente, não está? Isso não é bom para a saúde dela, você sabe. Pressão alta … Talvez ela logo … “
Isso atingiu um nervo em carne viva. Jiang Run parou de fingir que estava se encolhendo e se endireitou em toda a sua estatura. Ele agarrou Lin Jingzhe pelo colarinho e ergueu o punho, gritando furiosamente: “Vou te matar …”
“Pare!”
Quando ele estava prestes a bater em seu primo, ele ouviu um grito alto atrás dele, e isso o assustou tanto que ele quase fez xixi nas calças. Quando ele olhou por cima do ombro, suas pernas se transformaram em geleia – o diretor do Escritório de Educação Moral estava parado não muito longe com o professor da classe, e sua expressão era feia demais para se olhar.
Jiang Run era alto e rechonchudo. Havia um forte contraste entre ele e o pálido e esguio Lin Jingzhe, especialmente quando eles estavam tão próximos um do outro.
O diretor repreendeu: “O que você está fazendo ?! Você se atreve a bater em seu colega? E você ainda se considera um estudante! “
Quando Li Yurong, a professora encarregada da Classe 1, viu essa cena, ela hesitou, mas os resultados do exame de Jiang Run foram bons, então ela foi parcial a seu favor.
Querendo tirá-lo do gancho, ela disse: “Você também, Lin Jingzhe! O dia todo, você não faz nada além de brincar em vez de melhorar suas notas. São necessários dois para brigar; o problema que você causa está ficando cada vez pior! “
Lin Jingzhe não falou, apenas baixou os olhos com uma expressão resignada, como se estivesse acostumado.
“Muito bom!” O diretor do Escritório de Educação Moral já tinha uma opinião ruim sobre Li Yurong por causa de suas relações pouco claras com o diretor, e a transferência arbitrária de alunos entre as aulas que ela veio anunciar também não ajudou em nada. Quando ele a ouviu tentar transferir a culpa de uma forma tão flagrante, ele ficou furioso. “Você, aquele com o punho erguido, qual é o seu nome?” ele perguntou, indo direto ao ponto.
Um estudante próximo que detestava Jiang Run respondeu imediatamente: “Professor, ele se chama Jiang Run!”
“Jiang Run, não é?” O diretor desprezava Li Yurong, e Jiang Run teve o azar de se tornar o bode expiatório de sua raiva. “O Exame de Admissão ao National College está prestes a começar, e você ainda tem vontade de intimidar seus colegas de classe! Você está recebendo um demérito, vai escrever uma autoavaliação antes de segunda-feira e terá que se desculpar publicamente durante a cerimônia de hasteamento da bandeira! “
“Diretor—” Li Yurong ficou chocado. O pedido de desculpas público ainda era bom, pois não doía nada, exceto o orgulho, mas obter um demérito era um grande negócio, porque permaneceria no registro de Jiang Run. Isso afetaria as chances de Jiang Run de ingressar na Liga da Juventude Comunista e no Partido Comunista Chinês, e até mesmo em sua formatura no ensino médio.
Na última vez em que se encontraram, a mãe de Jiang Run a subornou para ajudar Jiang Run a obter uma das recomendações da escola para admissão na Universidade de Qunnan. Isso exigia que os alunos tivessem excelente desempenho acadêmico e conduta exemplar, e seu histórico deveria ser impecável. Agora ele não tinha chance.
O diretor a ignorou e entrou na sala de aula.
Dispensado assim, Li Yurong não ficou feliz. Então ela percebeu que os cinquenta mil yuans que lhe haviam prometido viraram fumaça e seu humor piorou ainda mais. Ela lançou a Jiang Run um olhar furioso e seguiu o diretor para a sala de aula.
Perplexo, Jiang Run olhou para as costas deles com desânimo. Um momento depois, ele se lembrou do que sua mãe disse sobre a recomendação e percebeu o que havia acontecido, e seu rosto ficou mortalmente pálido.
Lin Jingzhe puxou o colarinho do aperto repentino do oponente, alisou a jaqueta do uniforme escolar e deu um tapinha no ombro do primo. Esse tapinha quase não teve força, mas quase fez Jiang Run desabar no chão em uma pilha mole.
Lin Jingzhe olhou para a aparência sem vida do outro garoto e sorriu com indiferença. “Controle-se, primo.”
══⊹⊱∆⊰⊹══
Notas da tradutora:
“Descanse em paz” – a palavra usada aqui é 奠, que significa “oferta em homenagem ao falecido”.
Suona [唢呐] – um instrumento folclórico chinês popular, comumente usado em procissões de casamento e funerais.
Dia dos Ancestrais [清明] – Escolhi um nome relativamente menos popular; é mais conhecido como Festival Qingming ou Dia da Varrição do Túmulo.
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.