Yingnu - Capítulo 13 - Semente de Ameixa Negra
Tradução e Revisão: Vick_Queen
•——◤✧◥——•
“Viva uma vida como a de um pássaro que voa entre o céu e a terra sem nada pesando em sua mente, exceto por si mesmo.”
•——◤✧◥——•
Li Xiao apoiou o queixo com uma das mãos enquanto se inclinava no sofá colocado para o Filho do Céu, perdido em pensamentos. Como ele teve dificuldade para dormir na noite anterior, sua mente não pôde evitar ficar um pouco confusa. Ao chegar, Xu Lingyun disse ansiosamente: “Lorde Ting!”
Ting Haisheng estava perdido. “Ah? Lorde Xu?”
“A Imperatriz já se vestiu com seu vestido de fênix! Sua Majestade ainda não mudou sua armadura?” Xu Lingyun pediu. “Já é o período wei* .”
*8º período, 13h00 – 15h00
Ting Haisheng de repente recuperou os sentidos e disse apressadamente: “Sua Majestade… Sua Majestade está descansando no momento… Pelo que Lorde Xu pode ver agora, estaria tudo bem se acordássemos Sua Majestade?”
Xu Lingyun disse: “Posso incomodar Lorde Ting para trazer a Imperatriz? Eu cuidarei de Sua Majestade.”
Ting Haisheng assentiu apressadamente. Como uma rajada de vento, Xu Lingyun se moveu para acordar Li Xiao.
“Rápido, acorde!”
Xu Lingyun estava com muita pressa. Li Xiao mal havia acordado e ainda estava inconsciente quando foi sacudido. Ele repreendeu com raiva: “Impudente!”
Xu Lingyun disse: “Vossa Majestade pode punir este sujeito por este crime mais tarde. Agora rápido! Estamos perdendo mais tempo desta forma!”
Xu Lingyun rapidamente afrouxou o capacete do dragão de Li Xiao. Quando seus dedos tocaram a cintura nua e o abdômen forte do Filho do Céu, os dois, inconscientemente, desviaram o olhar.
“Por que Ting Haisheng não chamou esse rei?!” Li Xiao percebeu que ele estava atrasado. Ele então perguntou: “O que a Mãe Imperatriz pediu a você?”
Sem muito esforço, Xu Lingyun jogou fora a armadura e o capacete, alisou as finas roupas internas e ajudou a consertar o colarinho de Li Xiao. Ele sorriu. “Sua Majestade perguntou se Sua Majestade dormiu bem na noite passada.”
Li Xiao estalou os lábios. Depois de acordar de seu curto sono, sua boca tinha um gosto amargo. Xu Lingyun casualmente pegou uma ameixa seca e enfiou na boca; Li Xiao não sabia se ria ou chorava com isso. Levantando-se, ele disse: “Basta”.
Xu Lingyun atendeu Li Xiao enquanto ele trocava sua roupa sem forro e sua cueca branca. Ele então assobiou, sinalizando para a sala externa antes de recuar para um lado. Quando os eunucos invadiram o interior segurando bandejas, Li Xiao ergueu calmamente a cabeça e examinou o reflexo no espelho.
Do espelho, quando a pessoa atrás dele sorria, suas duas sobrancelhas elegantes se curvavam ligeiramente e formavam um arco familiar.
“Yingnu, suas sobrancelhas”, disse Li Xiao de repente, “Elas se parecem com as da imperatriz viúva quando ela sorri.”
O sorriso de Xu Lingyun distorceu e ele mudou de assunto. “Este assunto viu a Imperatriz agora há pouco. Ela é uma beleza.”
Li Xiao ainda estava em transe e apenas fez um som de “hm”. Um momento depois, ele disse: “Pelo que este rei se lembra, a imperatriz viúva raramente sorri.”
Xu Lingyun disse em voz baixa: “É o comportamento desse sujeito que é imaturo. Ele gosta de sorrir o tempo todo.”
Friamente, Li Xiao disse: “Então, você não percebe que seu comportamento é imaturo?”
Xu Lingyun riu de si mesmo. Assim que Li Xiao mudou para o manto de dragão, todo o seu comportamento se elevou, tornando-se imponente e aparentemente escondendo um ímpeto opressor – como se toda a sua pessoa tivesse mudado. Os eunucos se ajoelharam em uníssono.
“Sua Majestade está partindo——”
Li Xiao se virou e caminhou em direção ao Salão Yangxin, com Ting Haisheng e Xu Lingyun atrás dele. Uma carruagem já havia sido organizada em frente ao Salão Yangxin. O imperador entrou na carruagem com os ministros assistentes esquerdo e direito a reboque, artefatos cerimoniais nas mãos.
Um momento depois, as duas carruagens do imperador e da imperatriz chegaram em frente ao salão principal. Os oficiais eram informados, enquanto uma magnífica música antiga tocava.
Li Xiao estava vestido com um manto de dragão que apresentava duas cores: preto e dourado. Em sua cabeça estava a coroa heroica do Filho do Céu, e em seu corpo um manto largo com mangas esvoaçantes. Quando ele estendeu a mão para Lin Wan, ela se retirou imperceptivelmente.
Li Xiao virou a cabeça para o lado e olhou para Lin Wan, sua boca mastigando de forma relaxada – ele não tinha terminado a ameixa seca que Xu Lingyun o alimentara antes, deixando o caroço de ameixa para ele segurar na boca em este momento.
Timidamente, Lin Wan encontrou o olhar de Li Xiao e colocou sua mão pequena, pálida e delicada sobre a palma dele. O sino e o tambor do lado de fora do salão do palácio soaram em uníssono, e o imperador e a imperatriz entraram no salão, de mãos dadas.
Era hora da concessão da imperatriz. Todos os funcionários fizeram uma saudação habitual.
Li Xiao ainda estava mascando o caroço de ameixa dentro da boca; ele não teve chance de cuspir.
Depois que o Primeiro Ministro terminou de ler o pergaminho de jade, ele acariciou a barba com um sorriso. Os oficiais curvaram-se duas vezes e Li Xiao pessoalmente colocou a coroa de fênix em Lin Wan. Em seguida, os oficiais se retiraram e, com Ting Haishang como guia, o imperador e a imperatriz partiram para o Salão Minghuang para homenagear as pinturas dos ancestrais.
Os longos dedos de Li Xiao alcançaram o canto da boca e fizeram um movimento de limpeza. Xu Lingyun estendeu sua mão exatamente naquele momento; os dedos das duas pessoas se encontraram e imediatamente, a semente de ameixa do imperador foi enfiada nas mãos de Xu Lingyun, que ele então colocou dentro de sua manga – a paz foi restaurada.
Lin Wan olhou para Li Xiao.
“O que?” Li Xiao parou o passo. “Cansada?”
Eles foram seguidos por apenas dois oficiais, Ting e Xu, bem como um grupo de eunucos.
Lin Wan baixou as sobrancelhas. “Esta esposa humilde…”
Li Xiao disse: “Se você está cansada, vamos descansar”.
Lin Wan balançou a cabeça hesitantemente. Li Xiao largou a mão dela e, sem dizer nada, entrou no palácio e entrou em seu longo corredor. Dentro do sereno Salão Minghuang, o imperador caminhou por todo o caminho enquanto Lin Wan lentamente seguia atrás dele.
“Este é Chengzu.” Li Xiao parou em frente a uma pintura.
Lin Wan disse: “Sua Majestade também o admira?”
Li Xiao acenou com a cabeça. “Você também conhece a história da vida de Chengzu?”
Hesitante, Lin Wan assentiu. “Chengzu era decidido e fazia tudo com o coração. Ele também se casou com a Imperatriz Sun naqueles anos, mas não foi uma união feliz.”
Li Xiao não conseguia parar de pensar nas implicações das palavras de Lin Wan. Xu Lingyun disse oportunamente: “Vossa Majestade tem todas as habilidades sob o sol. O grande casamento de hoje, em comparação com Chengzu, Vossa Majestade definitivamente não se arrependerá.”
Li Xiao balançou a cabeça lentamente e se virou para deixar o Salão Minghuang. A carruagem real já estava esperando fora do salão. Os dois mais uma vez partiram para o Salão Yangxin para oferecer chá à imperatriz viúva.
A imperatriz viúva deu uma ordem que, em resumo, significava apenas “sossegarem e serem harmoniosos”. Li Xiao saiu mais uma vez e voltou para o Salão Yanhe. Essa cerimônia de casamento estava mais ou menos concluída. À noite, o Filho do Céu organizou um banquete no jardim imperial para entreter os funcionários; a cena estava inegavelmente agitada de excitação.
Assim, os guarda-costas imperiais poderiam finalmente se livrar de seus fardos. O giro ártico foi devolvido ao aviário, e Xu Lingyun estava sozinho ao lado do jardim imperial, bebendo vinho na mesa da guarda imperial, seus pensamentos vagando.
As sombras podiam ser vistas por todo o pavilhão, e a fragrância de osmanthus podia ser cheirada mesmo a dez li de distância. A lua brilhante no céu fazia os beirais do Salão Yanhe brilharem em esplendor. Nesta bela noite, os raios do dragão no zênite do palácio imperial estavam voltados para a lua cheia do meio do outono, emitindo um clima artístico um tanto difícil de descrever.
Xu Lingyun ainda não tinha dormido na noite anterior. Nesse momento, ele estava segurando uma xícara vazia enquanto olhava, sem expressão, para o reflexo da lua no lago Taiye, perdido em pensamentos. A música tradicional frequentemente podia ser ouvida à distância. Ele estava perdido no vinho, seu brocado vermelho em desordem.
“Lorde Xu.”
“Primeiro Ministro.”
Xu Lingyun se virou e curvou-se em cortesia ao primeiro-ministro.
O Primeiro Ministro sorriu feliz. Este velho experimentou os altos e baixos de três gerações. Naquela época, o talentoso estudioso Fu Feng, de Jiangzhou, de dezesseis anos, foi à capital para fazer um exame imperial, ganhando a reputação de homem mais talentoso da capital. Ele recebeu a inscrição de ouro, mesmo sendo o primeiro no exame do palácio trienal.
Fu Feng na época era um intelectual notável. Ele tinha uma habilidade incrível em escrever artigos, os seis ministérios do tribunal, bem como as grandes escolas, todos admitiram a derrota, saindo graciosamente do cargo. O que era ainda mais raro era sua aparência elegante. Nos últimos cem anos, entre os jovens funcionários do país Yu, ninguém poderia estar certo.
Depois que Fu Feng retornou a Jiangzhou, ele assumiu o cargo de assistente administrativo. Suas realizações políticas foram notáveis. Sua carreira oficial abalou milhares de li, ele se ergueu em um céu claro e foi recomendado para ser o primeiro-ministro com apenas 27 anos de idade.
Ele manteve esta posição por cinquenta anos.
Nos últimos cinquenta anos, este velho sábio testemunhou as eras se dispersando como nuvens espalhadas pelo vento. Ele serviu aos primeiros dois imperadores durante seus reinados. Fosse a erradicação de Xiongnus ou apenas a paz entre os Quatro Mares, ele tinha visto os dois. A seca que ocorre uma vez em um século, as pessoas comuns fazendo guerra e cercando a capital, as negociações de paz, a rebelião armada. A expansão do território e o alívio da terra sob o céu. A abolição da imperatriz, o assassinato de concubinas imperiais. Ele testemunhou até mesmo o declínio de famílias ilustres que apoiaram a imperatriz dez anos atrás, bem como o confisco e extermínio da rica família de comerciantes Xu de Jiangzhou,
Fu Feng tinha visto tudo de grande e pequeno; aqueles registrados na história e aqueles que não foram, ele experimentou pessoalmente todos eles.
Em outra década, ou talvez mais, esse tipo de primeiro-ministro lendário também se tornaria uma parte da história. Dois imperadores do país Yu o chamavam de Mestre, e os oficiais também o consideravam o Preceptor Imperial. Onde ele estava significava para onde o equilíbrio de poder se inclinava.
No entanto, quando Fu Feng se aposentou devido à sua velhice e voltou para casa, ele trouxe apenas uma carruagem cheia de livros e dois velhos criados com ele. Naquele ano, aos 16 anos, havia entrado na capital sem nada nas mãos, carregando apenas uma cesta nas costas. E agora, o ano em que ele renunciou, ambas as mangas ainda estavam fluindo livremente.
Há muitos anos, Fu Feng, forte e bonito como uma árvore de jade enfrentando o vento, tornou-se famoso em toda a capital. Em toda a sua vida, ele nunca se casou. Agora que estava velho, seu rosto ainda apresentava um porte confiante e elegante, embora tivesse rugas que lhe foram dadas pelos anos implacáveis.
“O que Lorde Xu tem feito estes dias?” Fu Feng colocou as mãos nas costas.
Xu Lingyun sentou-se no parapeito da lagoa Taiye, casualmente jogando uma pedra que fez uma ondulação na superfície. Ele respondeu com uma voz suave: “Não tenho nada para fazer, apenas lendo alguns livros. Você está indo embora?”
Fu Feng suspirou. “É hora de ir.”
Em voz baixa, Xu Lingyun disse: “Eu ouvi que… antes de a imperatriz se casar, ela tinha um namorado?”
Fu Feng sorriu. “Esse ex-namorado da imperatriz, Lorde Xu não o conheceu hoje?”
Fracamente, Xu Lingyun disse: “Não é Sua Majestade. Seus olhos não enganam ninguém.”
Fu Feng disse: “Eu não disse que era Sua Majestade.”
Xu Lingyun ponderou sobre isso, franzindo as sobrancelhas. Li Wan não era mais virgem. Às vezes, durante seu tempo de espera para o noivado, ela secretamente se entregava a outra pessoa sem a aprovação de seus pais. Quem é aquela pessoa? Não poderia ser um guarda comum. Se não fosse o comandante do Exército Yulin, então Ting Haisheng…
Fu Feng sorriu. “Quais são seus pensamentos depois de ler os registros históricos nos últimos dias?”
Xu Lingyun sorriu. “A única coisa em que consigo pensar é… embora as pessoas digam que desprezam o nascimento na hora errada, malfadadas a ponto de até crescer exige muito esforço, algumas pessoas vivem até uma idade avançada.”
Fu Feng disse calmamente: “Embora você não estivesse destinado a estar aqui, você já está aqui. Aquela xícara de ‘Sonho de uma vida que se foi’, você já se arrependeu de beber?”
Olhando para a piscina em transe, Xu Lingyun respondeu: “Aquela xícara de ‘Sonho de uma Vida Partida’, você já se arrependeu de beber?”
Fu Feng sorriu e se virou. Depois de tomar um drinque com o velho ministro, Xu Lingyun disse: “Obrigado.”
As mangas de Fu Feng tremeram e ele sorriu. “Por que você está me agradecendo? Viva uma vida como a de um pássaro que voa entre o céu e a terra sem nada pesando em sua mente, exceto por si mesmo. Esta palavra ‘obrigado’ é muito pesada e também muito frívola.”
Xu Lingyun inclinou a cabeça e encostou-se na grade, os cantos da boca ligeiramente levantados enquanto olhava para o luar branco no horizonte. Ele fechou os olhos e gradualmente adormeceu.
À distância, a voz cantante do primeiro-ministro podia ser ouvida. Fu Feng venceu a taça usando um pauzinho na mão, livre e desenfreado enquanto cantava em voz alta. Ele e vários antigos ministros incentivavam-se mutuamente a beber mais vinho; seu espírito jovem permaneceu o mesmo.
Li Xiao saiu de um lado do corredor. Os eunucos ofereceram-lhe uma bandeja de vinho e todos os funcionários ficaram quietos.
“Uma taça de vinho fino e claro, eternamente rico…” Fu Feng, sorrindo, olhou para Li Xiao. “Parabéns, Majestade.”
Li Xiao suspirou. “Amanhã, o Professor vai se aposentar, como esse rei pode estar feliz?”
Fu Feng exclamou: “Este assunto já é antigo. A corte é, afinal, um campo de batalha para jovens. Sua Majestade ainda é jovem e promissor, ele certamente se tornará o virtuoso governante do meu Grande Yu, conhecido em todo o mundo.”
Li Xiao disse em voz baixa: “Este rei se lembrará das palavras do Mestre e nunca se esquecerá das instruções do Mestre. A Mãe Imperatriz me pediu para propor um brinde ao Mestre.”
Fu Feng e Li Xiao fizeram um brinde. Li Xiao suspirou mais uma vez, indicando que ele realmente levou a sério a questão de Fu Feng partir. Os eunucos reorganizaram o banquete mais uma vez, e Li Xiao disse: “Por favor, divirtam-se, queridos ministros.”
Os antigos ministros colocaram as mãos em concha, um após o outro. Li Xiao passou pelo jardim imperial em direção ao corredor oriental. Com uma das mãos na grade, ele parou ao lado do lago Taiye. A brisa de outono carregava o doce cheiro de osmanthus, afastando tanto a luz prateada do lago quanto a lapela do dragão.
Ouviu-se um som baixo de ronco vindo de baixo da grade. Li Xiao olhou para baixo e viu que era Xu Lingyun quem estava dormindo profundamente.
Li Xiao pensou: Por que ele está dormindo aqui? Mas então ele se lembrou que Xu Lingyun não dormiu noite passada, provavelmente acompanhando-o a noite toda. Levantando a mão, ele gesticulou para o eunuco chamar um guarda-costas imperial antes de apontar mais uma vez para Xu Lingyun. Ele então casualmente tirou seu manto e cobriu o corpo do guarda antes de se virar e ir para seu palácio de descanso.
Tarde da noite, Lin Wan sentou enquanto várias criadas removiam seus grampos de cabelo e tiravam suas vestes. Quando elas viram Li Xiao em sua luz, um manto amarelo entrou no salão, elas se curvaram uma após a outra antes de se retirarem depois de removerem os grampos de cabelo.
Lin Wan fixou os olhos no espelho de bronze; ela viu Li Xiao dirigindo-se ao leito do dragão e sentando-se. Sua mão esquerda começou a afrouxar a manga direita e, quando um eunuco veio servi-lo, Li Xiao disse: “Saiam todos”.
Os eunucos bateram continência e se retiraram para fora do salão. Lin Wan tirou sua capa dourada de fênix. Ela vestia apenas uma vestimenta sem forro e estava coberta por uma fragrância sutil que se acrescentava ao seu rosto elegante e terno; era lindo e atraente sob a vela vermelha.
Lin Wan também se sentou ao lado da cama e despiu Li Xiao.
Li Xiao baixou os olhos e olhou para Lin Wan. Ela ergueu os olhos e olhou para o rosto esquerdo de Li Xiao. A visão das duas pessoas se encontrou e Lin Wan mais uma vez abaixou os olhos humildemente, sem dizer nada.
Li Xiao nunca foi bom em falar e era um tanto impaciente, mas Lin Wan era uma mulher que não podia ser negligenciada. Ela era a mãe do país e também filha da família Lin; o pai dela era uma pessoa que o clã Li estava tentando atrair. A imperatriz viúva o havia alertado repetidamente para não deixar a imperatriz no frio.
Li Xiao estendeu as mãos e tentou segurar a delicada de Lin Wan, apenas para vê-la com medo. Ela se encolheu, embora sutilmente.
Ela escondeu bem, mas Li Xiao já se sentia entorpecido.
“Querida esposa, vá para a cama cedo”, disse Li Xiao, com um tom frio.
Lin Wan franziu os lábios antes de assentir. O imperador e a imperatriz entraram no dossel, e dois eunucos avançaram para fechar as cortinas.
Li Xiao não a tocou. Ele estava muito cansado e, em seu coração, também se opunha a isso. Lin Wan estava tensa enquanto esperava por um longo tempo, prendendo a respiração de ansiedade, apenas para descobrir que Li Xiao havia adormecido. Sua respiração havia se estabilizado.
Ela enfiou o pente de frango debaixo do colchão e foi dormir, cheia de pânico e preocupação.
No dia seguinte, Xu Lingyun acordou em seu pátio isolado coberto com uma túnica de dragão que ainda tinha um leve cheiro masculino de Li Xiao.
Percebendo que algo estava errado, Xu Lingyun se levantou e chamou um guarda. “Sua Majestade veio?”
Esse guarda riu. “Chefe, Sua Majestade mandou o senhor de volta ontem à noite. O Senhor é favorecido, por favor, mime o irmão de sua família ah .”
Xu Lingyun deu uma risada amarga. “Você viu a Imperatriz?”
O guarda imperial estava perdido. “Não.”
Xu Lingyun disse: “Quantas pessoas viram este manto ontem à noite?”
O guarda respondeu: “Estava escuro como breu, quem poderia ver?”
Com um suspiro de alívio, Xu Lingyun instruiu: “Leve o manto de Sua Majestade para a lavanderia. Diga que Sua Majestade e um alto funcionário beberam. Ele acidentalmente derramou um pouco de vinho, então simplesmente o desamarrou e o deixou no parapeito. As pessoas não prestaram atenção e foi acidentalmente trazido de volta porque se misturou com algumas vestes de guarda. “
O guarda acenou com a cabeça e aceitou a ordem. “Chefe, você deve esperar por ordens fora do estúdio imperial.”
Xu Lingyun acenou com a cabeça. Ele viu que o sol tinha subido até três polos*; ele trocou de roupa apressadamente e fez uma refeição matinal rápida antes de ir para o escritório imperial.
*08:00 – 09:00, embora seja mais comumente usado no contexto de acordar tarde.
•——◤✧◥——•
Mãe Galinha tem algo a dizer:
Poucos dias antes, o Senhor* havia feito uma pergunta a Lin Wan .
A propósito, esta imperatriz não é uma vilã bucha de canhão.
*…provavelmente o Primeiro Ministro?
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.