Tempestade Laranja - Capítulo 15 – A Última Questão
O tempo durante o período acadêmico é uma coisa misteriosa. A rotina de aulas diárias parece interminável, mas uma vez que as provas acabam, o tempo passa voando.
Na tarde de quinta-feira, a disposição das salas de aula e a numeração de assentos para a avaliação mensal foram postadas no quadro de avisos do andar debaixo do prédio dos terceiro-anistas. Um grupo de alunos de uniformes vermelho e branco se amontoava ali, esticando os pescoços e checando para quais salas eles foram selecionados.
Quando Fang Xie ficou sabendo que a escola ainda conseguia manter uma aula de educação física por semana, que era no último período de quinta-feira, ele ficou surpreso. Embora normalmente fosse usada uma corrida casual, algumas voltas no campo ou fazer o representante do comitê de esportes buscar as bolas de basquete e vôlei na sala de equipamentos. Enquanto uns continuavam com as atividades na quadra, outros voltavam à sala de aula e o resto aproveitava o tempo antes que a aula acabasse para comer alguma coisa na cantina.
Já que havia muitas pessoas checando suas salas, Fang Xie não teve pressa em descobrir a dele. Logo após o professor anunciar que estavam livres para se exercitar, ele jogou basquete com Xu Hang e os outros por um tempo. Apenas uns minutos restantes até o sinal bater, quando a multidão já tinha dispersado, ele deu uma olhada no quadro de avisos.
As salas e assentos são arranjados de acordo com o último ranking da avaliação do início do semestre. Como um aluno transferido que não realizou a prova, Fang Xie foi selecionado diretamente para a última sala e último assento.
Sala de aula 24, assento 717.
Fang Xie rapidamente memorizou a informação.
À tarde, havia um período de estudo livre de matemática. O professor de matemática, provavelmente já em seus 50 anos, estava prestes a se aposentar, mas ainda era radiante. Talvez pelo nervosismo da proximidade das avaliações, ele entusiasticamente cobriu diversas matérias sem mesmo beber um gole de água por mais de uma hora.
Quando o sinal bateu, o professor ainda relutou em sair e apressadamente passou um exercício de alta dificuldade. “O décimo primeiro set da apostila de capa branca, o exercício adicional. São três partes: as primeiras duas são bem simples, mas a última é um tanto desafiadora. Pessoal, tentem completá-lo.” A voz profunda do professor foi coberta pelo som estridente do sinal batendo. “Se vocês conseguirem, então basicamente não há nada com que se preocupar. Aliás, vamos fazer lição de casa também, dois simulados especiais. Monitor de classe, venha ao meu escritório para pegá-los, o resto está dispensado depois da aula.”
Assim que o velho professor saiu, suspiros de alívio foram dados de todos os cantos. A voz de Xu Hang foi a mais alta, “Puta merd— Estou quase mijando na calça!”
Após uma hora e meia ininterrupta de matemática, não eram muitos aqueles que resistiram. O som do arrastar de cadeiras e mesas começou e Fang Xie ouviu Jiang Xinxin dizer baixinho à colega de mesa dela: “Vamos tomar um ar, minha cabeça está latejando.”
A sala esvaziou em apenas alguns segundos, deixando apenas quatro ou cinco pessoas conversando ou mexendo no celular. Fang Xie não se sentia particularmente cansado, ele até abriu a apostila branca e deu uma olhada na questão adicional.
Era uma questão sequencial. As duas primeiras partes não eram complicadas, bastava substituir os valores dados e aplicar algumas fórmulas, simplificar continuamente e obter a resposta. A última parte requeria provar a existência do valor de “β” e achar seu alcance.
Como de costume, Fang Xie não pararia de escrever ao se deparar com uma questão difícil, a não ser que ele realmente não pudesse entendê-la. Se esse fosse o caso, ele buscaria pelas condições que pudesse identificar e tentaria se inspirar durante o processo.
Esse é um método efetivo para ele. Cerca de cinco minutos depois, ele mais ou menos havia organizado seus pensamentos e começado a provar o valor pedido no papel de rascunho.
Quando ele estava quase chegando na resposta, Xu Hang retornou, “Por que tantas pessoas saíram? Em qual sala você vai fazer a prova, vizinho?”
A voz naturalmente alta de Xu Hang podia ser ouvida no prédio inteiro com apenas uma frase. Ainda escrevendo, Fang Xie respondeu, “A última, sala 24, 717.”
“Pelo menos estou melhor que você.” Xu Hang se encheu de confiança e sua voz ficou ainda mais poderosa, “Estou na sala 21. Ufa, essa foi perto, eu quase fiquei entre os últimos 100.”
Fang Xing terminou o último caractere e achou graça nas palavras de Xu Hang, que continuou tagarelando, “Mas sério, acho que posso não conseguir dessa vez. Estou com uma premonição. Vou para casa hoje e já avisar meus pais antes que aconteça, melhor prepará-los o quanto antes.”
Risadas ecoaram de um dos meninos sentados mais à frente e outro virou e perguntou, “Que preparação seus pais precisam fazer para sua prova?”
“Preparar uma boa mentalidade.” Xu Hang disse com uma expressão séria. “Se essa prova for muito difícil, se prepar—“
Bang!
A sala inteira caiu na risada ao mesmo tempo que um barulho repentino interrompeu as palavras de Xu Hang. O barulho foi inesperado demais e uma garota gritou de susto, fazendo o silêncio permear o ambiente.
Fang Xie, que tinha acabado de escrever, ficou um tanto irritado com o barulho. Assim como todo mundo, ele se virou para ver de onde o som tinha vindo.
Tan Zhuo tinha fechado um livro com força. Ele olhou para Xu Hang, ofegante e com uma expressão feia, falando grosseiramente, “Vocês podem ficar quietos? Preciso fazer minha lição de casa.”
Xu Hang, que estava de gracinhas para lá e para cá, ficou momentaneamente sem reação. Ele respondeu sem pensar: “Desculpa, não percebi que—“ E então ele percebeu, “Espera… a aula já não acabou, queridão?”
Xu Hang ainda usou um tom de piada, o que fez Tan Zhuo zombar, “Nem todo mundo gosta de ficar vagabundeando igual você.”
Esse comentário passou um pouco do ponto. Xu Hang levantou abruptamente, fazendo a cadeira se afastar, e andou na direção de Tan Zhuo, “O que você disse?”
Fang Xie também levantou, pronto para intervir quando viu Xu Hang se aproximar do outro, “O que você quis dizer com isso?”
Xu Hang perguntou, “Eu tenho que ficar te rodeando durante o intervalo, é isso?”
“Já chega”, Fang Xie se pôs na frente de Xu Hang e dirigiu o olhar para Tan Zhuo, “Não podemos falar civilizadamente?”
“Como eu posso falar civilizadamente?” Tan Zhuo o olhou cheio de sarcasmo nos olhos, “Você não viu que eu estava estudando? É impossível me concentrar com tanto barulho. Se ele não faz a lição de casa, isso é problema dele, será que ele pode não incomodar os outros?”
Será que esse cara já tomou uma surra alguma vez? Por um momento, Fang Xie ficou sem saber o que dizer sobre essa teoria de que “o mundo todo tem que me levar em consideração”. A única coisa que ele podia fazer era impedir mais uma vez Xu Hang de avançar e olhar para a mesa de Tan Zhuo.
Em cima dela estava a apostila aberta na questão adicional que o professor passou, a última parte estava apenas meio resolvida. Fang Xie olhou por alguns segundos antes de dizer: “Você não consegue resolver a questão porque cometeu um erro.”
O olhar de Tan Zhuo, que originalmente estava na apostila, de repente fixou-se em Fang Xie, encarando atentamente. Fang Xie fez contato visual e apontou para as contas, “Sob a condição de que 0 < x < 1, para β existir, a equação deve ter uma raiz positiva; caso contrário, nem fale sobre sequências diferentes, você não vai conseguir calcular nada. Sua primeira suposição está errada.”
Houve um breve silêncio na sala de aula depois disso. Ninguém falou, inclusive Xu Hang, que era escandaloso como um trombone, inesperadamente ficou quieto. Tan Zhuo abaixou a cabeça e olhou para a apostila por mais de um minuto, então lentamente olhou para Fang Xie, que reparou que a expressão do outro estava ainda mais distorcida.
Se a expressão de Tan Zhuo antes era de alguém irado e debochado por não conseguir resolver uma questão e, ao mesmo tempo, desprezava aqueles que tiravam notas mais baixas, agora ele expunha um pouco de constrangimento.
O rosto inteiro dele, incluindo o pescoço, ficou vermelho, e seu semblante era tão feio que a respiração dele encurtou e acelerou, como se talvez não conseguisse recuperar o fôlego a qualquer momento.
Fang Xie até mesmo sentiu que o ódio de Tan Zhuo por ele instantaneamente superou o ódio por Xu Hang. Ele refletiu sobre o que havia acabado de dizer a Tan Zhuo.
Sem usar um tom debochado, sem usar palavrões e para tornar as palavras mais convincentes, sua fala foi bem sincera.
…Ha, ridículo.
Vendo isso, Xu Hang ficou ainda mais estressado, encarando Tan Zhuo e discutindo, “Meu colega de mesa só corrigiu seu exercício, que cara é essa?”
Fang Xie suspirou internamente. Nesse momento, o sinal anunciando a próxima aula tocou e mais e mais gente retornou à sala.
Ele aproveitou essa oportunidade para afastar Xu Hang, “Vamos sentar.”
Xu Hang, irritado e encarando Tan Zhuo, murmurou um “Foda-se”, voltando ao próprio assento. Fang Xie andou um pouco mais devagar e ouviu claramente o som de algo rasgando atrás dele.
Tan Zhuo rasgou a folha da apostila.
…Se essa é a mentalidade que ele dispõe para a avaliação mensal, imagine como será a do vestibular.
Em contraste, a mentalidade de Xu Hang parecia um tanto exageradamente positiva. Ele ainda estava emburrado antes do período de estudo livre, sem dizer uma palavra durante toda a aula. No entanto, à medida que o período de estudo livre noturno se aproximou, ele voltou à energia de sempre.
Porque as salas têm que ser arrumadas para a realização da avaliação mensal no dia seguinte, o período de estudo livre acabaria meia hora mais cedo. Nesse momento, a classe toda começou a se mexer, levando para o fundo da sala os livros que ficavam em caixas transparentes debaixo das mesas e as mesas sobrando foram levadas embora. O som do arrastar de cadeiras ecoou pelo prédio inteiro.
Xu Hang percorreu a sala como uma borboleta, ajudando os outros a mover mesas e carregando livros para os outros. Ele até perguntou a Fang Xie, “Vizinho, precisa de ajuda?”
“Não preciso,” Fang Xie olhou para ele, “Pensei que você ficaria bravo até amanhã.”
“Isso não é necessário.” Xu Hang acenou com a mão, “Mesmo que minhas notas realmente não sejam boas, ainda tenho autoestima, sabe? Quero que nós dois consigamos sair dos últimos 200 do terceiro ano juntos. Você tem um quê de nerd em você, tenho esperanças.”
“Com certeza,” Fang Xie sorriu e complementou, “Pratique alguns exercícios de sequências aritméticas em casa e revise o simulado de física de que falamos anteontem. Eles têm uma boa chance de cair na prova.”
“Ah, ok,” Xu Hang respondeu meio desatento.
Depois que tudo estava organizado e eles deixaram a escola, ainda faltavam 20 minutos para dar 22:00h. Não havia sinal de Jiang Zhijin nos portões e Fang Xie notou que ele tinha esquecido de contar sobre a possibilidade de ser dispensado mais cedo hoje.
Os portões da escola estavam bem iluminados e havia pouco tráfego na rua. Ele parou na frente do portão e contemplou por um segundo, então retirou o celular do bolso e mandou uma mensagem para Jiang Zhijin, “Você está no Sétima Nuvem?”
Após um tempo, ele respondeu, “Sim.”
“Estudante Fang, você está usando o celular durante a aula?”
Fang Xie: “A aula acabou mais cedo.”
“Nesse caso, estou indo te buscar.”
“Não precisa.” Considerando que deva ser o horário mais cheio no bar agora, Fang Xie pensou e continuou digitando, “Te encontro no Sétima Nuvem.”
Dois minutos depois, a mensagem de Jiang Zhijin chegou, “Sem problemas, venha.”
Tradução: Kanae
Revisão: Kkum Translate
PARA MAIS CAPÍTULOS, ACESSE O WATTPAD
Publicado por:
- KanaeTrad
- 25. Estudante de Letras treinando e disponibilizando seus projetos pessoais de tradução à comunidade danmei br <3
minhas outras postagens:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.