SAYE - Capítulo 17
Gu Fei sentou-se atrás da caixa registradora, brincando em seu telefone enquanto observava Li Baoguo, que havia circulado pelas prateleiras pela terceira vez. Li Baoguo não tinha nenhum objetivo em particular, apenas andando em círculos, ocasionalmente olhando para Gu Fei.
Li Baoguo tinha roubado coisas mais de uma vez, então sempre que ele vinha, Gu Fei o encarava diretamente. Mas agora que Jiang Cheng tinha aparecido de repente, ele estava um pouco em conflito sobre encarar ou não.
Li Baoguo não era um ladrão. Às vezes, quando ele jogava todo seu dinheiro e queria comprar algo, ele comprava fiado. Não era incomum que as pessoas que viviam aqui nos degraus mais baixos da sociedade comprassem coisas fiado, mas sempre que Li Baoguo comprava coisas fiado, ele também tentava descobrir maneiras de roubar um pouco mais…
“Da Fei”, Li Baoguo colocou a mão no grande bolso do casaco de algodão, depois puxou-o de novo. Ele foi até o freezer para pegar um saco de bolinhas de peixe e foi até o caixa. “Esta, eu te pago de volta em alguns dias? Junto com o que eu devo da última vez?”
“Ok”, Gu Fei tirou um caderno da gaveta, encontrou a página de Li Baoguo e começou a escrever. “Um saco de bolinhas de peixe, uma garrafa de Erguotou, o grande…”
“O quê? Eu não peguei álcool.” Li Baoguo disse um pouco sem jeito.
“A garrafa no seu bolso”, Gu Fei olhou para ele. “Tio Li, beba um pouco menos, ok? Você nem consegue se lembrar das coisas claramente.”
“Oh, oh,” Li Baoguo abriu um sorriso e riu secamente algumas vezes, dando tapinhas no bolso. “Certo, eu peguei uma garrafa do grande Erguotou… também me dê um maço de Changbaishan.”
Gu Fei pegou um maço de cigarros Changbaishan de 10 yuans e entregou a ele, então registrou no caderno.
“Você escreve muito bem”, Li Baoguo se inclinou para olhar. “Ei, você conhece meu filho?”
“Você quer dizer Li Hui? Claro que eu o conheço.” Gu Fei disse.
“Não Li Hui, meu filho mais novo, Chengcheng,” Li Baoguo apoiou o cotovelo no balcão. “Acabei de recuperá-lo recentemente, não tinha condições de criá-lo quando ele era pequeno, então o mandei embora… Ele também está na Secundária N. 4, você o conhece, certo?”
“Hum, acho que sim.” Gu Fei assentiu.
Li Baoguo sorriu, “Ele estuda muito bem, não como o pequeno Hui. Ele é um aluno de honra, você sabe o que é um aluno de honra, certo? Vocês, patifes, são todos alunos reprovados, mas meu filho é um bom aluno.”
Gu Fei sorriu: “Sim”.
“Você escreveu certo? Vou pedir para Chengcheng trazer o dinheiro para você em alguns dias”, Li Baoguo olhou para o caderno novamente, apontando com o dedo, “A escrita dele é definitivamente melhor que a sua.”
“…Certo.” Gu Fei continuou concordando.
Depois que Li Baoguo saiu animado, Gu Fei olhou para o que havia escrito no caderno.
Ele não tinha certeza sobre o resto, mas a escrita de Jiang Cheng… só poderia ser descrita como hahaha. Definitivamente pertencia ao tipo que, mesmo se tudo estivesse escrito corretamente, a escrita era tão feia que ainda poderia chocar o professor e fazer com que pontos fossem deduzidos.
Por volta do meio-dia, sua mãe chegou carregando uma lancheira: “Fiz um pouco de carne de porco assada”.
“Você não saiu hoje?” Gu Fei se levantou e apoiou a pequena mesa ao lado dele. “Você comeu?”
“Sair para onde! Para onde eu poderia ir!” Sua mãe tinha uma expressão infeliz. “Se eu saísse com alguém, eu não os assustaria até a morte! Eu não comi!”
“Você não consegue encontrar alguém que não mereça uma surra?”, disse Gu Fei.
“Existe alguém aos seus olhos que não merece uma surra? Quando você já viu o bem em outras pessoas!” Sua mãe estava muito insatisfeita. “Você não gosta deste, você não gosta daquele. Você está bem com sua mãe sendo viúva, é isso!”
“O que há de bom em uma pessoa tem que estar lá para que eu possa vê-lo.” Gu Fei abriu a tampa da lancheira, pegou um pequeno recipiente e colocou metade da carne de porco assada nele.
“Onde está Er Miao?”, perguntou sua mãe.
“Saiu para brincar, deixe um pouco de comida e ela voltará quando estiver com fome”, disse Gu Fei.
A mãe dele suspirou: “Sempre correndo solta assim, com esse tipo de personalidade… Vê-la me dá dor de cabeça, o que faremos no futuro?”
“Então não veja”, Gu Fei sentou-se e começou a comer.
“Vá hoje”, disse sua mãe de repente, olhando para ele.
“Ir para onde?” Gu Fei comeu um pedaço de carne. Embora soubesse o que sua mãe queria dizer.
“Você esqueceu que dia é hoje!” Sua mãe deu um tapa na mesa. “Seu pai morreu há quanto tempo e você já esqueceu!”
“Ele está morto há algum tempo”, disse Gu Fei.
A mãe dele olhou para ele em silêncio, então, depois de um tempo, pegou um lenço e começou a enxugar os olhos.
Gu Fei nunca entendeu que tipo de sentimentos sua mãe tinha pelo marido. Quando ele estava vivo, eles brigavam todos os dias, brigavam e se batiam, então ela implorava aos céus para deixar o homem morrer logo. Mas depois que ele morreu, ela chorava à menor menção.
Às vezes ela chorava de forma tão genuína e desolada.
“Fui ao cemitério alguns dias atrás”, disse Gu Fei enquanto comia.
“Inútil, eu disse que ir ao túmulo é inútil!” Sua mãe olhou para ele. “Vá para onde ele morreu! Quantas vezes eu tenho que dizer isso! Senão ele não ficará em paz! Se você não quiser ir, eu mesma irei!”
“Eu irei esta tarde”, suspirou Gu Fei.
“Queime um pouco de papel”, sua mãe enxugou os olhos. “Aquele idiota era tão ruim com dinheiro que provavelmente está pedindo esmolas ali.”
“Você fica na loja esta tarde”, disse Gu Fei. “Não toque em dinheiro. Se ousar pegar dinheiro, direi ao Rei do Inferno que o que queimei é tudo falsificado.”
“…Seu psicopata!” Sua mãe olhou feio para ele.
O lago onde seu pai morreu era bem longe, em um terreno abandonado que tinha sido isolado com planos para um pequeno parque que nunca foi construído. Como não havia muita área residencial por perto, havia poucos visitantes em dias comuns.
Nos últimos dois anos, a água quase secou, então no inverno não era possível nem ver ninguém lá.
Se o lago estivesse tão seco naquela época, se a água tivesse congelado um pouco mais naquele inverno… seu pai não teria morrido.
Mas.
Quando ele estava resumindo a situação de Li Baoguo para Jiang Cheng, ele se distraiu por um momento, pensando brevemente que estava descrevendo seu pai para outra pessoa.
Às vezes, ele não ousava examiná-lo de perto, não ousava encarar o fato de que um dia desejara tanto a morte daquele homem, não ousava encarar que, mesmo agora, ele ainda sentia que, se pudesse fazer isso de novo, ainda torceria para que aquele homem morresse.
Seu coração e este lago eram lugares dos quais ele não estava disposto a se aproximar.
Se não fosse pela mãe dele obrigando-o a vir queimar papel todo ano, ele nunca chegaria perto daqui.
Saindo de casa, virando à esquerda, passando pela pequena fábrica, continue andando reto. Sem curvas, sem bifurcações na estrada. Quando você não conseguia mais andar, você chegava.
Depois de circular pela pequena fábrica, não havia uma única pessoa na estrada. Apenas desolação e desolação por todo lado, uma sensação estranha como se tivesse entrado em outro espaço.
Gu Fei puxou a touca para baixo, certificou-se de que sua máscara facial estava bem colocada, então tirou os protetores de ouvido para colocar. Talvez porque não houvesse muitos prédios aqui, talvez porque ele estivesse com medo, mas ele sentia frio. Ele sentia como se o vento pudesse entrar em seu corpo de qualquer lugar, lentamente irradiando frio de volta camada por camada.
Não havia muita neve este ano, mas como ninguém a limpou, ainda havia uma camada no chão. Sons fracos de trituração o deixaram desconfortável quando ele pisou nela.
Depois de caminhar por um tempo, ele abaixou a cabeça para olhar o chão e de repente notou uma trilha de pegadas.
Ele congelou por um momento, olhando para a estrada de onde tinha vindo. De fato, havia dois conjuntos de pegadas, uma entrando, nenhuma saindo.
Alguém realmente foi até a beira do lago naquele clima.
Ele franziu a testa.
Vir aqui para queimar papel era algo que ele realmente não queria que os outros vissem. Ele não queria que as pessoas pensassem que ele se sentia culpado.
Ele não se sentia culpado. Tudo o que sentia era medo.
Embora o lago não fosse grande, quando chegou à margem, o vento soprou muito mais forte, ardendo seus olhos.
Ele passou por entre as árvores esparsas e pisou nas pilhas de grama para chegar à beira da água. As pegadas anteriores tinham desaparecido entre os cacos de gelo quebrados.
Ele olhou para a esquerda e para a direita, mas não viu ninguém. Hesitante, ele olhou para o fundo do lago já exposto em muitos lugares, mas também não havia ninguém lá.
Claro, mesmo que alguém tivesse caminhado sobre o gelo fino e caído… o lago estava raso demais para afogar alguém, apenas congelá-lo.
Ele encontrou uma árvore para se agachar, jogou sua bolsa no chão e pegou um cigarro.
Ele queria esperar um pouco mais. Ele não queria continuar pela beira do lago. Esse era o caminho necessário para entrar e sair, então ele queria esperar a outra pessoa sair antes de começar a queimar o papel.
Mas depois de esperar quase vinte minutos sem se mover, ele estava congelando. Ele apagou o cigarro com frustração, pegando o maço.
Ele só podia entrar um pouco mais fundo, um para ver quem tinha vindo, dois para encontrar um lugar mais escondido.
Depois de caminhar algumas centenas de metros para o interior, Gu Fei ouviu um estalo nítido vindo do meio do lago. Não parecia uma rachadura natural do gelo, mais como alguém pisando nele ou algo batendo na superfície.
Ele se virou rapidamente para olhar o centro do lago, mas não viu ninguém ali, nem nada mais. Tudo estava parado.
De repente, ele sentiu um arrepio na espinha e se virou novamente para olhar para trás.
Ainda não havia ninguém lá, nada suspeito também.
Antes que ele virasse a cabeça para trás, houve outro estalo nítido na superfície do lago. Ele virou o pescoço para trás tão rápido que quase o torceu.
Ainda nada. Mas dessa vez o som estava abafado comparado a antes.
Ele recuou lentamente alguns passos até encostar-se a uma árvore. Infantil, mas ter algo sólido em suas costas o fez sentir-se mais estável.
Desta vez ele olhou fixamente para o lago.
Depois de apenas alguns segundos, ele viu um pequeno objeto parecido com uma pedra voar da grama seca a dezenas de metros da costa, atingindo o gelo.
O som dessa vez não foi nítido, mas um “plop” abafado.
Alguém atirando pedras?
Tão entediante?
Mas, a julgar pela velocidade com que voou, não parecia algo jogado à mão.
Gu Fei puxou suas roupas e se moveu lentamente naquela direção.
Antes mesmo de caminhar vinte metros, ele conseguiu ver uma figura balançando na área rochosa recortada da costa, quase toda escondida pela grama de quase um metro de altura, mas reconhecível como uma pessoa.
Não era um fantasma.
Ele foi assustado por alguém que provavelmente estava extremamente entediado e jogava pedras no lago para brincar.
Embora se sentisse um pouco bobo, ele ainda soltou um grande suspiro de alívio.
Ele não continuou em frente, mas recuou para dentro da floresta, querendo esperar a pessoa ir embora e também curioso para saber o que ela estava fazendo.
A figura não percebeu que ninguém se aproximava, abaixando-se como se estivesse pegando algo, depois estendendo um braço para frente e puxando o outro para trás.
Um objeto preto foi disparado com um ruído sibilante, atingindo a superfície do gelo.
“Plop.”
Gu Fei percebeu imediatamente que a pessoa estava brincando com um estilingue e sentiu que as roupas pareciam um pouco familiares.
Ele olhou para a figura na grama mais algumas vezes antes de congelar.
Era Jiang Cheng?
Era o mesmo casaco que Jiang Cheng usava quando eles lutaram, horrivelmente feio, com duas faixas brancas acinzentadas do tamanho de uma mão no peito.
Ele olhou ao redor novamente. Não havia mais ninguém, Jiang Cheng realmente encontrou esse lugar sozinho?
E usar um estilingue para brincar no lago gelado?
Que bom aluno… em vez de estudar em casa durante seu precioso tempo, ele correu até aqui para brincar com um estilingue.
Gu Fei acendeu um novo cigarro e observou Jiang Cheng.
Jiang Cheng parecia estar usando pedrinhas, mas com a costa congelada agora, pedrinhas não eram fáceis de encontrar. Cada vez que ele se abaixava, ele tinha que cavar por um tempo, às vezes até chutando o chão com o pé.
Depois de observar um pouco, Gu Fei sentiu que Jiang Cheng parecia estar de mau humor novamente. Várias vezes quando ele chutava, os movimentos eram tão violentos como se ele estivesse ansioso por uma briga, claramente agitado.
Mas depois de vê-lo atirar quatro ou cinco pedrinhas, Gu Fei também ficou surpreso.
Ele tirou os óculos do bolso interno e os colocou, olhando atentamente.
Jiang Cheng mirava no mesmo ponto todas as vezes, a cerca de 30 metros da costa. Ele conseguia acertar com precisão todas as vezes, e já tinha perfurado um buraco no gelo ali.
Impressionante.
Muitas pessoas brincavam com estilingues. Entre as pessoas que Gu Fei conhecia, muitas se gabavam de sua precisão e habilidade, alegando que conseguiam acertar galinhas a 70 metros de distância.
Mas essa foi a primeira vez que ele testemunhou pessoalmente alguém capaz de acertar o mesmo buraco mais de dez vezes seguidas.
Enquanto observava Jiang Cheng parar depois de atirar por um tempo, curvando-se mais uma vez para cavar e chutar inutilmente por um longo tempo antes de se levantar, Gu Fei ficou surpreso novamente.
Ele recuou lentamente mais um pouco, não querendo que Jiang Cheng o descobrisse ali naquele momento, ou os dois poderiam realmente derrubar todas as árvores ao redor.
“Porra!” Depois de não conseguir encontrar nenhuma pedra por um longo tempo, Jiang Cheng gritou de frustração, alto o suficiente para ser levado pelo vento e Gu Fei ouvir claramente.
Não sobrou nenhuma pedra, então ele deveria ir embora agora, certo?
Mas Jiang Cheng não foi embora. De cabeça baixa, ele olhou para o chão, chutando neve para longe em alguns pontos até descobrir algumas pedras.
Gu Fei suspirou.
Jiang Cheng pegou algumas e as colocou no bolso do casaco, olhando para o lago e se virando.
Depois de uma pausa, ele de repente se virou e atirou uma pedra.
Com um estalo, atingiu um pedaço fino de vergalhão exposto bem distante.
Droga.
Gu Fei ficou chocado. Sem os óculos, ele nem teria notado o vergalhão.
Jiang Cheng andou alguns passos para o lado, então girou com força novamente. A pedra voou para fora e mais uma vez atingiu o mesmo lugar, quebrando com o impacto.
“Oh! Sim!” Jiang Cheng bateu palmas e balançou o estilingue no ar, fazendo algumas reverências. “Obrigado, obrigado.”
Gu Fei segurou o riso. Ele recuou lentamente um pouco mais, certo de que se Jiang Cheng o descobrisse aqui agora, os dois realmente arrasariam toda essa área.
“O competidor Jiang Cheng decidiu aumentar a dificuldade novamente! Ele decidiu aumentar a dificuldade novamente! Uau—” Enquanto Jiang Cheng comentava energicamente, ele tirou duas pedras do bolso.
Desta vez ele não virou as costas para a barra de ferro, mas mirou diretamente nela.
Gu Fei ouviu dois sons quase simultâneos.
Ele atirou duas pedras simultaneamente, acertando uma delas enquanto a outra desviava e batia no chão.
“Ah, que pena”, Jiang Cheng pescou mais pedras no bolso enquanto falava. “Treinador X, o que você acha, foi um erro ou falta habilidade nele?”
Treinador X?
Gu Fei demorou um pouco para perceber o que era um Treinador X.
“Acho que ainda há espaço para suas habilidades melhorarem”, Jiang Cheng puxou o estilingue novamente. “Ele parece querer tentar um novo desafio… ele está diminuindo a dificuldade dessa vez ou continua…”
Com um movimento de seu pulso, a primeira pedra voou para fora. Antes que Gu Fei pudesse ver o resultado, ele imediatamente puxou novamente, atirando a segunda pedra, seguida rapidamente por uma terceira.
Ping, ping, ping.
Três acertos.
Gu Fei olhou para trás, realmente querendo aplaudir, se não fossem as circunstâncias atuais.
Não era só precisão; os movimentos também eram bem estilosos.
Se Li Yan estivesse aqui para assistir a essa cena silenciosa, ele provavelmente não diria mais que era desagradável de se ver.
Mas depois dessa apresentação incrível, Jiang Cheng surpreendentemente não bateu palmas nem fez nenhuma reverência, apenas ficou ali em silêncio.
Depois de um tempo, ele lentamente se agachou, com as mãos segurando a cabeça.
Gu Fei congelou.
Que investiu na performance…?
Mas logo ele viu os ombros de Jiang Cheng tremendo levemente algumas vezes.
Ele estava chorando.
Gu Fei terminou as duas últimas tragadas do cigarro, apagando-o aos pés enquanto se levantava para continuar em direção ao interior.
Ele não tinha muito interesse em assistir a esse tipo de cena. Assistir por diversão era uma coisa, espiar as feridas de alguém e assistir a um cara que normalmente parecia um grito de canhão não tinha sentido.
O lago tinha um fim. Continuando, você não conseguia nem circundá-lo uma vez. Mais à frente, havia uma montanha em forma de batata-doce podre que você não conseguia contornar.
Gu Fei encontrou um pequeno pedaço de terra sem grama. Levou dez minutos só para acender o fogo.
Então ele tirou os maços de papel-moeda da sacola e jogou-os nas chamas.
Algumas eram douradas, algumas amarelas, algumas floridas. As denominações variavam de sem valor a centenas e trilhões. Tudo o que você poderia querer.
Gu Fei observou as chamas subindo, estendendo as mãos para aquecê-las.
Ele provavelmente precisava dizer algo naquele momento, outros provavelmente diriam para ele ficar com o dinheiro, estamos todos bem, não se preocupe com isso, se você ficar sem, é só dizer e nós cuidaremos. Mas se ele falasse, ele realmente não saberia o que dizer.
Observando silenciosamente as chamas mudarem de cor, subindo na fumaça espessa, balançando ao vento como se estivessem ondulando, e então diminuindo gradualmente, até que restasse apenas fumaça preta.
Gu Fei pegou um galho de árvore, cutucou-o e cinzas pretas flutuaram com faíscas, então tudo voltou ao silêncio.
Ele se levantou, chutou um pouco de neve solta da lateral para cobrir o pedaço de cinzas pretas, então se virou e foi embora.
Todos os anos, depois desse dia, Gu Fei sentia como se um peso tivesse sido tirado de repente, e a vida voltasse ao normal — observando a loja, observando Gu Miao correndo pelas ruas como um coelho, frequentando aulas chatas na escola, jogando jogos sem sentido como Candy Crush e observando o Velho Xu tentar inutilmente salvá-lo da chamada escuridão.
Jiang Cheng não chorou por muito tempo na beira do lago naquele dia. Quando ele terminou de queimar o papel e olhou novamente, Jiang Cheng já tinha ido embora.
Mas não parecia haver nada de anormal quando eles se encontravam na escola. Ele ainda estava tão irritado, ouvindo na aula deitado de bruços ou com os olhos fechados, ocasionalmente tomando algumas notas com os olhos meio abertos.
Os dois não interferiram um no outro durante a aula, não havia muito a dizer.
Só que toda vez que Gu Fei pensava em sua apresentação no lago, ele ficava preocupado em cair na gargalhada.
“Da Fei”, Zhou Jing se inclinou sobre a mesa, “Da Fei? Da…”
Jiang Cheng impacientemente deu-lhe um tapa na cabeça com o livro na mão, abaixando a voz: “Desembucha se você tem algo a dizer! Você nunca foi espancado por isso?”
“Porra!” Zhou Jing agarrou a cabeça e olhou para ele, então olhou para Gu Fei novamente, “Da Fei, ouvi o Velho Xu mencionar mais cedo quando eu estava em seu escritório, parece que a escola está organizando um torneio de basquete de primavera no mês que vem.”
“Não sei”, disse Gu Fei.
“Você deveria participar! Nossa classe está contando com você, definitivamente perderemos se você não participar.” Zhou Jing disse.
“Não me incomode”, Gu Fei dispensou-o com um gesto.
Zhou Jing se virou e se deixou cair em sua mesa.
Jiang Cheng ficou subitamente um pouco atordoado – mês que vem? O torneio de basquete da primavera?
Março era considerado primavera?
Ao pensar no torneio de basquete, ele foi tomado por uma onda de emoções.
Sempre que ele se lembrava dos dias em que jogava basquete na escola, outras memórias infelizes lhe vinham à mente, mas ele não conseguia parar de pensar naquelas memórias emocionantes de correr pela quadra.
Comparadas com agora, todas essas memórias eram brilhantes.
Publicado por:

- Ray
-
Estudante de Medicina Veterinária e tradutora amadora nas horas vagas!
Me encontre também no wattpad (rayy2c)
minhas outras postagens:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.