Qiang Jin Jiu - Capítulo 66 - A chuva cessou
♡
♡
♡
O acesso de entrada e saída do Palácio Imperial foi estritamente proibido, então a Imperatriz Viúva providenciou para que Hai Liangyi e os outros ministros grandes descansassem no complexo do conselho do Grande Secretariado. Todos dentro e fora do palácio estavam em estado de ansiedade.
A limpeza diária do quarto de Li Jianheng era realizada com cuidado extra, com os servos dos eunucos e servos do palácio nomeados pela própria Imperatriz Viúva. Cada vez que entravam e saíam, eles tinham que se lavar e trocar de roupa. Eles nem mesmo podiam sair sem permissão durante os intervalos. Mu Ru manteve vigilância ao lado de Li Jianheng, nenhuma vez contando com os servos. Ela provava pessoalmente a decocção e dava pessoalmente a Li Jianheng. Mesmo quando comia ou dormia, ela nunca saía do quarto de Li Jianheng.
Li Jianheng perdia e recuperava a consciência e, subsequentemente, a Academia Imperial de Medicina também estava em crise. Mesmo quando prescreviam e decocavam remédios, eles eram cuidadosos. Todo mundo já estava pisando em ovos, pronto para perder a vida a qualquer momento. Um ar de pavor e tristeza pairava sobre todos eles. Cada um deles parecia totalmente miserável e angustiado, como se estivesse privado de seus pais.
Os homens da Academia Imperial de Medicina fora do palácio tomaram todas as providências para os ingredientes medicinais em Qudu. Além das já infectadas, todas as vítimas do desastre que saíram da área baixa tiveram que tomar o remédio também. O Ministério da Receita e a Guarda Imperial ajudaram na distribuição de ajuda humanitária. Eles montaram um barracão de mingaus e remédios do lado de fora do Templo Zhao Zui, onde distribuíam decocção medicinal e mingau de arroz todos os dias, de acordo com o cronograma.
Han Jin já havia saído da rua Donglong na noite em que Xi Hongxuan adoeceu. A pretexto de patrulhar os vários portões da cidade, a Oitava Grande Divisão de Treinamento jogou por completo a questão da desobstrução das valas públicas ao Exército Imperial. Mas metade dos homens do Exército Imperial estava de prontidão no Monte Feng, aguardando ordens, e agora, eles não podiam entrar de jeito nenhum. Xiao Chiye não tinha tantos soldados de elite agora. Felizmente, ainda havia algumas pessoas do Ministério das Obras que ainda não haviam se retirado. Junto com as dezenas de Guardas Imperiais, todos juntaram forças e mão de obra para enfrentar a chuva para desobstruir as quatro ruas principais.
No quarto dia, todos estavam exaustos e fracos. Chen Yang, Ge Qingqing, Qiao Tianya e Gu Jin se reuniram quando voltaram e se encostaram na parede para tirar uma soneca. Ding Tao e Xiaowu eram jovens. Os vários gege cuidavam deles e se revezavam para esticar e endireitar as pernas para que os usassem como travesseiros quando dormissem. Ding Tao não conseguia lamber a tinta de seu pincel, então as anotações em seu caderninho pararam. Fazia apenas alguns dias e cada um deles parecia um mendigo desgrenhado.
Xiao Chiye não dormia muito ultimamente. Ele teve que levar os homens para desobstruir valas antes do amanhecer, e não havia tempo para descanso durante o dia. À noite, quando ele retornava ao Templo Zhao Zui, ele ainda cuidava de Shen Zechuan com dedicação.
Shen Zechuan ainda foi capaz de permanecer acordado e lúcido alguns dias antes, mas depois, sua febre não diminuiu e ele teve um caso grave de vômito. Mas, sem comida no estômago, ele só conseguia vomitar a bile. Quando ele era alimentado com remédio, ele vomitava tudo no meio da noite. Então, quando Xiao Chiye retornava, ele abraçava Shen Zechuan. Ele se encostava na parede e deixava Shen Zechuan se esparramar de cara em seu peito ou ombro. Cada vez que Shen Zechuan sentia vontade de vomitar, ele esfregava suas costas.
Na calada da noite, quando tudo estava quieto, o Templo Zhao Zui estava tão solitário quanto uma ilha deserta além do reino do mundo mundano. A chuva tinha cessado e não havia nenhum som dos pássaros enquanto a noite espessa e semelhante a tinta envolvia tudo à vista.
A respiração de Shen Zechuan estava pesada. Ele de repente começou a tossir, seu peito arfando violentamente. Xiao Chiye foi arrancado de seu leve sono. Ele cobriu as costas de Shen Zechuan e sacudiu as pernas, cansado, para sacudi-lo suavemente.
“Lanzhou.” Xiao Chiye o persuadiu. “Onde está meu Lanzhou?”
Shen Zechuan parecia fraco e abatido. A sensação nauseante de querer vomitar estava presa em sua garganta. Ele entreabriu os olhos e respondeu com voz rouca: “Aqui…”
“Dê uma agitada e a doença se dissipará.” Xiao Chiye disse: “Quando você se recuperar, este Segundo Jovem Mestre o levará para andar a cavalo.”
Shen Zechuan apoiou a cabeça no ombro de Xiao Chiye e soltou um “hmm” rouco em reconhecimento.
“Esta é na verdade a posição de abraçar uma criança.” Xiao Chiye passou a mão pelas costas de Shen Zechuan suavemente e, neste momento de intimidade, sussurrou: “Quando eu tive uma erupção antes, minha mãe me segurou assim. Do que você vai me chamar agora que estou segurando você assim?”
Shen Zechuan se esfregou em Xiao Chiye e escondeu o rosto. Depois de um longo tempo, ele disse em uma voz abafada: “Chamarei você de papai.”
O peito de Xiao Chiye tremia enquanto ele ria e perguntava: “Papai?”
Shen Zechuan tossiu. Mas não respondeu.
Xiao Chiye disse: “Quando eu domava cavalos no passado, comia e dormia com eles. Enquanto Lang Tao Xue Jin ainda era um potro, ficamos presos na chuva forte. Nós também nos aconchegamos assim para nos aquecermos. Provavelmente já se esqueceu disso.”
Shen Zechuan ouviu em seu estado de sonolência.
Xiao Chiye disse: “Não se esqueça disso. Se você se sentir tocado, deve se lembrar disso e me retribuir no futuro.”
Shen Zechuan queria dizer algo. Ele abriu a boca, mas não emitiu nenhum som. Xiao Chiye estendeu um dedo para afastar o cabelo úmido de Shen Zechuan e baixou os olhos para olhar o perfil lateral pálido de Shen Zechuan.
“Oh, Lanzhou.”
Xiao Chiye murmurou em tons abafados, e foi sob esses murmúrios que Shen Zechuan adormeceu. Ele estava imerso à beira de um certo tipo de agonia e deleite, chafurdando em tormento. E da profundidade amarga de sua miséria, ele saboreou a doçura.
Xiao Chiye era como o sol escaldante. Ele também era como o vento da pastagem. Ele se destacava das massas. Para Shen Zechuan, esconder aquele lenço naquele dia com a chuva sombria e úmida e a neve era como esconder um sonho excitante e apaixonado. Neste sonho, havia o galope desenfreado de cavalos por mais de mil li* de pastagens, e o espalhar de asas voando por dez mil li de céu claro. Isso acabou se transformando em um vislumbre indescritível, um que ele dificilmente contaria em detalhes.
*Relembrando: 里li, uma medida chinesa antiga de comprimento, 1 li = aprox. 500m.
Xiao Chiye era uma espécie de tentação. Cada palavra de “Oh, Lanzhou” que ele proferia foi dita com profundo sentimento. Seu cinismo frívolo e sua firmeza se misturaram contraditoriamente. Ele era frívolo ao sussurrar para Shen Zechuan, mas também era incomparavelmente confiável ao abrir os braços para Shen Zechuan.
Shen Zechuan estava impotente demais para resistir. Esses beijos profundos e frívolos o levaram a baixar a guarda, até que ele se tornou um vilão em termos íntimos com Xiao Chiye, até que ficou confuso o suficiente para vir a confiar em Xiao Chiye em meio a essa aflição.
O vômito de Shen Zechuan diminuiu um pouco depois. Xiao Chiye deu-lhe a decocção medicinal aos poucos. Cada vez que Shen Zechuan dava sinais de não acordar de seu sono letárgico, Xiao Chiye dizia aquela frase “Onde está meu Lanzhou?”, Que parecia ter o poder inexplicável de chamar Shen Zechuan de volta uma e outra vez.
Xiao Chiye originalmente ainda tirava uma soneca enquanto abraçava Shen Zechuan. Mas várias pessoas morreram sucessivamente, uma após a outra, nos dias seguintes, e ele não ousou mais dormir à noite enquanto vigiava e ouvia os suspiros de Shen Zechuan para respirar sempre que a ocasião exigia.
No nono dia, mais duas pessoas morreram sob o toldo do abrigo de chuva. Eles não podiam simplesmente deixar os corpos espalhados, nem enterrá-los, então Xiao Chiye os deixou para Ge Qingqing eliminá-los.
No momento em que Ge Qingqing liderava os homens para separar os cadáveres e levá-los para fora, Qiao Tianya estava agachado perto do fogão acendendo o fogo. Enquanto observava o medicamento, passou alguns assuntos em sua mente.
“O Vice-Rei está esperando o remédio.” Xiaowu se aproximou e perguntou. “Isso está pronto?”
“As valas públicas já foram desobstruídas, então não há pressa hoje. Diga ao Vice-Rei para esperar.” Qio Tianya acrescentou dois pedaços de lenha e afastou o lenço que cobria sua boca e nariz para dizer: “Fique de olho no Vice-Rei. Ele fica com meu Mestre todos os dias. Se ele for infectado, não teremos nenhum remédio excedente para ele.”
“Houve uma praga na Passagem de Luoxia durante o reinado de Yongyi. Sua Senhoria liderou seus homens para lidar com isso, e ele nunca foi infectado.” Xiaowu se agachou para esperar. Ele disse: “Eu ouvi vários gege de Libei dizer que o clã Xiao tem o mandato do céu. Esse físico não é o que um homem comum teria.”
“Tantai Hu é forte e robusto também. Mas ainda assim ele não foi infectado?” Qiao Tianya disse. “Não faz mal ser cuidadoso e prestar mais atenção. Você bebeu o remédio desta manhã?”
“Sim eu bebi.” Xiaowu respondeu honestamente.
“Como está Tantai Hu hoje?” Qiao Tianya moveu suas pernas ligeiramente entorpecidas.
“Ele não vomita desde ontem.” Xiaowu disse. “Chen-ge disse que é porque ele é forte e descobrimos sobre a infecção a tempo. Ele também está recebendo remédio suficiente. Além disso, o Médico Imperial está constantemente ao seu lado, cuidando dele. Ele vai ficar bem!”
“Não podemos baixar a guarda antes da cura.” Parecia haver algo constantemente na mente de Qiao Tianye enquanto ele jogava o leque para Xiaowu. “Cuide do fogo para mim. Há um assunto sério que preciso discutir com eles.”
Com isso, ele se levantou e se dirigiu para o abrigo de chuva.
A cortina do abrigo de chuva foi levantada parcialmente quando Qiao Tianya entrou. Estava escuro lá dentro, mas não úmido. As roupas de cama também estavam secas. Um mensageiro da Academia Imperial de Medicina as lavava e trocava diariamente. Ele viu Xiao Chiye falando com Tantai Hu, então esperou um pouco.
Xiao Chiye virou a cabeça de lado e perguntou: “Qual é o problema?”
Qiao Tianya levantou a bainha de seu manto e sentou-se no banco ao lado.
Xiao Chiye acariciou o anel em seu polegar enquanto olhava para Qiao Tianya com calma e compostura.
Qiao Tianya disse: “A Academia Imperial de Medicina e a Guarda Imperial têm registros dessa doença em arquivo. Você já olhou?”
Xiao Chiye acenou com a cabeça.
“Você sabe a causa do surto na cidade de Dancheng? Xiao… Vice-Rei.” Qiao Tianya quase o chamou de Segundo Jovem Mestre Xiao novamente e prontamente se corrigiu. “Antes do meu Mestre adoecer, ele verificou os registros da Guarda Imperial e me disse especificamente para tomar nota de certos assuntos. Tenho pensado sobre essa doença há alguns dias, mas como o Mestre ainda não acordou, só posso discutir isso com você.”
“O que Lanzhou disse?”
“Ele disse que há algo incomum sobre a origem desta doença.” Qiao Tianya apoiou os cotovelos nos joelhos e assobiou para Ding Tao. “Recite os detalhes da praga de Dancheng para o Vice-Rei. Você tem uma memória boa; você ainda se lembra, certo?”
Ding Tao pensou por um momento, então disse: “Houve um surto na cidade de Dancheng durante o ano de Yongyi. Era verão. A Academia Imperial de Medicina enviou um investigador para acompanhar a Guarda Imperial para verificar isso, e eles descobriram algo estranho sobre esta praga. Após algumas investigações, eles descobriram que havia uma grande cova atrás do local do surto. Estava sujo e bagunçado, sem ninguém o ter limpado antes. Os cadáveres jogados ali antes do início da primavera haviam ensopado a parte traseira até cheirar mal. Havia até uma barraca de comida cozida em serviço na frente. O tempo estava quente naquela época e as moscas zumbiam por toda parte. O lojista foi o primeiro a adoecer. No início, ninguém prestou atenção; até ele mesmo suspeitou que fosse um resfriado. Ele pegou um remédio e continuou seu negócio na loja. Oh meu Deus! Posteriormente, um monte de pessoas adoeceu depois que esses alimentos cozidos foram vendidos. E foi então que o yamen da Província de Dancheng percebeu algo errado.”
“Uma cova, hein? Todos os tipos de cadáveres foram jogados lá. Talvez por acaso um deles tivesse algumas doenças ou tenha sido mordido por algum animal selvagem. Por coincidência, já havia ficado encharcado e podre, tornando-se um banquete para as moscas comerem. As pessoas são naturalmente suscetíveis à infecções se chegarem muito perto.” O Médico Imperial fez as malas e disse: “Não foi fácil para todos naquela época. Dancheng ficou isolada por meio ano e muitas pessoas morreram. Desta vez, temos sorte de ter descoberto isso antes e temos a experiência agora. É por isso que conseguimos tomar precauções a tempo.”
“Isso é verdade. Mas como o surto aconteceu em Qudu?” Qiao Tianya disse: “A área de baixa altitude da rua Donglong foi realmente submersa em água de vala. É normal que alguém adoeça. Mas não há casos de homicídio na rua Donglong. Eu serei honesto. Vice-Rei, por favor, não se ofenda, mas é esperado ser infectado com doenças venéreas na rua Donglong. Por que é tão estranho que desta vez tenhamos um surto da praga Dancheng em vez disso?”
O Médico Imperial, com muito tato, encontrou uma desculpa para sair.
“Não há uma explicação definitiva para o surto da praga Dancheng.” Chen Yang pensou por um momento, depois continuou: “Há um colapso e uma chuva forte desta vez, e todos estiveram na água, então talvez…”
“Existem muitas doenças de peste.” Qiao Tianya disse. “Por exemplo, o surto na Passagem de Luoxia naquela época foi uma praga de ratos; então de jeito nenhum Hezhou teria um surto da mesma praga. As situações nas várias terras são diferentes, por isso não podemos amontoá-las. Este humilde servo é um homem profundamente desconfiado, e uma pessoa honesta não recorre a insinuações. Acho que essa doença não começou na rua Donglong, mas…”
Qiao Tianya ergueu o polegar e apontou para o telhado.
Tudo ficou em silêncio sob o toldo. Os espectadores ficaram mais ou menos pálidos.
Qiao Tianya deu uma risadinha e disse: “Não é uma coincidência? O ser celestial encontrou o infortúnio ao descer ao mundo mortal. É praticamente impossível se esquivar de uma cova apenas para cair em um poço*. Nestes dias, o palácio não nos enviou nenhuma palavra. Vice-Rei, a vala pública foi desobstruída e o nível da água baixou. Mas por que essa questão me parece apenas o começo?”
*避 坑 落井 literalmente esquivando-se de uma cova apenas para cair em um poço, ou seja, saindo da frigideira para o fogo.
“Todos que vivem no palácio celestial são imortais.” Xiao Chiye disse lentamente. “Esses imortais valorizam suas vidas. Eles não ousariam jogar dessa maneira. Uma possibilidade como a de que você fala é apenas algo que uma pessoa desesperada no fim de sua corda, esticando tudo o que tem nessa situação, se atreveria a fazer.”
“Eu não sei sobre isso.” Qiao Tianya disse. “A Diretoria do Cerimonial agora carece de um eunuco da liga principal que possa assumir o comando e controlar os 24 yamens. Muitos assuntos existem entre o caos onde as coisas são deixadas sem supervisão. Se há realmente alguém que traz uma certa coisa, então ele seria capaz de passar apenas por enganar seu caminho. Nosso Exército Imperial e Guarda Imperial são todos soldados de fora. Não há nada que possamos fazer sobre o que está acontecendo no interior. Mas eu sinto que temos que tomar precauções e ficar em guarda quando se trata desse assunto.”
Por que Li Jianheng deixou o palácio? Foi apenas para se divertir? Ele tinha acabado de passar por uma tentativa de assassinato não muito tempo atrás. Ele não era um homem corajoso, então como se atreveria a escapar às escondidas? Não, a menos que alguém o estivesse induzindo a isso.
Xi Hongxuan iria discutir tudo com Shen Zechuan hoje em dia. Encontrar o contratempo desta vez era algo que ele mesmo nunca esperava. E agora, ele ainda estava deitado na cama com sua vida em jogo. Então, quem instigou Li Jianheng e provocou o colapso do Pavilhão Ouhua exatamente no momento certo?
Xiao Chiye analisou em silêncio.
Sua intuição lhe disse que não era a Imperatriz Viúva. Porque Li Jianheng já mostrava sinais de demonstrar respeito filial por ela. Este, para ela, foi precisamente o momento em que ela poderia encenar um retorno. Ela definitivamente não suportaria deixar Li Jianheng morrer agora.
Então quem mais está na jogada?
Desta vez, a intenção não era intimidar Li Jianheng, mas sim que Li Jianheng morresse de verdade. Mas quem se beneficiaria se Li Jianheng morresse?
A cortina foi levantada mais uma vez. O Médico Imperial enfiou a cabeça para dentro e disse com alegria: “Vice-Rei, Sua Excelência o Juiz está acordado!”
Xiao Chiye rapidamente se levantou e deu alguns passos para fora do toldo e entrou na casa. Shen Zechuan, que estava em um sono letárgico há dias, estava com os olhos semicerrados. Xiao Chiye se agachou suavemente ao lado da cama e olhou para ele.
Shen Zechuan ergueu a mão e acariciou fracamente as sobrancelhas e os olhos de Xiao Chiye. Xiao Chiye agarrou sua mão e a pressionou contra sua bochecha.
“Vá em frente e toque.” Xiao Chiye se inclinou para mais perto dele e riu com uma voz rouca, “Vou deixar você tocar.”
××××××××××××××××××××
Créditos nas imagens
Publicado por:
- Nahmin Park
- Hi baobeis, aqui é a Nahmin, a cadelinha N°1 do Hua Cheng, Au au! 🐶 Gosto de traduzir Danmei (BL) histórico com dois machos cabeludos se pegando e tendo bebês. Espero que curtam os meus trabalhos. Meus trabalhos são atualizados primeiramente no meu perfil do wattpad, por último mas não menos importante será aqui. Então para os sem paciência de esperar podem me procurar no Wattpad @NahMin_Park
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.