Imperial Uncle - Capítulo 2
Certa vez, alguém sem nada melhor para fazer fez um levantamento abrangente da dinastia atual e resumiu os três grandes cânceres da corte imperial.
Wang Qin lidera na corrupção; o tesouro nunca está cheio.
Yun Tang favorece alguns, formando cabalas; levando à corrupção em nossa política.
O príncipe Huai joga com o poder e serve como cabeça de uma centena de venenos – causando instabilidade ao trono.
Quando falam sobre a mais venenosa das víboras, o malvada que joga com o poder, o maior câncer de todos, estão falando sobre mim: este príncipe insignificante, Príncipe Huai, Chengjun [1] .
Só posso dizer que eu me sinto um tanto infeliz diante dessas teorias.
Na verdade, sempre fui zeloso, sempre devotado, sem a intenção de monopolizar o poder e possuo ainda menos coração para cobiçar o trono. Em toda a corte imperial, atrevo-me a dizer que não existe súdito leal mais leal do que eu.
Mas, de forma mais trágica, em todo o reino, a questão de eu ser um súdito leal é algo em que muitos não acreditariam.
No entanto, sempre fui um dos argumentos do bom senso. Deixe-me falar, então, com sensatez: se for para perguntar por que os espectadores afirmam que essa teoria é verdadeira, a maior falha está em meu pai.
Quando eu era pequeno, minha mãe costumava me dizer: seu pai é o maior idiota que já vi em toda a minha vida. E então ela acariciava minha cabeça e dizia: nunca se torne como ele quando crescer.
Aos olhos de quem está de fora, meu pai e a palavra ‘tolo’ nunca poderiam ser escritos na mesma página. Aos quinze anos ele foi para a guerra, aos dezessete foi nomeado comandante-chefe. Metade de seus dias passava a cavalo; podia-se contar as batalhas que ele perdeu por um lado.
Mas aos olhos de minha mãe, e aos meus depois que amadureci, meu pai era realmente um idiota.
Ele era o irmão mais novo do imperador Tongguang. Muitas vezes, os olhos transbordando de lágrimas, ele se lembrava de como quando menino, o imperador Tongguang cuidava dele, pegava sua mão e o ensinava a ler e escrever, o cobria com um cobertor enquanto ele dormia, colocava um casaco sobre ele quando estava frio… então ele estava disposto a sacrificar sua própria vida em serviço para retribuir a bondade de seu irmão.
Mas o imperador Tongguang tinha uma constituição fraca e morreu jovem, então meu pai não foi capaz de retribuir por muito tempo. Meu pai, depois de chorar lágrimas amargas e ficar inconsolável em sua dor, decidiu transferir sua intenção de retribuir seu irmão ao filho do imperador Tongguang – ao pai do atual imperador, o imperador Yingchang.
Assim que qualquer mudança fosse detectada nos portões da fronteira, ele imediatamente tomaria a iniciativa e se ofereceria para ir. Durante as discussões na assembleia do tribunal, sempre que ele sentiu que poderia ajudar nosso governo e o país em geral, ele inevitavelmente quebrou em discursos torrenciais, às vezes fervorosos e apaixonados. O conselho leal muitas vezes incomoda os ouvidos; ele pensava que fazia essas coisas por lealdade, mas para o imperador, essa era a própria definição de um súdito com contribuições tão grandes que ele poderia menosprezar seu governante; isso era o que se chamava de ter poder ao seu alcance e, assim, tornar-se arrogante.
Minha mãe tentou falar com ele antes, mas ele nunca deu ouvidos. Ele achava que os pontos de vista de uma mulher eram inúteis – ele pensou, como seu sobrinho era o imperador, parente de sangue, poderia não sentir sua devoção sincera, clara para o céu e a terra, o sol e a lua?
Minha mãe não pôde fazer nada além de olhar enquanto ele permaneceu um idiota até o fim.
Depois que meu pai faleceu, seu poder militar foi imediatamente liberado e dividido igualmente por algumas figuras importantes do governo. Também simplesmente herdei seu título e não assumi nenhum cargo em nenhum ministério importante. Além de mim, sua majestade tem vários primos da geração de seu pai, cada um com seus próprios títulos de príncipe e qualquer um dos quais tem mais autoridade do que nossa propriedade do príncipe Huai. Mas, por alguma razão, aqueles que estão de fora sempre acreditam que temos alguma influência secreta ao nosso alcance – o suficiente para derrubar o governo.
Quando o ex-imperador acabara de falecer e a imperatriz me disse aquelas palavras nauseantes, não tive escolha a não ser fazer-lhe algumas promessas vazias. Mas eu pouco poderia saber que, naquela mesma noite, meus primos mais velhos tiveram uma pequena reunião com alguns dos principais jogadores da corte imperial, e até eu fui trazido junto. O Grande Tutor Yun Tang – então ainda Grande Chanceler – disse: “Uma nação não pode um dia ficar sem um líder, mas desde que sua majestade faleceu, o trono imperial já está desocupado há dois dias. O aparente herdeiro Qizhe ainda é menor de idade. Príncipes, senhores da corte imperial, o que vocês acham? “
Quando chegou a minha vez de falar, dei-lhes algumas verdades honestas. “Para um herdeiro aparente suceder ao trono é uma coisa natural. Além disso, desculpem minhas próximas palavras por sua impudência, mas eu vi sua alteza Qizhe crescer desde a infância. Ele sempre foi inteligente e perspicaz, generoso e benevolente. Ele pode ser jovem agora, mas com certeza será um governante esclarecido quando crescer. ” Com essas verdades, elogiei levemente o futuro imperador – pensei que isso poderia ser benéfico no futuro.
No dia seguinte, Qizhe teve sucesso e se tornou o imperador. Naquela mesma noite, a imperatriz me chamou ao palácio. No gabinete imperial, ela mandou embora todos os atendentes e, segurando a mão de sua majestade, disse: “Majestade, você é o imperador agora e não deve esquecer o trabalho que seu tio Príncipe Huai fez. De agora em diante, com certeza ele estará lá para apoiá-lo em questões de estado. “
Seu olhar estava cheio de significado. Queria me explicar, dizer que ela devia ter entendido mal alguma coisa, mas não consegui.
As pessoas são assim; quanto mais você deseja mostrar a eles que não, mais eles sentem que você deve ter.
A influência secreta da propriedade do Príncipe Huai ficava mais forte a cada dia na imaginação de todos – especialmente da imperatriz.
Então, tive a honra de ser o súdito mais poderoso deste governo, o grande príncipe astuto no coração de todos no reino. Ou seja, até hoje.
Hoje é o segundo dia do quarto mês. [2]
O mês é um número par, o dia também é um número par; é um dia auspicioso, adequado para a adição de uma viga no telhado, casamento, banhos, o início de uma viagem.
Estou sentado na sala de estar para receber convidados comuns.
Além de mim, há dois convidados na sala; um é o filho de Yun Tang, Yun Yu, e o outro que me disseram é um censor imperial de baixo escalão recém-promovido ao Censorado.
Yun Tang, sendo um câncer apenas ligeiramente menor do que eu dos três grandes cânceres de nosso governo, conquistou sua reputação honestamente. Basta olhar até seu filho Yun Yu, com menos de vinte e três anos e já ocupando vários cargos em nosso governo, sendo o Censor-chefe um deles. Eu estimo que este novo censor provavelmente seja alguns anos mais velho do que Yun Yu, mas só pode mostrar grande deferência a ele, permitindo que Yun Yu o arraste para me fazer uma visita.
Yun Yu me disse com muita seriedade: “Censor ele é um talento extremamente raro, mas ainda é jovem e inexperiente, espero que você cuide dele no futuro, Principe Huai.”
Então ele se vira para o censor menor He, que está sentado ali se comportando tão apropriadamente quanto a tampa de um caixão, e diz: “Você deve saber sobre o Príncipe Huai. Ele não é apenas tio do imperador, ele é considerado o tio mais próximo de sua majestade de todos eles. “
Tendo me tornado insensível a essas palavras ao longo dos anos, volto com um sorriso cordial ao menor censor imperial.
É uma visita muito comum. Ou deveria ser.
Até a minha consorte, Princesa Huai, invadir.
Outro sobrinho meu, o herdeiro do Príncipe Shou, Qili, uma vez me disse: tio, você realmente é maravilhoso em todos os sentidos, exceto que não importa quando e não importa o que aconteça, você sempre acredita que todas as justificativas do mundo estão do seu lado. Tudo é culpa de outra pessoa, você está terrivelmente injustiçado. Esta é uma das suas deficiências mais exasperantes.
Sempre achei que ele estava errado. Eu sou muito injustiçado. Eu me examino com bastante frequência; sempre que algo acontece, eu sempre tento encontrar defeitos em mim primeiro. É só porque geralmente não consigo encontrar nenhum que procuro em outra pessoa.
Por exemplo, agora estou olhando para a princesa Huai e me examinando. Ver se eu realmente fiz algo para fazê-la tomar uma atitude tão drasticamente chocante.
Após um momento de exame, cheguei à conclusão de que não fiz nada de errado.
Nos anos desde que a princesa Huai se casou na propriedade do príncipe Huai, eu a respeito, cuidei dela. O que ela queria em ouro, eu nunca lhe daria em prata; se ela quisesse usar damasco, eu nunca a faria usar charmeuse.
Primeiro, nunca disse uma palavra áspera a ela, segundo, nunca tomei uma concubina.
E ainda, porque –
Com as costas retas como uma vareta e a cabeça erguida, a princesa Huai põe os ombros para trás e diz: “Alteza, estou grávida! Naturalmente, não é seu! “
Tudo fica quieto na sala.
O rosto do Censor está pálido de choque. Yun Yu caiu na gargalhada.
A princesa Huai se vira e aponta para uma figura na porta lateral que leva a uma sala interna, uma figura que foi amarrada como um bolinho de arroz. “Alteza, não tenho medo de dizer que a criança na minha barriga é minha e dele!”
Parecendo miserável, o Censor Hese levanta, tremendo, e vai embora. Yun Yu o mantém no lugar pela manga e o faz se sentar novamente. O próprio Yun Yu continua a assistir com um sorriso.
Com lágrimas escorrendo pelo rosto, a princesa Huai me encara e diz severamente: “Hoje eu realmente fiz uma coisa dessas! Eu tinha que dizer isso em público! Alteza, o que você vai fazer comigo?! ” Seu olhar é afiado como um sabre. “Devo dizer que o que me empurrou para tal situação foi inteiramente você! Foi você quem me empurrou passo a passo até aqui! Prefiro morrer do que continuar tolerando isso! Mesmo se eu morrer, devo cuidar para que você não tenha um centímetro de respeito sobrando! “
Seus olhos estão vermelhos, cheios de tanto ressentimento que parece que ela deseja aparar meus ossos e devorar minha carne. “Sua alteza, por que você não está dizendo nada agora? Por que você não se atreve a me repreender, por que você não pode chamar alguém para me arrastar?!! É porque você não tem coragem! Porque você me deve!! “
Eu ouço um rangido. Parece que Yun Yu tomou um gole de seu chá e continua a assistir enquanto bebe seu chá, parecendo estar de bom humor.
A princesa Huai dá um passo à frente e me encara com ferocidade. “Porque – você tem medo de que todos saibam que o príncipe Huai, Chengjun, é impotente no quarto e usa uma manga cortada!”
O caso mais humilhante de todos os tempos acontece hoje em minha propriedade.
Com um estalo , uma xícara de chá toca a mesa. A voz de Yun Yu soa: “Princesa Huai, como uma forasteira, permita-me dizer algo justo. Dizer que ele é ‘impotente com relação ao quarto’ seria apresentar uma falsa acusação em sua conta. O príncipe Huai foi ao bordel conosco muitas vezes. Embora ele goste de homens, outros e eu, bem como aqueles homens e mulheres contratados, podemos testemunhar que o príncipe Huai é muito talentoso no trabalho com o quarto. Certamente não há nenhuma conversa sobre ele ser impotente. “
****
Notas:
[1]:懷王 / Príncipe Huai é seu título, Jing Weiyi é seu nome, Chengjun é seu nome de cortesia.
[2]: 4º mês lunar, é claro
Publicado por:
COMENTÁRIOS
Sua Comunidade de Novels BL/GL Aberta para Autores e Tradutores!
AVISO: Novos cadastrados para leitores temporariamente fechados. Se vc for autor ou tradutor, clique aqui, que faremos seu cadastro manualmente.